RESUMO
Introdução . O termo 'resiliência informacional' trata-se de um conceito acadêmico emergente que envolve desde noções de adaptação e permanência da informação até noções processuais de transição e enfrentamento, com aplicações abrangentes em diversos campos do conhecimento. Sua grande amplitude de utilização, torna importante compreender as raízes de seu desenvolvimento e seus conceitos fundamentais.
Objetivo . O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução temática do campo de pesquisa sobre resiliência informacional.
Metodologia . Foi realizada uma revisão sistemática da literatura por meio de um estudo bibliométrico utilizando a base de dados Web of Science e o apoio dos softwares StArt, citnetexplorer e VOSviewer para sua operacionalização.
Resultados . Foram analisados 34 artigos e os dados apontam para um campo de pesquisa difuso, emergente e ambíguo. As áreas de ciência da computação e ciência da informação são as mais produtivas e relevantes nas publicações sobre o tema. Também são destacadas as tensões teóricas decorrentes de múltiplas compreensões do conceito e um viés excessivamente otimista nas abordagens que o utilizam.
Conclusão . O estudo avança na compreensão sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa, analisando as principais publicações, autores mais citados, temas abordados e as bases de sua evolução, sugerindo que pesquisas futuras devam se concentrar no caráter paradoxal intrínseco ao conceito.
PALAVRAS-CHAVE: Resiliência informacional; Revisões sistemáticas; Análise de conceito