RESUMO
Introdução:
o tema do relato de experiência é o uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF UFRJ como ferramenta para desenvolver habilidades informacionais dos usuários. O relato aponta uma problemática contemporânea a respeito da utilização de mídias sociais nas Unidades de Informação e organização de conteúdos virtuais.
Objetivo:
tem como objetivo avaliar a funcionalidade do canal de vídeos, objetivando assim enquadrá-lo como uma ferramenta de disseminação de informação em consonância com as demandas do público-alvo.
Metodologia:
a metodologia se caracteriza na tipologia de caráter exploratório, teor qualiquantitativo; e envolveu no seu desenvolvimento atividades ligadas a métodos e técnicas aplicadas. Resultados: os resultados indicaram que o canal de vídeos é uma importante ferramenta para capacitar usuários na utilização de fontes de informação ligadas ao cenário científico da Física. Constatou-se, também, que o relato contribuiu para reafirmar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Biblioteca do IF UFRJ, no momento que possibilitou capacitar os usuários através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos disponível na Internet.
Conclusão:
a conclusão é que a implementação do canal de vídeos possibilitou alcançar de maneira mais ágil e efetiva as demandas dos usuários que utilizam a Unidade de Informação e o consequente desenvolvimento de habilidades informacionais.
PALAVRAS-CHAVE:
Biblioteca universitária; Serviço de referência; Canal de vídeos na internet; Mídias sociais; Tecnologia da Informação e Comunicação