Resumo em Português:
RESUMO Introdução: A preservação digital tem sido uma das preocupações de diversas áreas do conhecimento, em espe cial da Ciência da Informação que, por meio da adoção e do uso efetivo dos metadados e dos padrõ es de metadados disponíveis oferece respaldo para o tratamento de recursos em ambientes digitais. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa consiste no estudo do padrão de meta dados PREMIS e sua relação com os Cloud Services. Metodologia: A Revisão Sistemática da Literatura foi o método que possibilitou a construção de um referencial teórico consolidado da relação do padrão de metadados PREMIS para a preservação digital em Cloud Services . Resultados: Como resultados, são apresentadas as discu ssões, as ações e as iniciativas encontradas na literatu ra científica internacional que versam sobre o uso de padrões de metadados em Cloud Service , bem como os casos que abordam o PREMIS, na perspectiva dos Cloud Services; além disso, o estudo da relação das unidades semânticas do Dicionário de Dados PREMIS em Cloud Services. Conclusão: Conclui-se que, diante do cenário tecnológico vigente, caracterizado pela heterogeneidade de recursos informacionais, o Dicionário de Dados PRE MIS com suas unidades semânti cas apres enta importância capital para o estabelecimento da preserv ação digital em Cloud Services.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Digital preservation has been one of the concerns of several areas of knowledge, espec ially Information Science, which, through the adoption and effective use of metadata and available metadata standards, supports the treatment of resources in digital environments. Objective: The objective of this research is to study the PREMIS metadata standard and its relationship with Cloud Services. Methodology: The Systema tic Literature Review was the method that enabled the constructi on of a consolidated theoretical reference of the PREMIS metadata standard relationship for digital preservation in Cloud Services. Results: As a result , the discussions, actions, and initiatives found in the international scientific literature that deal with the use of metadata standards in Cloud Service are presented, as well as the cases that address PREMIS, from the perspective of Cloud Services; in a ddition, the study of the relationship o f the seman tic units of the PREMIS Data Dictionary in Clou d Services. Conclusion: It is concluded that, in view of the current technological scenario, characterized by the heterogeneity of information resources, the PREMIS Data Dictionary with its semantic units is o f paramount importance for the establishment of digital preservation in Cloud Services.Resumo em Português:
RESUMO Introdução/Objetivo: Estudo de natureza quantitativa-descritiva, que teve como objetivo básico obter uma visão da produtividade científica brasileira na área de células-tronco, no período de 2001 a 2019, por meio dos indicadores bibliométricos de produção científica. Metodologia: Considerou-se como unidade de análise os artigos originais e indexados na Web of Science, contemplando pelo menos um autor com afiliação brasileira. Resultados: Os resultados evidenciam um crescimento, que acompanha o cenário mundial, do número de artigos (4.675) e autores (25.050), com tendência pela autoria múltipla (99,25%). Cinco periódicos se destacam, pelo número de artigos publicados: o Plos One (128), Scientific Reports (65), Stem Cell Research & Therapy (55), Brazilian Journal of Medical and Biological Research (54) e Biology of Blood and Marrow Transplantation (49). Conclusão: As pesquisas foram concentradas em hematologia até 2005 e, partir de 2006, a biologia celular passou a ocupar a centralidade dos estudos e pesquisas, tanto nacionalmente como mundialmente.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction/Objective: Quantitative-descriptive study, whose aim was to obtain a scientific production overview in Brazilian stem cells area, in the period from 2001 to 2019, through bibliometrics indicators of scientific production. Methodology: It has considered original and indexed articles on the Web of Science, including at least one Brazilian author. Results: The results showed an increase, much like the world scenario, in the number of articles (4.675) and authors (25.050), with a tendency for multiple authorship (99.25%). Five periodicals are highlighted by the number of articles published: Plos One (128), Scientific Reports (65), Stem Cell Research & Therapy (55), Brazilian Journal of Medical and Biological Research (54) and Biology of Blood and Marrow Transplantation (49). Conclusion: The research was concentrated in the hematology area until 2005 and, from 2006 on, cell biology started to occupy the centrality of studies and research both nationally and worldwide.Resumo em Português:
RESUMO Introdução/Objetivo: Estudo do comportamento informacional de pós-graduandos dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Aeroespacial e Naval e Oceânica, que compõem a área da Engenharia III da CAPES, analisando as formas de busca e obtenção de informação utilizadas pelos pós-graduandos e comparando o comportamento informacional dos sujeitos entre as subáreas incluídas no estudo. Metodologia: Os sujeitos da pesquisa foram discentes de 20 programas de pós-graduação com nota igual ou superior a cinco na avaliação da Capes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário eletrônico com 15 questões. Utilizou-se o software SPSS para verificação da existência de correlação entre o comportamento de busca ativo, passivo e seleção das fontes de informação. Resultados: Os resultados indicam que os pós-graduandos buscam informação principalmente de forma ativa. Eles apresentam dificuldades na interação com as bases de dados, não costumam elaborar estratégias de busca utilizando palavras-chave e operadores booleanos. As fontes de informação mais utilizadas foram os periódicos científicos, livros, teses e dissertações. A comparação dos resultados entre as quatro áreas não revelou diferença significativa, o que sugere que, apesar das especificidades de cada subárea, os pós-graduandos possuem comportamento informacional semelhante. Conclusão: Concluiu-se que as especificidades da Engenharia têm pouca influência no comportamento informacional dos alunos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: This study investigates the information behavior of engineering graduate students according to CAPES’ classification: Production Engineering, Mechanical Engineering, Aerospace Engineering, Naval and Oceanic Engineering. Objective: The aim was to verify the searching and obtaining of information by graduate students and to compare the information behavior of these four groups included in the study. Participants were students of 20 graduate programs with a grade 5 or higher in the Capes’ assessment. A web-based questionnaire with 15 questions was applied for data collect. The SPSS software was used to verify the relations between the active and passive information seeking behavior and information resources selection among students. Results: The results indicate that graduate students active seek information mainly. They have difficulties in interacting with databases and do not use keywords and Boolean operators. Information resources most used were scientific journals, books, theses and dissertations. This study observed that graduate students do not present significant differences in their information behavior, suggesting that despite the specificities of each subarea, the graduate students have similar informational behavior. Conclusion: It was concluded that specificities of Engineering have been not influenced the students’ information behavior.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Para disponibilizar informações relevantes aos seus usuários, a biblioteca disponibiliza o serviço de referência e informação, que auxilia, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Para atingirem seus propósitos, a biblioteca e o serviço de referência e informação precisam acompanhar as mudanças apresentadas pelo ambiente onde atuam, o que fez surgir, entre outras coisas, as bibliotecas híbridas. Método: Com o objetivo de verificar as necessidades de adequações do serviço de referência e informação para serem ofertados em bibliotecas híbridas, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi desenvolvida uma revisão de literatura em referenciais teóricos específicos das duas temáticas - serviço de referência e informação e bibliotecas híbridas - no âmbito da Ciência da Informação. Resultados: Como resultados, destaca-se que existe necessidade de adequações do serviço de referência e informação para que as bibliotecas se configurem como híbridas. Conclusão: Afirma-se que o serviço de referência e informação é diretamente afetado pelo conceito de biblioteca híbrida, o que traz a necessidade de repensar seu escopo e visão.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: To make relevant information available to its users, the library provides reference and information service, which helps, in a personalized way, users satisfy their information needs. To achieve their purposes, the library and the reference and information service need to keep up with the changes presented by the environment where they operate, which has led to the emergence, among other things, of hybrid libraries. Method: In order to verify the needs of reference and information services to be offered in hybrid libraries, a qualitative and exploratory study was carried out. A literature review was developed in specific theoretical references of both themes - reference and information service and hybrid libraries - in the scope of Information Science. Results: As results, it is pointed out that there is a need for adjustments in the reference and information service for libraries to be configured as hybrids. Conclusion: It is stated that the reference and information service is directly affected by the concept of hybrid library, which brings the need to rethink its scope and vision.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: O presente trabalho propõe uma discussão sobre os estudos que abordam os conceitos de informação, documento e regime de informação, na perspectiva de Bernd Frohmann, no que diz respeito à sua materialidade, à institucionalidade, à historicidade e à agência documentária autônoma. A questão norteadora é: como os autores, no contexto da Ciência da Informação, discutem as abordagens baseadas nos estudos de Bernd Frohmann? Objetivo: Para tanto, objetiva-se identificar o enfoque e as concepções e características referentes aos conceitos de informação, documento e regime de informação, buscando compreender as manifestações e influências que esse autor traz às incursões teóricas na Ciência da Informação. Método: A pesquisa foi realizada em periódicos da Ciência da Informação Qualis A1 e A2, no período de 2009 a 2019, e optou-se pela revisão sistemática de literatura. Resultados: Os resultados demonstram o enfoque nas noções de informação, documento e regime de informação em Frohmann nesses trabalhos para embasar concepções e características introduzidas pelos próprios autores do campo da Ciência da Informação no Brasil. Conclusão: Considera-se que os trabalhos analisados complementam e ampliam diversas temáticas e emergem com reflexões desde filosóficas passando pelo profissional da informação até as práticas informacionais circundadas pelas políticas de informação, tecnologia e poder.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: The present work proposes a discussion about the studies that work with concepts of information, document and information regime, from the perspective of Bernd Frohman, regarding its materiality, institutionality, historicity and autonomous documentary agency. The guiding question is: how do authors, in the context of Information Science, discuss approaches based on Bernd Frohmann's studies? Objective: Therefore, the objective is to identify the focus, the conceptions and characteristics related to the concepts of information, document and information regime, seeking to understand the manifestations and influences that this author brings to the theoretical incursions in Information Science. Method: The research was carried out in Information Science journals Qualis A1 and A2, from 2009 to 2019, and we opted for the Systematic Literature Review. Results: The results demonstrate the focus on the notions of information, document and information regime in Frohmann in these works, to support concepts and characteristics introduced by the authors in the field of Information Science in Brazil. Conclusion: It is considered that the analyzed works complement and expand several themes and emerge with reflections from philosophical aspects, through the information professional to informational practices surrounded by information, technology and power policies.Resumo em Português:
RESUMO Introdução/Objetivo: O objetivo deste article foi aprofundar os resultados obtidos na revisão bibliográfica de referências, em publicações de alto impacto, colocadas em periódicos indexados em bases de dados de alto nível, tais como: Scopus e Web of Science (WoS) comparados a publicações das mesmas. impacto, mas no contexto global. Método/Resultados: Utilizou-se o método de pesquisa (descritivo-documental), tomando como referência artigos relacionados ao tema. Portanto, os resultados mostraram que no Peru e no Equador, países que estão subindo nessas bases de dados, temos apenas 14 periódicos peruanos indexados no WoS e 9 no Scopus, para o Equador seus periódicos indexados no WoS chegam a 20, enquanto para Scopus, é reduzido a apenas 2 revistas. Conclusão: De acordo com esses dados, foram discutidas as medidas tomadas pelos dois países para aumentar sua proliferação científica e em que medida o Estado contribui para esse aprimoramento acadêmico-profissional.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction/Objective: The objective of this article was to deepen the results obtained in the systematic review of references, in high impact publications, placed in journals indexed in high level databases, such as: Scopus and Web of Science (WoS) compared to publications of the same. impact, but in the global context. Method, Results: The research method (descriptive-documental) was used, taking as a reference articles related to the theme. Therefore, the results showed that in Peru and Ecuador, countries that are going up in these databases, we have only 14 Peruvian journals indexed in WoS and 9 in Scopus, for Ecuador their journals indexed in WoS reach 20, while for Scopus, is reduced to just 2 magazines. Conclusion: According to these data, the measures taken by the two countries to increase their scientific proliferation and the extent to which the State contributes to this academic-professional.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Investigar as limitações do acesso às informações sobre contratação pública em saúde no Brasil, no período de 1990 a 2018, de acordo com critérios definidos na Lei de Acesso à Informação. Método: Revisão integrativa da produção científica publicada em periódicos indexados no período supramencionado, com análise dos registros de limitações relatados na busca do acesso às informações sobre contratação pública em saúde, considerando os critérios previstos na referida Lei para garantir o acesso de: primariedade, integridade, atualização, disponibilização e autenticidade. Resultados: Foram incluídos 35 artigos na revisão, com predomínio de estudos sobre a fase externa do processo de contratação pública em saúde, complexidade do objeto de contratação de bens e tendo como contratante as esferas federal e municipal. Identificou-se 64 fontes de informação, sendo a maioria fontes secundárias, no formato de bancos e bases de dados, e 43,75% destas fontes apresentaram relato de limitações em relação ao acesso às informações obtidas. Conclusão: O acesso às informações sobre contratação pública em saúde apresenta limitações importantes em relação à Lei de Acesso à Informação, e tem repercussões sobre a produção do conhecimento científico. A Ciência da Informação pode contribuir com estudos futuros para qualificar os processos de busca e recuperação da referida informação.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Investigate the limitations of public procurement information health access in Brazil, from 1990 to 2018, according to Access to Information Law criteria. Method: Integrative review was carried out on published scientific production in indexed journals, with analysis of the limitations reported in the search for public procurement information health access, considering the criteria provided for in that Law to guarantee access: primacy, integrity, updating, availability and authenticity. Results: 35 articles were included in the review, with a predominance of studies on the external phase of the public health procurement process, complexity of the object of contracting goods and having the federal and municipal spheres as contractor. 64 information sources were identified, the majority being secondary sources, in the format of banks and databases, and 43.75% of these sources reported limitations regarding access to the information obtained. Conclusion: Public procurement information health access has important limitations in relation to the criterias of Access to Information Law, and has repercussions on the production of scientific knowledge. Information Science can contribute to future studies to qualify the search and retrieval processes for that information.Resumo em Português:
RESUMO Introdução/Objetivo: Apresenta temática vinculada à análise e verificação de atrasos na indexação de artigos de periódicos científicos com os termos do vocabulário controlado Medical Subject Headings (MeSH) no buscador PubMed. Metodologia: Contempla a pesquisa bibliográfica para contextualização temática, e é exploratória e descritiva com aplicabilidade prática sobre assuntos relacionados à pandemia de COVID-19. Foi construída estratégia de busca no PubMed com 16 termos relacionados à temática nos campos MeSH Terms e Text Word. Para o estudo foram selecionadas publicações de 2021 no idioma português. Os metadados das 85 publicações foram exportados para análise em planilha sob os aspectos de entrada da publicação no PubMed, tempo até a indexação com os termos MeSH e categoria da publicação. Resultados: Cerca de 89% das publicações, considerando a amostra de 62 itens com indexação MeSH, tiveram um atraso na indexação de pelo menos 15 dias; e cerca de 11% demoraram de 15 a 135 dias. Conclusão: Para que os pesquisadores consigam recuperar os mais recentes conteúdos científicos sobre a COVID-19, é fundamental que sejam construídas estratégias de busca que contemplem a utilização do termo do vocabulário controlado MeSH aliado à utilização das variações de nomenclatura da temática em demais campos, como o Text Word, já que publicações podem constar no buscador, mas ainda não terem sido indexadas, a fim de recuperar maior número de literatura científica já publicada.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction/Objective: It presents a theme linked to the analysis and verification of delays in indexing scientific journal articles with the terms of the controlled vocabulary Medical Subject Headings (MeSH) in the PubMed search engine. Methodology: Includes bibliographic research for thematic contextualization, and is exploratory and descriptive with practical applicability on subjects related to the COVID-19 pandemic. A search strategy was built on PubMed with 16 terms related to the theme in the MeSH Terms and Text Word fields. The study was published in 2021 in the Portuguese language. The metadata of the 85 publications were exported for analysis in a spreadsheet under the aspects of entry of the publication in PubMed, time until indexing with the MeSH terms and category of the publication. Results: About 89% of the publications, considering the sample of 62 items with MeSH Terms, had a delay in indexing of at least 15 days; and about 11% collapsed in 15 to 135 days. Conclusion: In order for researchers to be able to retrieve the most scientific content on COVID-19, it is essential that they are constructed of searches that contemplate the use of the MeSH controlled vocabulary term combined with the use of the nomenclature variations of the theme in other fields, such as Text Word, since publications may appear in the search engine, but have not yet been indexed, in order to retrieve a greater number of scientific literature already published.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Devido ao aumento considerável tanto do volume quanto da importância das informações para as organizações, a gestão eficiente dos ambientes informacionais organizacionais tornou-se uma necessidade. Para que essa eficiência seja alcançada, é essencial que haja uma correta compreensão da natureza e da dinâmica desses ambientes. O modelo da Ecologia da Informação de Thomas H. Davenport foi criado com esse fim, embora nem o livro original nem a literatura que o sucedeu tenham se aprofundado suficientemente nos aspectos práticos da sua implantação. Objetivo: Para superar essa lacuna, o presente trabalho propõe e aplica uma abordagem de modelagem que converte os elementos da “Ecologia da Informação” em elementos de referência direcionados à implantação no contexto organizacional. Metodologia: Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, realizada por meio das seguintes etapas: levantamento bibliográfico, análise do material coletado e desenvolvimento dos elementos de referência. Resultados: Como indicado, o resultado principal do trabalho são os elementos de referência: um conjunto de seis processos referenciais e uma arquitetura de referência para a gestão de ambientes informacionais. A inspiração para a criação dessa estrutura vem do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), um modelo de referência gerencial e sistêmico, dotado dos aportes administrativos mais modernos e reconhecidos da atualidade. Conclusão: Ao indicarem uma arquitetura gerencial e práticas de gestão baseadas no modelo de Davenport, os elementos de referência poderão fornecer importante contribuição ao desempenho e ao sucesso organizacional. Superando a exígua literatura voltada para a implantação, as principais contribuições de Davenport foram representadas para viabilizar a compreensão e implantação do modelo por organizações que preconizam o pensamento sistêmico e a valorização de pessoas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Due to the considerable increase of volume and importance of information for companies, an efficient management of their informational environments has become a necessity. To do so, a correct understanding of the nature and dynamics of these environments is essential. Thomas H. Davenport's model of Information Ecology was created to play this role, though neither the author nor the later literature have gone deep enough into the practical aspects of its implementation. Objective: In order to overcome this gap, the present work proposes and applies a modeling approach that converts the elements of “Information Ecology” into reference elements aimed at the implantation in the organizational context. Methodology: In methodological terms, this is a bibliographic and exploratory research, carried out through the following steps: bibliographic survey, analysis of the collected material and development of the reference elements. Results: As indicated, the main result of the work is the reference elements: a) six reference processes; b) a management architecture of reference that allows to articulate and operationalize the reference processes. The inspiration for the creation of this structure comes from the Management Excellence Model (MEG), a managerial systemic reference model endowed with the most modern and recognized administrative contributions of the present time. Conclusion: By indicating a management architecture and management practices based on the Davenport model and appropriate to the informational environment of organizations, the reference elements can provide important contribution to organizational performance and success. Overthrow the small literature focused on implementation, Davenport's main contributions were represented to enable the understanding and implementation of the model by organizations that care about systemic thinking and valuing peopleResumo em Português:
RESUMO Introdução: Diante da quantidade de estudos que constituem um campo de conhecimento, indica-se a importância da representação informacional de suas temáticas e por conseguinte, a disseminação dos conhecimentos produzidos. Objetivos: Identificar as palavras-chave utilizadas em dissertações do campo da saúde coletiva, apresentar as mais empregadas e analisar o conteúdo temático que as constituem. Metodologia: Optou-se pela pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, de natureza quantiqualitativa, fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos da representação temática da informação, para identificar as palavras-chave dos noventa e um trabalhos de mestrado, aprovados pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina no período de 2010 a 2020. Resultados: Dentre as palavras-chave mais empregadas - Atenção Primária à Saúde (APS), trata-se da mais recorrente. Conclusão: Ao identificar e analisar as palavras-chave, ratifica-se o compromisso do campo da saúde coletiva, em especial do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina, que prioriza a promoção, a prevenção e a proteção da saúde com vistas ao bem- estar da população. Destaca-se, o papel da Ciência da Informação, dos estudos relacionados à organização e a representação da informação, com vistas a recuperação e a socialização da informação científica.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Given the number of studies that constitute a field of knowledge, the importance of the informational representation of its themes is indicated, and consequently, the dissemination of the knowledge produced. Objectives: To identify the keywords used in dissertations in collective health, to present the most used ones and to analyze their thematic content. Methodology: Bibliographic, document and descriptive research was used, of a quanti-qualitative nature, based on the theoretical and methodological contributions of thematic representation of information, to identify the keywords of ninety-one master's papers, approved by the Postgraduate Program in Collective Health at the Londrina State University from 2010 to 2020. Results: Among the most employed keywords - Primary Health Care (PHC), it is the most recurrent. Conclusion: By identifying and analyzing the keywords, the commitment of the collective health field is ratified, especially the Postgraduate Program in Collective Health at the Londrina State University, which prioritizes the promotion, prevention and protection of health with a view to the well-being of the population. The role of Information Science is highlighted, of studies related to the organization and representation of information, aiming at the recovery and socialization of scientific information.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: A leitura literária é considerada uma das atividades mais pertinentes para o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, como a empatia, tida como essencial na realização das funções do bibliotecário escolar. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo objetiva discorrer sobre a maneira como a prática da leitura literária pode influenciar na atuação do bibliotecário escolar a partir da perspectiva apresentada pelo autor Carlos Ruiz Záfon no enredo de sua obra A Sombra do Vento. Método: Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como método científico o uso da pesquisa bibliográfica e do questionário como instrumento de coleta de dados. Resultado: Os resultados demonstram que os bibliotecários têm consciência da importância da leitura literária para a realização de suas atividades profissionais e para a construção de uma relação mais empática e humanista com os alunos, porém essa prática não costuma ser discutida com frequência nas pesquisas da área e incentivada nos cursos de graduação. Conclusão: Contudo, espera-se que o presente estudo possa contribuir para os debates acerca da temática na área da Ciência da Informação e refletir sobre a influência da leitura literária para uma formação mais humanista e empática do bibliotecário escolar.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Literary reading is considered one of the most relevant activities for the improvement of interpersonal skills, such as empathy, considered essential in performing the functions of the school librarian. Objective: Thus, this study aims to discuss how the practice of literary reading can influence the performance of the school librarian from the perspective presented by the author Carlos Ruiz Záfon in the plot of his work A Sombra do Vento. Method: Regarding methodological procedures, this is a qualitative research, which had as scientific method the use of bibliographic research and the questionnaire as a data collection instrument. Results: The results show that librarians are aware of the importance of literary reading for the performance of their professional activities and for the construction of a more empathic and humanistic relationship with students, but this practice is not often discussed frequently in research in the area and encouraged in undergraduate courses. Conclusion: However, it is expected that the present study can contribute to the debates on the subject in the area of Information Science and reflect on the influence of literary reading for a more humanistic and empathic formation of the school librarian.Resumo em Português:
RESUMO Introdução/Objetivo: Estudo quantitativo-qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, que objetivou identificar e analisar as características das publicações científicas em marketing verde, no período de 1991 a 2020. Metodologia: O corpus de análise foi constituído por artigos indexados na base de dados Scopus, e analisado por meio de indicadores bibliométricos. Resultados: Os resultados mostram que no período investigado foram publicados 1.149 artigos sobre o tema. O ano de 2020 apresentou a maior quantidade de artigos publicados (161). O idioma predominante das publicações é o inglês. Os Estados Unidos da América foram identificados como país mais produtivo, e com maior rede de colaboração internacional de pesquisa. A área de conhecimento "Negócios, Gestão e Contabilidade" concentrou quase um terço das publicações. Quanto aos autores, há tendência à pesquisa colaborativa, 78,94% dos artigos analisados foram produzidos por mais de um autor. Os autores mais produtivos são Polonsky M. J., com quatorze autorias, e Chen Y.S., com dez autorias. 498 periódicos publicaram sobre marketing verde, e o “Sustainability” foi o periódico com maior número de publicações (49). O corpus investigado recebeu 36.559 citações, com média de 31,81 citações por artigo. 53.877 referências foram utilizadas no conjunto dos artigos. Destas, apenas 18 apresentaram 20 ocorrências ou mais. A análise das palavras-chave indicou que o termo "vantagem competitiva" separa a zona de informações triviais da zona de ruídos de pesquisa. Conclusão: As pesquisas sobre marketing verde tiveram uma progressão temática temporal caracterizada por cinco estágios: comportamento do consumidor, marketing verde, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e produtos verdes.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction/Objective: This is a quantitative-qualitative study, exploratory and descriptive, which aimed to identify and analyze the characteristics of scientific publications in green marketing, from 1991 to 2020. Methodology: The corpus of analysis consisted of articles indexed in the bibliographic platform Scopus and analyzed using bibliometric indicators. Results: The results show that in the period investigated, 1,149 articles on the subject were published. The year 2020 had the highest number of articles published (161). The predominant language of publications is English. The United States of America was identified as the most productive country, and with the largest network of international research collaboration. The knowledge area "Business, Management and Accounting" concentrates almost a third of all publications. As for the trend towards collaborative research, 79% of the articles originated were obtained by more than one author. The most productive authors are Polonsky M.J., with fourteen authorships and Chen Y.S., with ten authorships. 498 journals published on green marketing, and “Sustainability” was the journal with the highest number of publications (49). The investigated corpus erected 36,559 citations, with an average of 31.81 citations per article. 53,877 references were used in the set of articles, these, only 18 sources 20 occurrences or more. A keyword analysis indicated that the term "competitive advantage" separates the zone of trivial information from the zone of research noise. Conclusion: Green marketing research has a temporal thematic progression characterized by five stages: consumer behavior, green marketing, sustainable development, and green products.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: O artigo analisa como o processo de desinformação, por meio das fake news, influenciaram o comportamento informacional de eleitores/moradores da Zona Leste da cidade de Manaus/Amazonas, na decisão do voto para as eleições municipais de 2020, sendo assim, buscou-se apresentar o processo de desinformação como um produto de influencia política, social, comunicacional e cultural, além de investigar o perfil comportamental dos eleitores a partir dos fenômenos de influencia da propagação de fake news veiculadas nas mídias digitais, observando as relações comportamentais estabelecidas nesses processos. Método: O método de análise teórico-metodológica foi baseado na Teoria da Ação Política, cuja aplicação do estudo deu-se a partir da coleta de dados por meio do questionário e entrevista remotos no Google Forms, disponibilizado e gerenciado em grupos de WhatsApp. Resultados: Os resultados mostraram que o aspecto comportamental dos eleitores, tanto no campo informacional, quanto no seio da política e do contexto social retratado na pesquisa, se apresentou como bastante heterogêneo, sendo então observada que há uma predileção dos eleitores pelos veículos de comunicação mais tradicionais, tais como a TV e o Rádio, mesmo que o consumo da informação seja nitidamente originário de notícias veiculadas em mídias sociais e grupos de mensagem instantânea. Conclusão: Considera-se que a decisão do voto e os critérios de escolha dos candidatos sofreram influências diretas do tipo de conteúdo informacional consumido pelos eleitores, independente do tipo de mídia (tradicional ou alternativa), podendo inferir que o comportamento informacional deles tende a ser ditado por notícias falsas ou informações de baixa qualidade.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: The article analyzes how the disinformation process, through the fake news, can influence the informational behavior of voters/residents of the East Zone of the city of Manaus/Amazonas, in the decision of the vote for the municipal elections of 2020, thus, it sought to present the disinformation process as a product of political, social, communicational and cultural influence, in addition to investigate the behavioral profile of voters from the phenomena of influence of the spread of fake news disseminated in digital media and observe the behavioral relationships established in these processes. Method: The method of theoretical-methodological analysis was based on the Theory of Political Action, whose application of the study occurred from the collection of data through the remote questionnaire and interview in Google Forms, made available and managed in WhatsApp groups. Results: The results showed that the behavioral aspect of voters, both in the informational field and within the politics and social context portrayed in the research, presented itself as quite heterogeneous, being then observed that there is a predilection of voters for the more traditional communication vehicles, such as TV and Radio, even if the consumption of information clearly originates from news broadcast in social media and instant messaging groups. Conclusion: It is considered that the decision to vote and the criteria for choosing candidates suffered direct influences of the type of informational content consumed by voters, regardless of the type of media (traditional or alternative), and it can be inferred that their informational behavior tends to be dictated by false news or low-quality information.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Este artigo de revisão de literatura tem como problema a escassez de estudos que versam sobre o processo de internacionalização estudantil, cujo argumento principal é o de que a identificação desses estudos facilitará a compreensão do processo pelos interessados. Objetiva analisar estudos sobre as necessidades informacionais do estudante internacional da pós-graduação, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais a referência do estudo. Método: Por meio de uma metodologia qualitativa de três etapas, o estudo se baseou em três pontos principais: a internacionalização nas universidades e programas de pós-graduação brasileiros, a percepção dos estudantes internacionais sobre instituições brasileiras de Ensino Superior e as necessidades informacionais do estudante internacional. Resultados/Conclusão: A partir desse mapeamento, notou-se que há escassez de publicações voltadas às necessidades de informação dos estudantes internacionais, sobretudo dos pós-graduandos, considerando o panorama das universidades brasileiras.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: This literature review article has a lack of studies that deal with the student internationalization process. The main argument is that the identification of these studies will facilitate the comprehension of the process by the interested parties. Furthermore, it aims to analyze studies on the international graduate student’s information needs. In addition to it, the Federal University of Minas Gerais is the study reference. Method: The study used a three-step qualitative methodology and was based on three main points: internationalization in Brazilian universities and postgraduate programs, the perception of international students about Brazilian higher education institutions, and the international student’s information needs. Results/Conclusion: From this mapping, it was noted that there is a scarcity of publications focused on the international students’ information needs, especially postgraduate students, considering the panorama of Brazilian universities.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Este relato consiste em um estudo de caso sobre o comportamento inseguro dos funcionários de uma Instituição da Administração Pública Federal sob a ótica da Ergonomia. Objetivo: Assim, a partir da compreensão dos conceitos da Segurança da Informação e da Abordagem Ergonômica, busca-se identificar os principais fatores que levam o sujeito a assumir comportamentos que colocam em risco a Segurança da Informação da instituição ao desempenhar suas atividades cotidianas do trabalho. Método: Os dados foram coletados por meio de observações do trabalho em condições reais, levando em consideração a sua variabilidade, a situação de trabalho e os instrumentos utilizados para a realização das atividades cotidianas. Também foram realizadas entrevistas no contexto de trabalho para auxiliar os pesquisadores na compreensão dos comportamentos dos funcionários. Resultados: Foram identificados casos em que a dificuldade em seguir as recomendações de segurança da instituição está relacionada a um conflito existente na própria organização do trabalho. Conclusão: O presente trabalho aponta para uma questão que demanda maior aprofundamento na literatura: o conflito existente na própria prescrição de trabalho. Esse pode ser um dos fatores responsáveis pela dificuldade das pessoas em se comportarem de maneira segura nas instituições púbicas brasileiras.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: This report consists of a case study on the unsafe behavior of employees of a Federal Public Administration Institution from the Ergonomics perspective. Thus, from the understanding of the concepts of Information Security and the Ergonomic Approach, we seek to identify the main factors that lead the subject to assume behaviors that put the institution's Information Security at risk when performing their daily work activities. Methods: The data were collected through observations of the work in real conditions, considering its variability, the work situation and the instruments used to carry out daily activities. Interviews were also carried out in the work context to assist the researchers in understanding the employees' behaviors. Results: There were identified cases in which the difficulty in following the institution's safety recommendations is related to a conflict existing in the work organization itself. Conclusion: The present study points to an issue that requires further study in the literature: the conflict in the work prescription itself. This may be one of the factors responsible for the difficulty of people in behaving safely in Brazilian public institutionsResumo em Português:
RESUMO Introdução: No campo dos estudos de usuários da informação, a mudança do paradigma centrado no sistema para o centrado no usuário da informação trouxe aspectos individuais e cognitivos das atividades informacionais para o primeiro plano. Esse ponto de vista foi criticado por abordagens sociais emergentes por negligenciar aspectos sociais e de contexto. Esse movimento gera tensões entre investigadores que adotam posicionamentos focados na centralidade no usuário, ou no contexto ou em alguma posição intermediária entre os dois polos, o que inevitavelmente interfere nos resultados de suas pesquisas. Objetivo: O artigo objetiva analisar a Teoria Ator-Rede (TAR) como uma alternativa às polaridades reducionistas presentes no campo de estudos de usuários. Metodologia: A análise foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre estudos de usuários, comportamento informacional e TAR. Resultados: O estudo revela uma abordagem diferenciada no rastreamento de atividades informacionais ao considerar que usuários da informação, sejam eles individuais ou coletivos, continuamente trocam propriedades em um mesmo plano, sem a referida polarização ou a busca por posições intermediárias. Conclusões: O artigo apresenta a TAR não apenas como uma alternativa coerente, mas oportuna para a apreensão de fenômenos informacionais contemporâneos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: In the field of information user studies, the shift from the system-centered to the user-centered information paradigm brought to the forefront individual and cognitive aspects of informational activities. This point of view was criticized by emerging social approaches for neglecting social and contextual aspects. This movement generates tensions between researchers who adopt positions focused on the centrality on the user, or on the context or some intermediate position between the two poles, which inevitably interferes with the results of their researches. Objective: The article aims to analyze the Actor-Network Theory (ANT) as an alternative to the reductionist polarities that are present in the field of user studies. Methodology: The analysis was carried out through a bibliographic review on user studies, informational behavior, and ANT. Results: The study reveals a differentiated approach to tracking informational activities, since it considers that information users, whether individual or collective, continuously exchange properties on the same plane, without the aforementioned polarization or search for intermediate positions. Conclusions: The article presents the ART as a coherent and opportune alternative for the apprehension of contemporary informational phenomena.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: O ambiente da web 3.0 tem como característica marcante a apresentação de dados personalizados aos seus usuários, por meio de seus algoritmos que atuam como artefatos mediadores das relações dos usuários com a rede. Neste cenário de cooperação entre pessoas e computadores inerentes à web 3.0, a Ciência da Informação contribui ao refletir sobre o sujeito informacional e seu contexto, especialmente por meio da abordagem das práticas informacionais. Objetivo: Construir aporte teórico entre os propósitos do design thinking que se aliam aos objetivos de estudo de práticas situadas de apropriação de tecnologias pelos usuários. Metodologia: Através da revisão bibliográfica exploratória narrativa, desenvolve-se o aporte teórico para a construção dos artefatos mediadores na web 3.0 com base na perspectiva de estudo das práticas informacionais associada à abordagem metodológica do design thinking como alternativa para o desenvolvimento participativo e humano de novos contextos de organização e relação sociais na web. Resultados: São tecidas relações conceituais entre a web 3.0, desmediação e artefatos mediadores. A metodologia do design thinking é apresentada e relacionada à abordagem de estudos de usuários das práticas informacionais. Conclusão: A construção de artefatos mediadores para a web 3.0 requer a abordagem de estudos centrada no contexto de interação dos seus usuários, por meio de uma metodologia sensível à modelagem de contexto, como é a proposta do design thinking. A aposta teórica é que o design thinking é congruente com a abordagem de práticas informacionais dos usuários da informação, podendo ser uma abordagem inovadora para a área de CI.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: The web 3.0 environment has, as a remarkable characteristic, the presentation of personalized data to its users, through its algorithms that act as mediating artifacts of the users' relationships with the network. In this scenario of cooperation between people and computers, inherent to web 3.0, Information Science contributes by reflecting on the informational subject and their context, especially through the informational practice approach. Objective: Build theoretical contributions across the purposes of design thinking that are combined with the study objectives of situated practices of technology appropriation by users. Methodology: Through an exploratory narrative literature review, the theoretical underpinning for the construction of mediating artifacts on the web 3.0 is developed based on the perspective of studying information practices associated with the methodological approach of design thinking as an alternative for the participatory and human development of new contexts of social organization and relationship on the web. Results: Conceptual relationships are woven among web 3.0, dismediation and mediating artifacts. The design thinking methodology is presented and related to the approach of user studies of information practices. Conclusion: The construction of mediating artifacts for the web 3.0 requires a study approach centered on the interaction context of its users, through a context-sensitive methodology, as proposed by design thinking. The theoretical proposal is that design thinking is convergent with the informational practice approach of information users, and it can be an innovative approach for the field of Information Science.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: A utilização das mídias sociais para a autogestão de informações sobre saúde constitui uma prática recorrente dos usuários leigos que vivenciam diferentes contextos de saúde. Embora facilitem o acesso e o compartilhamento de informações, as mídias sociais podem contribuir para a criação de possíveis riscos à saúde e ao bem-estar, uma vez que ampliam as experiências de vulnerabilidade emocional e desinformação. Objetivo: Para descobrir as evidências atuais que impactam o uso benéfico das mídias sociais para fins de informação sobre saúde, buscou-se examinar como as barreiras à informação em saúde nas mídias sociais, percebidas pelos usuários leigos, são apresentadas em pesquisas empíricas recentes. Método: Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de uma revisão da literatura na base de dados SCOPUS. Resultados: Observou-se que, embora sejam múltiplas e variem conforme os contextos de saúde e as motivações situacionais, as barreiras podem ser articuladas em uma malha composta pelas seguintes meta-barreiras: diaspóricas, desinformação, letramento, interação e emocionais. Conclusão: Conclui-se que a malha de barreiras apresentada, associada a outras barreiras estruturais, pode contribuir para a construção de instrumentos de pesquisa e intervenções digitais envolvendo o uso das mídias sociais para fins de informação sobre saúde.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: The use of social media for self-management of health information is a recurrent practice for lay users who experience different health contexts. Although social media facilitate information access and sharing, they can contribute to the emergence of possible risks to health and well-being, as they increase emotional vulnerability and misinformation experiences. Objective: To discover current evidence impacting the beneficial use of social media for health information purposes; the investigation sought to examine how barriers to health information on social media perceived by lay users are presented in recent empirical research. Method: A qualitative exploratory research was carried out through a literature review on the SCOPUS database. Results: Although the barriers are multiple and vary according to health contexts and situational motivations, they can be articulated in a mesh composed of the following meta-barriers: diasporic, misinformation, literacy, interaction, and emotional. Conclusion: The study concluded that the presented mesh of barriers, associated with other structural barriers, can contribute to the construction of research instruments and digital interventions involving the use of social media for health information purposes.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: As fontes de informação especializada são artefatos construídos por seres humanos que agenciam uma série de elementos informacionais sobre determinado recorte / especialidade da existência cotidiana. Esses artefatos se prestam a sanar uma demanda informacional específica e, não obrigatoriamente, podem apontar novos caminhos em virtude do que resultar o ato de compulsar esses mecanismos. Objetivo: Apresentar novo conjunto de fontes de informação especializada em africanidades almejando contribuir para ampliar o conhecimento sobre a existência dessas fontes através da reunião de informações essenciais sobre cada uma delas, mediante parâmetros biblioteconômicos. Método: Os procedimentos metodológicos adotados foram: a) contato com pesquisadores do campo das africanidades; b) identificação de textos teóricos para delimitação do conceito africanidades; c) verificação da disponibilidade de acesso às fontes; d) recolha de informações para descrição das fontes de informação selecionadas; e) agrupamento, quando possível, das fontes por área temática; e f) consolidação dos resultados em forma de guia de fontes. Resultados: Foram identificadas, reunidas e descritas 23 fontes de informação, distribuídas em cinco categorias. Conclusão: Acredita-se que o rol de artefatos informacionais apresentado funciona como um estratégico guia a subsidiar o fortalecimento de epistemologias novas e radicais, fundamentadas em preceitos éticos e acolhedores dos saberes erigidos, prioritariamente, em espaços contra-hegemônicos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Specialized information sources are artifacts constructed by human beings that organize a series of informational elements about a particular cutout/specialty of everyday existence. These artifacts serve to solve a specific informational demand and, not necessarily, can point out new paths as a result of the act of enforcing these mechanisms. Objective: To present a new set of specialized information sources on Africanities, aiming to contribute to increasing knowledge about the existence of these sources by gathering essential information about each one of them, through librarianship parameters. Method: The methodological procedures adopted were: a) contact with researchers in the field of Africanities; b) identification of theoretical texts to delimit the concept of Africanities; c) verification of availability of access to sources; d) collection of information to describe the selected information sources; e) grouping, when possible, of sources by subject area; and f) consolidation of results in the form of a source guide. Results: 23 sources of information were identified, gathered and described, distributed into five categories. Conclusion: It is believed that the list of informational artifacts presented works as a strategic guide to support the strengthening of new and radical epistemologies, based on ethical and welcoming precepts of knowledge erected primarily in counter-hegemonic spaces.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: As editoras universitárias constituem um campo cultural relacionado à comunicação e divulgação científica. Por meio de discussões da área de Ciência da Informação, com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e de metadados, o contexto se torna pauta a fim de que os livros publicados sejam recuperáveis, isto é, encontráveis e acessíveis na Web. Sendo assim, pretende-se elaborar uma discussão sobre os benefícios da adoção de um padrão de metadados por editoras universitárias e a apresentação do ONIX for Books, padrão de metadados editoriais utilizado globalmente. Método: Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória, realizada a partir de um levantamento bibliográfico - com fontes obtidas na busca pelos termos “metadados” e “editoras universitárias brasileiras” no operador Google Acadêmico e na BRAPCI - e documental- com as pesquisas nos websites das editoras universitárias e do padrão ONIX. Resultados: Verificou-se na literatura a importância e benefícios da adoção de um padrão de metadados para a representação de recursos informacionais, com destaque para o ONIX for Books já que é um padrão rico e amplamente adotado nacional e internacionalmente. Conclusão: Para as editoras universitárias, utilizar um padrão de metadados para a descrição de seus livros ou recursos informacionais é urgente, uma vez que garantem a interoperabilidade e recuperação por lojas em plataformas digitais, bibliotecas e bases de dados, chegando mais facilmente ao usuário-cliente final.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: University publishing presses constitute a cultural field related to scientific communication and dissemination. By means of discussions in the field of Information Science, and with the use of Information and Communication Technologies and metadata, this context becomes the backdrop so that published books are retrievable, that is, findable and accessible on the Web. The aim of this article, therefore, is to discuss the benefits of university presses in adopting a metadata standard, as well as to present ONIX for Books, an editorial metadata standard used globally. Methods: This work presents exploratory research, carried out by means of a bibliographic review based on resources obtained from using the search terms - in Google Scholar and the BRAPCI database - “metadata” and “Brazilian university presses”. A documentary review was carried out via searches on university press websites, as well as on the official website for the ONIX standard. Results: The literature showed the importance and benefits of adopting a metadata standard for the representation of information resources, with emphasis on ONIX for Books, given that it is a rich standard widely adopted nationally and internationally. Conclusion: For university presses, using a metadata standard for the description of their books or information resources is urgent, as they ensure interoperability and recovery through digital platforms, virtual stores, libraries and databases, thereby reaching the end user-customer more easily.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Considerado atributo de uma sociedade contemporânea mais democrática, igualitária e justa, o acesso à informação é um direito constitucionalmente garantido a todo cidadão. Objetivo: Assim, este estudo foi realizado com profissionais vinculados ao Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), objetivando conhecer o perfil do (a) gestor (a) desse serviço, bem como sua satisfação em relação ao desempenho de suas funções profissionais nesse ambiente de trabalho. Metodologia: Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se por sua natureza, predominantemente, qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários. Resultados: Entre os objetivos alcançados na pesquisa, destaca-se o perfil dos profissionais responsáveis pelo gerenciamento do e-SIC: a maioria tem entre 41 e 50 anos, é do sexo feminino, pertence a diferentes profissões, como, por exemplo, advogado e delegado, e atua de um a dois anos nesse ambiente de trabalho. Conclusão: Verificou-se, também, que, apesar das barreiras encontradas, os (as) gestores (as) do e-SIC desempenham suas funções satisfatoriamente e consideram o Sistema como uma ferramenta de poder entre a sociedade e o setor público, o que possibilita mais controle e comunicação social e contribui significativamente com a população.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Considered an attribute of a more democratic, egalitarian and fair contemporary society, access to information is a constitutionally guaranteed right for every citizen. Objective: Therefore, this study was conducted with professionals linked to the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC), with the purpose of knowing the profile of the manager of this service, as well as his/her satisfaction in relation to the performance of his/her professional duties in this work environment. Methodology: As for the methodological procedures, the research is characterized by its nature, predominantly qualitative of the descriptive type. The data were collected by means of questionnaires. Results: Among the objectives achieved in the survey, the profile of the professionals responsible for the management of e-SIC stands out: most of them are between 41 and 50 years old, are female, belong to different professions, such as lawyer and delegate, and work from one to two years in this work environment. Conclusion: It has also been found that, despite the barriers encountered, the e-SIC managers perform their functions satisfactorily and consider the System as a power tool between society and the public sector, which enables more control and social communication and contributes significantly to the population.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Como organizações responsáveis por disponibilizarem informações precisas e atualizadas, as bibliotecas estão continuamente experimentando novos recursos tecnológicos e remodelando seus serviços para atender expectativas de seus usuários. No início do século XXI, as mídias sociais surgiram como mais uma oportunidade para eles se conectarem a esses espaços e acessarem seus recursos informacionais. Objetivo: Diante disso, este estudo busca identificar as características de investigações sobre mídias sociais e bibliotecas na produção científica estadunidense, de modo a acompanhar sua evolução e apontar tendências. Metodologia: Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa, fundamentada na análise de domínio, proposta por Hjørland. O corpus é constituído por 69 artigos, publicados em periódicos científicos da Ciência da Informação dos EUA. Nesse sentido, constatou-se que a temática mídias sociais e bibliotecas tem sido discutida no contexto observado desde 2006, principalmente no âmbito das bibliotecas universitárias. Resultados: Identificou-se, ainda, uma possível comunidade epistêmica em formação. Por sua vez, o conceito Library 2.0 surgiu como uma das contribuições teóricas que influenciou bibliotecários e impactou serviços realizados no segmento. Além da Ciência da Informação, o conhecimento produzido sobre o interdomínio analisado circula por vários campos, como Comunicação Social, Educação, Ciência da Computação, Sociologia, dentre outros. Fora o termo Web 2.0, redes sociais é o mais usado por essa comunidade discursiva, embora mídias sociais se destaque como uma tendência. Há também uma predisposição para pesquisas de aplicações práticas, seguida de estudos teóricos. Conclusão: Foram identificados termos emergentes e representantes do interdomínio analisado ainda não contemplados nos principais tesauros utilizados por pesquisadores da área.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: As organizations responsible for providing accurate and up-to-date information, libraries are continually experimenting with new technological resources and reshaping their services to meet the expectations of their users. At the beginning of the 21st century, social media emerged as another opportunity for them to connect to these spaces and access their information resources. Objective: Therefore, this study seeks to identify the characteristics of investigations on social media and libraries in the American scientific production, in order to follow its evolution and point out trends. Methodology: To this end, we opted for descriptive research, of a qualitative and quantitative nature, based on the domain analysis, proposed by Hjørland. The corpus consists of 69 articles, published in scientific journals of Information Science in the USA. In this sense, it was found that the theme of social media and libraries has been discussed in the context observed since 2006, mainly within the scope of university libraries. Results: It was also identified a possible epistemic community in formation. In turn, the Library 2.0 concept emerged as one of the theoretical contributions that influenced librarians and impacted services performed in the segment. In addition to Information Science, the knowledge produced on the analyzed interdomain circulates in various fields, such as Social Communication, Education, Computer Science, Sociology, among others. Apart from the term Web 2.0, social networks are the most used by this discursive community, although social media stands out as a trend. There is also a predisposition for research on practical applications, followed by theoretical studies. Conclusion: Emerging terms and representatives of the analyzed interdomain were identified, not yet covered in the main thesaurus used by researchers in the field.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Analisa os riscos de uso dos meios digitais de comunicação não oficiais na unidade acadêmica de educação a distância de uma universidade federal. Objetivo: Especificamente, identifica os riscos que possam impactar nos processos de recuperação e uso da informação; analisa a magnitude e o impacto desses riscos; seleciona respostas para eles, por meio de controles e outras ações; e, por fim, propõe ações para monitorar e coordenar os processos e os resultados do gerenciamento de riscos. Metodologia: Metodologicamente é uma pesquisa do tipo diagnóstico, descritiva e documental. A técnica do grupo de discussão foi a técnica adotada de coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados, o modelo selecionado foi o recomendado por Tribunal de Contas da União, que compreende várias etapas, como está especificado ao longo deste artigo. Resultados: Os resultados apontaram a existência de riscos e medidas a serem tomadas para tratá-los foram apresentadas. Conclusão: Usar provedores de e-mail não oficiais, usar o WhatsApp e redes sociais para envio, recebimento e armazenamento de informações oficiais e armazenar arquivos oficiais em repositórios on- line foram os principais riscos identificados.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: This article analyzes the risks of using non-official digital media in an academic unit of distance education of a federal university. Objective: Specifically, it identifies the risks that may impact the processes of recovery and utilization of the information; analyzes the magnitude and impact of these risks; selects responses to them, through controls and other actions; and, finally, proposes actions to monitor and coordinate the risk management processes and results. Methodology: Methodologically, this is a diagnostic, descriptive, and documentary type of research. The technique of the discussion group was the the one used to collect data. In the analysis and interpretation of the data, the model selected was the one recommended by the Federal Audit Court, which includes several stages, as specified throughout this article. Results: The results showed the existence of risks. The measures to be taken in order to handle them, were presented. The main risks identified were the following. Conclusion: Using unofficial e-mail providers, using WhatsApp and social networks to send, receive and store official information, and storing official files in online archives.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: A RDA anuncia grandes mudanças no processo de catalogação e uma nova maneira de representar os recursos informacionais. O treinamento e a implementação da RDA em bibliotecas requerem grandes esforças dos catalogadores. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado. Objetivo: Apontar as principais ações de treinamentos para implementação da RDA desenvolvidos pelos países membros que participaram do seu desenvolvimento, pelas bibliotecas de outros países e identificar as principais preferências de programas, métodos e tópicos de conteúdo para treinamento da RDA pelos catalogadores da UFMG. Método: Utilizou-se a metodologia de objetivos exploratórios e descritivos e de aspectos quantitativos, a pesquisa bibliográfica, e também, como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Resultados: Apontam que o treinamento presencial é o método preferido pelos catalogadores e o conteúdo preferido para treinamento são as mudanças em relação a RDA e AACR2. Conclusão: Ressalta-se que o treinamento é uma etapa importante para a implementação da RDA e que a identificação de preferencias de treinamentos por parte das instituições é um passo primordial para definir bem que instrumentos de treinamentos serão utilizados e introduzidos ao pessoal de suas comunidades de informação.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: The RDA announces major changes in the cataloging process and a new way of representing information resources. The training and implementation of RDA in libraries requires great efforts from cataloguers. This article presents part of the results of a master's thesis. Objective: Point out the main training actions for the implementation of the RDA developed by member countries that participated in its development and by libraries in other countries, and identify the main preferences for programs, methods and content topics for training the RDA by UFMG cataloguers. Method: It was used the methodology of exploratory and descriptive objectives and quantitative aspects, the bibliographical research, and also, as an instrument for data collection, the semi-structured interview. Results: They point out that face-to-face training is the preferred method by cataloguers and the preferred content for training are changes in relation to RDA and AACR2. Conclusion: It is noteworthy that training is an important step for the implementation of the RDA and that the identification of training preferences by the institutions is an essential step to define well which training instruments will be used and introduced to the staff of their communities of information.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Tendo em consideração que a atividade de investigação em Comunicação cresceu fortemente nos últimos anos, como indicado por estudos anteriores, o presente trabalho visa estabelecer uma pesquisa em termos de produção científica nessa área. Objetivos: Esse artigo analisa a produção científica na área da Comunicação, entre 2007 e 2017, em revistas indexadas no primeiro quartil (Q1) e no segundo quartil (Q2) da base de dados Web of Science, pertencentes a autores com afiliação em instituições brasileiras. Metodologia: Foram identificadas as revistas de comunicação no InCities (JCR) pertencentes aos dois primeiros quartis, em seguida foi realizada uma busca por título de periódico na WoS e posteriormente o tratamento e normalização dos dados obtidos. Resultados: Observa-se um crescimento na produção científica em Comunicação, na projeção internacional, alimentando uma tradição em coautoria com redes internacionais. No período de 2014 a 2017, tenderam a publicar principalmente em inglês, frente às colaborações usuais que vinham mantendo com países de língua espanhola até 2014. Conclusão: Conclui-se, entre outras coisas, que o sistema de avaliação da Capes, quadrienal, pode ter influenciado a produção científica em Comunicação no intervalo estudado.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Taking into consideration that research activity in Communication has grown strongly in recent years, as indicated by previous studies, the present work aims to establish a survey in terms of scientific production in this area. Objectives: This paper analyzes the scientific production in the area of Communication, between 2007 and 2017, in journals indexed in the first quartile (Q1) and second quartile (Q2) of the Web of Science database, belonging to authors with affiliation in Brazilian institutions. Methodology: Communication journals in InCities (JCR) belonging to the first two quartiles were identified, then a search by journal title in WoSff was performed and subsequently the treatment and normalization of the data obtained. Results: A growth in scientific production in Communication is observed, in international projection, feeding a tradition in coauthorship with international networks. In the period from 2014 to 2017, they tended to publish mainly in English, against the usual collaborations that they had been maintaining with Spanish-speaking countries until 2014. Conclusion: We conclude, among other things, that the Capes evaluation system, quadrennial, may have influenced the scientific production in Communication in the studied interval.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: A responsabilidade social consiste na atuação e no compromisso do profissional em proporcionar serviços e realizar ações voltados às necessidades de seus usuários e à produção de resultados que beneficiem a toda comunidade alvo. Objetivo: O objetivo geral deste artigo é analisar as dimensões e ações relacionadas à responsabilidade social desenvolvidas por bibliotecários em bibliotecas públicas. Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, bibliográfica e documental. Também foram coletados dados em três bibliotecas públicas na cidade do Recife, usando um questionário enviado aos bibliotecários destas bibliotecas através de e-mail. Adicionalmente foram mapeadas atividades e serviços ofertados remotamente, por meio do uso das redes sociais das bibliotecas, durante o período da pandemia do Covid-19, que provocou a suspensão das atividades, a partir de março/2020. Aos dados coletados foi aplicada a análise de conteúdo. Resultados: Como resultado foi realizado o mapeamento de dimensões e ações da função social das bibliotecas relacionadas à responsabilidade social, com base no referencial teórico, em análise documental e na análise dos questionários aplicados às bibliotecas estudadas. Conclusão: Verifica-se que a maioria das práticas de responsabilidade social mapeadas já fazem parte do fazer bibliotecário e que as dimensões ética, política, educacional e cultural contempladas nas atividades biblioteconômicas são abrangidas naquelas dimensões e ações. Logo, a partir dos resultados obtidos, considera-se que é notória a responsabilidade social do bibliotecário e, também, da biblioteca pública enquanto espaço propício à promoção da leitura e da cidadania, ao incentivo da cultura, e à inclusão social e digital.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Social responsibility consists of the professional's performance and commitment to provide services and perform actions aimed at the needs of its users and the production of results that benefit the entire target community. Objective: The general objective of this article is to analyze the dimensions and actions related to social responsibility developed by librarians in public libraries. Methodology: It is characterized as a descriptive, quali quantitative, bibliographic and documental research. Data were also collected in three public libraries in the city of Recife, using a questionnaire sent to the librarians of these libraries via e-mail. Additionally, activities and services offered remotely were mapped, through the use of the libraries' social networks, during the period of the Covid-19 pandemic, which caused the suspension of the activities, starting in March/2020. Content analysis was applied to the collected data. Results: The result was the mapping of the dimensions and actions of the social function of libraries related to social responsibility, based on the theoretical framework, on document analysis and on the analysis of the questionnaires applied to the libraries studied. Conclusion: It is concluded that most of the mapped social responsibility practices are already part of librarianship and that the ethical, political, educational and cultural dimensions contemplated in librarianship activities are covered in those dimensions and actions. Therefore, it is notorious the social responsibility of the librarian and also of the public library as a space conducive to the promotion of reading and citizenship, the encouragement of culture, and social and digital inclusion.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Desde 2020 o mundo vem sendo afetado pela pandemia de Covid-19, com consequências tais como a paralisação temporária do atendimento presencial ao público por parte das bibliotecas. Apesar de o Brasil ser um dos países mais atingidos pela pandemia tem-se observado tratativas para a retomada das atividades presenciais em muitas instituições de ensino, gerando apreensão e dúvidas nos alunos e servidores. Nesse contexto, as bibliotecas dessas instituições precisam de referências sobre como analisar sua própria situação e, assim, estabelecer uma estratégia de retorno seguro. Objetivo: Assim, a pesquisa objetivou traçar e implementar uma rota de análise das condições de retorno de bibliotecas pertencentes a instituições de ensino às atividades presenciais, por meio da coleta e análise da opinião de seus responsáveis quanto ao cumprimento (ou não) dos critérios sanitários indicados pelo protocolo de biossegurança do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo 8a Região (CRB-8). Método: A pesquisa classifica-se como exploratória, com abordagem quantitativa e delineamento de estudo de caso, sendo uma instituição de ensino a unidade caso. Resultados: Entre outros resultados constatou- se que 15% dos participantes acreditam que o seu campus garantirá a oferta de equipamentos de proteção individual para servidores e usuários e 41% creem que há espaço suficiente para garantir o distanciamento entre seus usuários. Conclusão: Conclui-se que o trabalho contribui com o esforço de enfrentamento à pandemia ao colaborar na produção de um instrumento que pode ser replicado a outras instituições, além de inspirar ações de escuta aos implicados nos impedimentos do confinamento.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Since 2020 the world has been affected by the Covid-19 pandemic, with consequences such as the temporary paralysis of in-person services to the public by libraries. Although Brazil is one of the countries most affected by the pandemic, there have been attempts to return to face-to-face activities in many educational institutions, generating apprehension and doubts among students and employees. In this context, the libraries of these institutions need references on how to analyze their situation and thus establish a safe return strategy. Objective: Thus, the research aimed to outline and implement a route of analysis of the conditions for the return of libraries belonging to teaching institutions to face-to-face activities, using the collection and analysis of the opinion of those in charge as to the compliance (or not) of the sanitary criteria indicated by the biosafety protocol of the Regional Council of Library Science of the State of São Paulo 8th Region (CRB-8). Method: The research is classified as exploratory, with a quantitative approach and case study design, being an educational institution the case unit. Results: Among other results, it was found that 15% of the participants believe that their campus will guarantee the supply of individual protection equipment for servers and users, and 41% believe that there is enough space to guarantee distance between their users. Conclusion: It is concluded that the work contributes to the effort of confronting the pandemic by collaborating in the production of an instrument that can be replicated to other institutions, besides inspiring listening actions to those involved in the impediments of confinement.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Com a pandemia, o número de pesquisas sobre COVID-19 cresceu em um ritmo acelerado, obrigando o sistema de comunicação científica a aperfeiçoar-se diante das exigências de velocidade e eficiência na disseminação dos resultados científicos tornando a Ciência Aberta um ponto chave para alcançarmos o fim desta crise mundial. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar as iniciativas Transparência Covid-19 e Open Covid Pledge, trazendo à luz a discussão sobre dados abertos e propriedade intelectual no avanço da ciência, da colaboração científica e da socialização do conhecimento. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica (2010 a 2021) e pesquisa documental, a fim de proporcionar uma análise crítica sobre dados abertos e propriedade intelectual. Resultados: A luta contra a pandemia destaca a importância de iniciativas, que buscam avaliar a qualidade da transparência de dados abertos disponibilizados pelos órgãos públicos, como também promover a participação social, fiscalizando e estimulando ações governamentais contribuindo na elaboração e condução de políticas públicas. O compartilhamento da PI tem um papel fundamental quando se coloca como instrumento de incentivo e não de barreira ao acesso a informações e dados para inovação tecnológica e avanço da ciência. Conclusão: Concluímos, que a discussão sobre dados abertos e PI, através de um olhar pela Ciência Aberta, nos mostra a importância destes no enfrentamento à pandemia sobre suas barreiras e usos para a área da Saúde e para sociedade no sentido de socialização e compartilhamento do conhecimento.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: With the pandemic, the number of research on COVID-19 has grown at a rapid pace, forcing the scientific communication system to improve in the face of the demands of speed and efficiency in the dissemination of scientific results, making Open Science a key point to achieve the end of this global crisis. Objective: This study aims to analyze initiatives Transparência Covid-19 and Open Covid Pledge, bringing to light the discussion of open data and intellectual property in the advancement of science, scientific collaboration, and the socialization of knowledge. Method: Methodologically, this is a descriptive research with a qualitative approach, carried out through a bibliographic review (from 2010 to 2021) and documentary research, in order to provide a critical analysis of open data and intellectual property. Results: The fight against the pandemic highlights the importance of initiatives, which seek to assess the quality of transparency of open data made available by public agencies, as well as to promote social participation, monitoring and encouraging government actions contributing to the development and conduct of public policies. The sharing of PI has a fundamental role when it is placed as an incentive instrument and not as a barrier to access to information and data for technological innovation and scientific advancement. Conclusion: We conclude, that the discussion about open data and PI, through a look by Open Science, shows us the importance of these in confronting the pandemic about its barriers and uses for the Health area and for society in the sense of socialization and sharing of knowledge.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: A pandemia do novo coronavírus atingiu as instituições de memória nos anos de 2020 e 2021, promovendo a suspensão parcial das atividades nas bibliotecas. As escolas e universidades, após a adoção do Ensino Remoto Emergencial, foram privadas do acesso a acervos vitais para suas atividades. Objetivo: Este trabalho colabora para o estabelecimento do conceito de Bibliotecas Emergenciais, consonantes com o esforço de enfrentamento da pandemia, no sentido de viabilizar o acesso a um acervo em tempos de exceção. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação em que após a síntese de conceitos relacionados por revisão na literatura, procuramos evidenciar e generalizar as possibilidades, exigências e dificuldades de ações que poderiam caracterizar a implementação de uma Biblioteca Emergencial, buscando subsídios nos resultados empíricos de projetos promovidos na Universidade Estadual de Londrina, durante a pandemia. Resultados: Os experimentos sugerem as seguintes recomendações para a implementação de uma Biblioteca Emergencial: a adoção da materialidade digital e sua reprodutibilidade técnica como padrão de implementação; o uso de licenças abertas e obras em domínio público como prioridade na constituição dos acervos; o cuidado com a dependência às plataformas digitais hegemônicas e a busca por um mecanismo jurídico objetivo, que permita a digitalização, armazenamento e distribuição de conteúdo legado sob direitos autorais restritivos. Conclusão: O regime de exceção, que fechou as bibliotecas no período de pandemia, pode também abrir possibilidades de circulação de seus acervos, ensejando e potencializando sua própria razão de ser. As Bibliotecas Emergenciais podem oferecer uma resposta afirmativa alternativa às restrições e à escassez, que caracterizaram o enfrentamento à pandemia.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: The new coronavirus pandemic hit institutions of memory in 2020 and 2021, promoting the partial suspension of activities in libraries. Schools and universities, after adopting Emergency Remote Teaching, were deprived of access to vital collections for their activities. Objective: This work contributes to the establishment of the concept of Emergency Libraries, in line with the effort to fight the pandemic, in the sense of enabling access to a collection in times of exception. Methodology: This is an action research in which, after the synthesis of related concepts through a review in the literature, we seek to highlight and generalize the possibilities, requirements and difficulties of actions that could characterize the implementation of an Emergency Library, seeking support in the empirical results of projects promoted at the State University of Londrina, during the pandemic. Results: The experiments suggest the following recommendations for the implementation of an Emergency Library: the adoption of digital materiality and its technical reproducibility as an implementation standard; the use of open licenses and works in the public domain as a priority in the constitution of collections; the care with the dependence on hegemonic digital platforms and the search for an objective legal mechanism that allows the digitization, storage and distribution of legacy content under restrictive copyrights. Conclusion: The exception regime, which closed libraries during the pandemic period, may also open possibilities for the circulation of their collections, giving rise to and enhancing their own reason for being. Emergency Libraries can offer an alternative affirmative response to the restrictions and scarcity that characterized the fight against the pandemic.Resumo em Português:
RESUMO Introdução/Objetivo: Pesquisa de natureza mista que teve como objetivo verificar se os sites das bibliotecas das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais estão adequados quanto aos recursos de acessibilidade Web. Metodologia: Na etapa 1 foi realizada pesquisa bibliográfica em livros e periódicos e também uma pesquisa documental por leis, decretos e sites governamentais que versam sobre acessibilidade. Na etapa 2 foram selecionadas como amostra as 11 Universidades Federais do Estado de Minas Gerais, onde foi solicitado, por e-mail e plataforma Fala.BR, o quantitativo de discentes matriculados, bem como o número de discentes que se declaram com algum tipo de deficiência. Na etapa 3 foi realizada, nos sites das bibliotecas das 11 instituições da amostra, avaliação automática de acessibilidade Web utilizando o serviço Assistente de Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES) e; avaliação heurística de acessibilidade Web por meio de diretrizes de acessibilidade criando, ao final da avaliação por heurísticas, uma lista de sete elementos já implementados ou que poderiam ser implementados nos sites das bibliotecas, sendo eles: 1) descrição de acessibilidade; 2) menu de salto; 3) contraste; 4) tamanho da fonte; 5) navegação por teclas; 6) Vlibras e; 7) áudio do texto. Resultados: A pesquisa indicou baixo percentual de Pessoas com Deficiências inseridas nas universidades mineiras, se comparado ao Censo 2010. Entretanto, isso não é motivo para que as universidades deixem de aperfeiçoar os recursos de acessibilidade Web em seus respectivos sites. Muito pelo contrário, as universidades podem desenvolver recursos acessíveis que atendam diferentes necessidades/níveis de Pessoas com Deficiências. Conclusão: A combinação entre as técnicas de avaliação, automática e heurística são fundamentais para uma análise mais completa da acessibilidade Web.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction/Objective: Research of mixed nature that had as objective to verify if the sites of the libraries of the Federal Universities of the State of Minas Gerais are adequate for the resources of Web accessibility. Methodology: In step 1, a bibliographic research was performed in books and journals and also a documentary research by laws, decrees and government websites on accessibility. In stage 2, the 11 Federal Universities of the State of Minas Gerais were selected as a sample, where the number of students enrolled was requested, by e-mail and Fala.BR platform, as well as the number of students who declare themselves with some type of disability. In stage 3, an automatic web accessibility assessment was performed on the library websites of the 11 institutions of the sample using the Website Accessibility Simulator Assistant (ASES) e; heuristic assessment of Web accessibility by means of accessibility guidelines creating, at the end of the heuristic evaluation, a list of seven elements already implemented or that could be implemented on the libraries' websites, namely: 1) accessibility description; 2) jump menu; 3) contrast; 4) font size; 5) keyboard navigation; 6) Vlibras and; 7) text audio. Results: The survey indicated a low percentage of People with Disabilities enrolled in Minas Gerais universities, when compared to the 2010 Census. However, this is no reason for universities to stop improving web accessibility features on their respective websites. On the contrary, universities can develop accessible resources that meet different needs/levels of People with Disabilities. Conclusion: The combination of evaluation techniques, automatic and heuristic are fundamental for a more complete analysis of Web accessibility.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: Apesar das tecnologias não serem o aspecto fundamental da Gestão do Conhecimento, sabe-se que elas desempenham papel de grande importância. Objetivo: Neste artigo apresenta-se as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação que apoiam a Gestão do Conhecimento na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: A análise foi realizada a partir da implementação do Framework GC@BU, no seu módulo de infraestrutura de redes e tecnologia, em que foi possível perceber a gama de ferramentas disponíveis e a funcionalidade de cada uma delas. Resultados: Aponta-se as ferramentas que apoiam os processos do ciclo de Gestão do Conhecimento em cada uma das fases: captura/criação; compartilhamento/disseminação; aquisição/aplicação, além do diagnóstico e sugestões de melhorias identificadas na aplicação do GC@BU. Conclusão: O estudo destaca que as ferramentas, em grande maioria, servem a vários processos de Gestão do Conhecimento e que dificilmente sua empregabilidade se encaixa em somente uma das fases do ciclo de Gestão do Conhecimento.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: Although technologies are not the fundamental aspect of Knowledge Management, it is known that they play a very important role. Objective: This article presents the tools of information and communication technologies that support Knowledge Management in the University Library of the Universidade Federal de Santa Catarina. Method: The analysis was performed based on the implementation of the GC@BU Framework, in its network and technology infrastructure module, in which it was possible to perceive the range of available tools and the functionality of each one of them. Results: The tools that support the Knowledge Management cycle processes are presented in each of the phases: capture/creation; sharing/dissemination; acquisition/application, in addition to the diagnosis and suggestions for improvements identified in the application of GC@BU. Conclusion: The study highlights that the tools, in the great majority, serve several Knowledge Management processes and that their employability hardly fits in only one of the phases of the Knowledge Management cycle.Resumo em Português:
RESUMO Introdução: o tema do relato de experiência é o uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF UFRJ como ferramenta para desenvolver habilidades informacionais dos usuários. O relato aponta uma problemática contemporânea a respeito da utilização de mídias sociais nas Unidades de Informação e organização de conteúdos virtuais. Objetivo: tem como objetivo avaliar a funcionalidade do canal de vídeos, objetivando assim enquadrá-lo como uma ferramenta de disseminação de informação em consonância com as demandas do público-alvo. Metodologia: a metodologia se caracteriza na tipologia de caráter exploratório, teor qualiquantitativo; e envolveu no seu desenvolvimento atividades ligadas a métodos e técnicas aplicadas. Resultados: os resultados indicaram que o canal de vídeos é uma importante ferramenta para capacitar usuários na utilização de fontes de informação ligadas ao cenário científico da Física. Constatou-se, também, que o relato contribuiu para reafirmar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Biblioteca do IF UFRJ, no momento que possibilitou capacitar os usuários através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos disponível na Internet. Conclusão: a conclusão é que a implementação do canal de vídeos possibilitou alcançar de maneira mais ágil e efetiva as demandas dos usuários que utilizam a Unidade de Informação e o consequente desenvolvimento de habilidades informacionais.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Introduction: the theme of the experience report is the use of the video channel of the Library of the Institute of Physics of the Federal University of Rio de Janeiro - IF UFRJ as a tool to develop informational skills of users. The report points to a contemporary problem regarding the use of social media in the Information Units and organization of virtual content. Objective: it aims to evaluate the functionality of the video channel, thus aiming to frame it as a tool for disseminating information in line with the demands of the target audience. Methodology: the methodology is characterized in the exploratory typology, qualiquantitative content; and involved in its development activities related to applied methods and techniques. Results: the results indicated that the video channel is an important tool to train users in the use of information sources linked to the scientific scenario of Physics. It was also found that the report contributed to reaffirm the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in the IF UFRJ Library, at the time that it made it possible to train users through a video sharing platform available on the Internet. Conclusion: the conclusion is that the implementation of the video channel made it possible to achieve in a more agile and effective way the demands of users who use the Information Unit and the consequent development of information skills.