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RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Volume: 22, Publicado: 2024
  • O desenvolvimento da competência leitora na biblioteca da escola: recuperação da informação e promoção da leitura crítica na era digital Artigo

    Ribeiro, Sara Dieny Chaves; Gerlin, Meri Nádia Marques; Oliveira, Vânia Célia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Para além do serviço de atendimento ao usuário que compreende o empréstimo de livros e outros suportes informacionais, a biblioteca escolar promove serviços de desenvolvimento de competências e de práticas de leituras para a comunidade escolar. Objetivo: Assim, analisamos aspectos relacionados com a competência leitora na biblioteca da escola do ensino fundamental, refletindo sobre o fortalecimento de processos de recuperação, seleção e uso da informação por meio da leitura crítica de conteúdos informativos disponibilizados no espaço presencial e no ciberespaço. Metodologia: Realizamos uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, caracterizada como bibliográfica e um estudo de caso. Com a finalidade de fundamentar uma investigação com abordagem qualitativa, a coleta dos dados e a análise das informações sobre a temática é realizada com base nas práticas consideradas como relevantes pelos bibliotecários escolares e outros profissionais que dialogam sobre o tema na Rede de Estudos das Competências da Universidade Federal do Espírito Santo. Resultados: Referenciamos que a competência leitora é atravessada pela competência em informação sendo essencial na etapa da educação básica, principalmente nos anos finais, momento no qual o aluno necessita compreender criticamente a informação contida nas modalidades literárias, lúdicas, técnicas e científicas armazenadas em formatos multimodais. Conclusão: Essa competência é relevante para que o educando possa combater a desinformação por meio da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas na era digital já que os alunos são, em sua maioria, nativos digitais desde a idade escolar, tornando-se uma condição para a obtenção do prazer de ler.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In addition to the user service that includes loaning books and other information support, the school library promotes skills development and reading practice services for the school community. Objective: Thus, we analyzed aspects related to reader competence in the elementary school library, reflecting on the strengthening of processes of retrieval, selection and use of information through critical reading of informative content available in the face-to-face space and in cyberspace. Methodology: We carried out research of an exploratory and descriptive nature and, regarding procedures, a bibliographical description and a case study. In order to support an investigation with a qualitative approach, data collection and analysis of information on the topic is carried out based on practices considered relevant by school librarians and other professionals who talk about the topic in the Network of Studies of Educational Skills. Federal University of Espirito Santo. Results: We note that the reader's competence is crossed by information competence, being essential in the basic education stage, especially in the final years, when the student needs to critically understand the information contained in literary, playful, technical and scientific modalities stored in formats multimodal. Conclusion: This competence is relevant so that education can combat misinformation through the acquisition of knowledge, skills and attitudes required in the digital era since students are, for the most part, digital natives since school age, making it a condition to obtain the pleasure of reading.
  • A sustentabilidade na era da informação e do conhecimento: uma revisão sistemática da literatura Artigo

    França, Geovana Ezequieli de; Silva, Helena de Fátima Nunes; Mendonça, Andrea Torres Barros Batinga

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Debates sobre sustentabilidade, Gestão da Informação e do conhecimento têm sido realizados em diversos contextos - social, econômico, acadêmico e governamental. A sustentabilidade é vista como chave para manter o ambiente equilibrado e com recursos disponíveis. A partir disso, organizações são cobradas por clientes, investidores e sociedade para adotarem boas práticas, nesse contexto a informação e o conhecimento são vistos como recursos indispensáveis na gestão eficiente e eficaz. Objetivo: neste artigo é investigar como as pesquisas acadêmicas estão discutindo Sustentabilidade nos campos da Gestão da Informação e do Conhecimento. Metodologia: As bases de dados Scopus e Web of Science foram selecionadas para estabelecer o corpus da revisão sistemática de literatura. Para tanto, foi aplicado o método PRISMA, tendo como critérios de inclusão apenas artigos publicados em periódicos, escritos em língua portuguesa ou inglesa e que discutisse sobre Gestão da Informação e do Conhecimento e Sustentabilidade. Esse processo resultou em 18 artigos para serem examinados a partir da análise de conteúdo. Resultados: Identificou-se que as pesquisas se concentram em áreas de construção civil e indústrias de grande porte em países como China, Índia, Paquistão e Reino Unido e que a gestão da informação e do conhecimento são vistas como ferramentas na busca pela sustentabilidade. Conclusão: Foi possível inferir que a Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade estão sendo explorados, discutidos e apresentam vínculos entre as temáticas centrais e seus respectivos conceitos. Fato que colabora na aplicação de técnicas, ferramentas e sistemas de forma eficiente, e, portanto, constituem-se como temas a serem investigados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Debates on sustainability, Information and knowledge Management have been held in different contexts - social, economic, academic and governmental. Sustainability is seen as key to keeping the environment balanced and with available resources. From this, organizations are required by customers, investors and society to adopt good practices, in this context information and knowledge are seen as indispensable resources in efficient and effective management. Objective: This article is to investigate how academic research is discussing Sustainability in the fields of Information and Knowledge Management. Methodology: The Scopus and Web of Science databases were selected to establish the corpus of the systematic literature review. To this end, the PRISMA method was applied, with inclusion criteria being only articles published in periodicals, written in Portuguese or English and that discussed Information and Knowledge Management and Sustainability. This process resulted in 18 articles to be examined based on content analysis. Results: It was identified that research focuses on areas of civil construction and large industries in countries such as China, India, Pakistan and the United Kingdom and that information and knowledge management are seen as tools in the search for sustainability. Conclusion: The different notions of intentionality identified contribute to visualizing the attribution of values by subjects in a social and institutional context, something that helps to observe the dimensions of materiality of objects.
  • Bibliotecas públicas, patrimônio cultural e atuação governamental: interlocuções possíveis Artigo

    Rodrigues, Marcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O presente trabalho aborda a trajetória histórica do conceito de patrimônio cultural, discorre sobre os processos de institucionalização do patrimônio à luz de teóricos contemporâneos da área e enfatiza o papel das bibliotecas públicas enquanto instituições culturais e patrimoniais e seu impacto na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Objetivo: a pesquisa buscou evidenciar a relação multifacetada entre bibliotecas públicas, patrimônio cultural e atuação governamental, observando como esses três elementos se interconectam e influenciam mutuamente. Metodologia: de abordagem qualitativa, a pesquisa baseouse em uma revisão de literatura narrativa sobre a temática em questão. Resultados: a partir de notícias veiculadas na mídia sobre o desmonte de bibliotecas e levando em consideração as relações existentes entre a institucionalização do patrimônio cultural e a atuação governamental, conclui-se que as bibliotecas públicas integram um conjunto de entidades responsáveis pela salvaguarda de uma parcela significativa da cultura nacional, estão suscetíveis às mudanças de governo no que tange à sua gestão e manutenção, e podem ser utilizadas como instrumentos para a efetivação de ideais políticos, econômicos e sociais, dando suporte a estratégias de governabilidade. Conclusão: a partir dos resultados da pesquisa, aponta-se a necessidade de: 1) criação de mecanismos legais de proteção às bibliotecas públicas, estabelecendo responsabilidades sobre decisões que interfiram no destino de acervos e bibliotecas; 2) definição, via legislação, do que constitui o patrimônio documental brasileiro, evidenciando a importância das bibliotecas públicas na sua preservação e manutenção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The present work addresses the historical trajectory of the concept of cultural heritage, discusses the processes of institutionalization of heritage in the light of contemporary theorists in the area, and emphasizes the role of public libraries as cultural and heritage institutions and their impact on the construction of a more fair and egalitarian society. Objective: The research sought to highlight the multifaceted relationship between public libraries, cultural heritage, and government action, observing how these three elements interconnect and influence each other. Methodology: with a qualitative approach, the research was based on a narrative literature review on the topic in question. Results: Based on news published in the media about the dismantling of libraries and considering the relationships that exist between the institutionalization of cultural heritage and government action, it is concluded that public libraries are part of a set of entities responsible for safeguarding a significant portion of national culture, are susceptible to government changes in terms of their management and maintenance, and can be used as instruments for the implementation of political, economic, and social ideals, supporting governance strategies. Conclusion: Based on the research results, it is necessary to: 1) create legal mechanisms to protect public libraries, establishing responsibilities for decisions that affect the fate of collections and libraries; 2) definition, via legislation, of what constitutes Brazilian documentary heritage, highlighting the importance of public libraries in their preservation and maintenance.
  • Avaliação da produção científica das universidades federais brasileiras indexadas na Scopus (2013 - 2022) Artigo

    Lopes, Arleson Eduardo Monte Palma; Almeida, Oriana Trindade de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A avaliação da produção científica em bases bibliográficas reconhecidas pela comunidade científica permite por meio de indicadores analisar as métricas de publicação de produtividade dos pesquisadores, universidades, países e citações. Objetivo: O artigo tem como objetivo avaliar o comportado da produção científica das universidades federais pertencentes à região Sudeste e Norte no período de 2013 a 2022 na base bibliográfica Scopus. Metodologia: A metodologia foi feita considerando o procedimento técnico de estudo bibliométrico e abordagem quantitativa por meio das informações bibliográficas coletadas na Scopus. O critério de seleção das universidades foi por meio do Ranking Universitário Folha da Folha de São Paulo e do Times Higher Education no qual resultou na seleção da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São Paulo (Sudeste), Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amazonas (Norte). Resultados: Os resultados mostraram que a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de São Paulo apresentam números de publicações indexadas na Scopus superiores quando comparadas com as quantidades de publicações da Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amazonas indexadas na Scopus. Dentre as universidades selecionadas, a Universidade Federal de Minas Gerais apresentou em média 3.275,1 documentos indexados entre 2013 a 2022, enquanto a Universidade Federal do Amazonas obteve em média de 343 documentos indexados no período analisado. Em relação ao idioma dos documentos indexados na Scopus das universidades analisadas, observase uma concentração em inglês. Conclusão: Conclui-se que as discrepâncias do número de publicações indexadas na Scopus entre as universidades vinculam-se às disparidades da base técnica-científica entre as regiões brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Evaluating scientific production in bibliographic databases recognized by the scientific community allows us to use indicators to analyze the productivity metrics of researchers, universities and countries, in terms of publications and citations. Objective: The aim of this article is to evaluate the behavior of the scientific production of federal universities in the Southeast and North regions between 2013 and 2022, in the Scopus bibliographic database. Methodology: The methodology was based on a technical bibliometric study procedure and a quantitative approach, using bibliographic information collected from Scopus. The selection criteria for the universities were the Folha University Ranking, from Folha de São Paulo and Times Higher Education, which resulted in the selection of the Federal University of Minas Gerais and the Federal University of São Paulo, in the Southeast, and the Federal University of Pará and the Federal University of Amazonas, in the North. Results: The results showed that the Federal University of Minas Gerais and the Federal University of São Paulo had higher numbers of publications indexed in Scopus than the Federal University of Pará and the Federal University of Amazonas. Among the universities selected, the Federal University of Minas Gerais had an average of 3,275.1 documents indexed between 2013 and 2022, while the Federal University of Amazonas had an average of 343 documents indexed in the period analyzed. With regard to the language of the documents indexed in Scopus from the universities analyzed, there is a concentration of texts in English. Conclusion: It can be concluded that the discrepancies in the number of publications indexed in Scopus between the universities are linked to the disparities in the technical-scientific base between the Brazilian regions.
  • Mediação da Informação Digital: análise no contexto da Biblioteca Nacional do Brasil Artigo

    Assis, Isabella Carolina Pongelupe; Paula, Lorena Tavares de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O avanço tecnológico e a revolução da informação digital contribuíram para a produção de documentos e informações digitais. Neste sentido, as bibliotecas atuam como instituições que auxiliam na interação e na mediação da informação, suprindo as necessidades informacionais do usuário e contribuindo para o acesso, uso e disseminação da informação. Neste cenário, indaga-se: como é estabelecida a mediação da informação digital na Biblioteca Nacional Digital do Brasil? Objetivo: Compreender como é estabelecida a mediação da informação digital na Biblioteca Nacional Digital do Brasil. Metodologia: Trata-se de uma abordagem qualitativa, onde o percurso metodológico será desenvolvido através de uma revisão bibliográfica em artigos, livros, bases de dados de comunicação científica, recuperando os conceitos de Bibliotecas Nacionais Digitais e Mediação da Informação Digital. Além disso, uma análise ao site da Biblioteca Nacional Digital a fim de identificar os elementos referente a mediação da informação. Resultados: Observou-se que a Biblioteca Nacional Digital utiliza para mediação da informação digital o catálogo online, metadados descritores em formato Dublin Core, catalogação em Marc21 e os canais nas redes sociais, tais como: Youtube, Instagram, Facebook, que informam os usuários e tiram dúvidas. Conclusão: As Bibliotecas Nacionais disponibilizam bibliotecas digitais que se tornam espaços de interação social, disseminando as informações nos ambientes virtuais. Essas informações podem ser acessadas através de suportes e ferramentas midiatizadas. Todas essas ações facilitam a disseminação e a recuperação da informação

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Technological advancement and the digital information revolution have contributed to the production of digital documents and information. In this sense, libraries act as institutions that assist in the interaction and mediation of information, meeting the user's informational needs and contributing to the access, use and dissemination of information. In this scenario, the question arises: how is the mediation of digital information established in the National Digital Library of Brazil? Objective: The general objective of this study is to understand how the mediation of digital information is established in the National Digital Library of Brazil. Methodology: This is a qualitative approach, where the methodological path will be developed through a bibliographical review of articles, books, scientific communication databases, recovering the concepts of Digital National Libraries and Mediation of Digital Information. Results: Furthermore, an analysis of the National Digital Library website in order to identify the elements relating to information mediation. The results showed that the National Digital Library uses the online catalog to mediate digital information, metadata descriptors in Dublin Core format, cataloging in Marc21 and channels on social networks, such as: Youtube, Instagram, Facebook, which inform users and take doubts. Conclusion: National Libraries provide digital libraries that become spaces for social interaction, disseminating information in virtual environments. This information can be accessed through mediatized supports and tools. All of these actions facilitate the dissemination and retrieval of information.
  • Universo do Conhecimento: classificação e categorização sob o prisma da organização do conhecimento Artigo

    Lima, Gercina Ângela de; Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A organização do conhecimento (OC) é um campo que desempenha papel proativo em ambientes de comunicação e de troca de conhecimentos, aqui considerado um calcado no processo de classificar e categorizar as ciências e o conhecimento. Objetivo: O objetivo deste estudo é delinear, a partir de um contexto histórico, as interações teóricas e metodológicas existentes entre os conceitos de classificação e categorização como processos de representação do universo de conhecimento para que se alcance a OC para públicos diversos. Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando um levantamento bibliográfico, materializado por uma revisão narrativa de literatura. Resultados: Com insumos obtidos nesse levantamento, analisamos as fundações teóricas, características e relações, discorrendo sobre o universo do conhecimento em relação à OC, distinguindo, nesse percurso, os conceitos de classificação e categorização. Conclusões: Constatamos que esses dois processos compõem a OC, sendo as teorias e princípios desenvolvidos nesses estudos fundamentais para todos os aspectos da OC; enquanto a classificação impõe uma estrutura mais estável e rigorosa para organizar entidades, a categorização pressupõe certa flexibilidade, sem delimitações muito rígidas de suas fronteiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Knowledge organization (CO) is one among many fields that attempt to play a proactive role in communication and knowledge exchange environments. Objective: Therefore, this study aims to outline, from a historical context, the theoretical and methodological interactions existing between the concepts of classification and categorization as processes of representing the universe of knowledge to achieve OC for different audiences, that is, from a Librarianship and CI perspective. Methodology: It is characterized as exploratory and descriptive research based on a bibliographical survey, materialized by a narrative literature review. Results: With the input obtained in this survey, we analyzed the theoretical foundations, characteristics, and relationships, discussed the universe of knowledge concerning KO, and distinguished, along the way, the concepts of classification and categorization. Conclusion: It was found that these two processes comprise part of the KO, with classification starting from the characteristics of an organization and finalizing with categorization focusing on the properties of an object or phenomenon.
  • M4law e sua estrutura: possibilidades de modelagem de domínio sob a perspectiva de um SOC Artigo

    Moura, Kamila de Andrade; Rocha, Rafael Port da; Barros, Thiago Henrique Bragato

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Nas instituições, a interação entre informação e tecnologia é estratégica, decisiva e frequentemente competitiva, tornando essencial encontrar soluções para melhorar esse gerenciamento. As tecnologias digitais e a internet oferecem recursos para aprimorar a organização das informações e do conhecimento, mas também geram um volume massivo de informações que complicam estes processos. A análise e a avaliação de sistemas direcionados à estruturação e recuperação da informação representam uma valiosa contribuição para o campo de forma prática e teórica. Objetivo: Este artigo tem como objetivo descrever a macroestrutura do software M4law, analisando seus elementos sob o ponto de vista de um sistema de organização do conhecimento (SOC), mais especificamente relacionando-o às ontologias e seus constructos. Metodologia: Para tal, realizou-se uma breve revisão de literatura contextualizando a área de organização do conhecimento, os SOC e as ontologias. A análise do M4law partiu de seus elementos mais básicos: os objetos, passando pela sua estrutura hierárquica através da criação de um modelo de representação, bem como a verificação de suas propriedades e potenciais relacionamentos entre elementos. Resultados: A partir da análise, verificou-se que o sistema faz uso de estrutura e linguagem que remetem às ontologias, e criou-se um comparativo entre os principais construtos ontológicos e os tipos de objetos do M4law. Conclusão: Por fim, considerou-se que apesar de não haver uma ontologia de forma explícita na ambientação do software, ele opera com base em princípios ontológicos, podendo ser identificado como um SOC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In institutions, the interaction between information and technology is strategic, decisive and often competitive, making it essential to find solutions to improve this management. Digital technologies and the internet offer resources to improve information and knowledge organization, but they also generate a massive volume of information that complicates these processes. The analysis and evaluation of systems aimed at structuring and retrieving information represent a valuable contribution to the field in a practical and theoretical way. Objective: This article aims to describe the macrostructure of the M4law software, analyzing its elements from the point of view of a knowledge organization system (SOC), specifically relating it to ontologies and their constructs. Methodology: To this end, a brief literature review contextualized knowledge organization, SOC, and ontologies. The M4law analysis started from its most basic elements: objects, going through its hierarchical structure, creating a representation model, and verifying its properties and potential relationships between elements. Results: The analysis found that the system uses structure and language that refer to ontologies, and a comparison was created between the main ontological constructs and the types of objects in M4law. Conclusion: Finally, it was considered that although there is no explicit ontology in the software environment, it operates based on ontological principles and can be identified as a SOC
  • Ambiente virtual de integração entre a educação a distância e as bibliotecas universitárias das instituições participantes da Universidade Aberta do Brasil Artigo

    Silva, Ana Paula Lopes da; Ramos, Jorge Luis Cavalcanti; Duarte, Francisco Ricardo; Rodrigues, Kátia de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições de Ensino Superior demanda uma série de adaptações para atender a esta modalidade educacional, que alcança também as Bibliotecas Universitárias como unidades de apoio informacional ao ensino, à pesquisa e à extensão. A EaD torna-se público-alvo dessas unidades, requerendo produtos e serviços, sobretudo tecnológicos, para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Identificar ações voltadas para a disponibilização de ambientes/plataformas de serviços para a EaD em bibliotecas de instituições integrantes da Universidade Aberta do Brasil. Metodologia: O estudo é de caráter descritivo e de abordagem quali-quantitativa. As instituições foram consultadas no Sistema SisUAB e a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário on-line com gestores de bibliotecas destas instituições. Resultados: Constata-se que das 76 instituições respondentes, em apenas três identificaram-se ações de integração por meio de ambiente/plataforma para a EaD, sendo que o atendimento a esse público está centrado, em sua maior parte, na disponibilização de bibliotecas virtuais e em bases de dados. Destaca-se a visão dos profissionais quanto à ausência de necessidade de atendimento diferenciado para o público a distância e presencial, com a máxima de que todos os serviços estão disponíveis a todos os públicos. Conclusão: As iniciativas são poucas frente ao universo das instituições investigadas, de forma a demandar um aumento e uma efetividade de ações para mitigar essa defasagem informacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The development of Distance Education in Higher Education Institutions requires a series of adaptations to this educational modality, which also affects university libraries as information support units for teaching, research and extension. Distance learning becomes the target audience of these units, requiring products and services, especially technological ones, to support the teaching-learning process. Objective: To identify actions aimed at providing environments/platforms for distance learning services in libraries of institutions that are part of the Open University of Brazil. Methodology: This is a descriptive study with a qualitative and quantitative approach. The institutions were consulted through the SisUAB system, and data were collected by applying an online questionnaire with library managers of these institutions. Results: It can be seen that out of the 76 responding institutions, only three identified integration actions through an environment/platform for distance learning, and the service to this public is mostly centered on making virtual libraries and databases available. What stands out is the professionals' view that there is no need for differentiated services for distance and face-to-face audiences, with the maxim that all services are available to all audiences. Conclusion: The initiatives are few in relation to the universe of institutions investigated, so that actions to mitigate this information gap need to be increased and made more effective.
  • Acesso ao conhecimento no contexto da Ciência Aberta: explorando a popularidade do Sci-Hub no Brasil Artigo De Pesquisa

    Oddone, Nanci; Souza, Leticia Vitória R. Lima de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O Sci-Hub é um canal de acesso a textos científicos totalmente gratuito e sem necessidade de cadastro que recupera documentos através do título ou de identificadores persistentes, mesmo quando são textos protegidos pelas leis de direito autoral. O artigo apresenta o contexto de criação do Sci-Hub e seu funcionamento, informando sobre as barreiras à comunicação científica impostas pelo sistema editorial vigente. Objetivo: O estudo investigou a extensão do uso do Sci-Hub no Brasil entre estudantes de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas. Metodologia: A pesquisa envolveu um survey sobre as motivações para o uso do Sci-Hub, aplicado com o auxílio do Google Formulários. Resultados: Os resultados mostraram que cerca de 20% dos respondentes não conheciam o Sci-Hub. Entre os 779 pósgraduandos que conheciam a ferramenta, 88% indicaram usá-la regularmente, seja pelo custo zero ou pela praticidade (74%). Pouco mais de 14% assinalaram desobediência intelectual como motivação para usar o Sci-Hub. Os resultados indicaram também que o Sci-Hub tem se mantido como um atalho entre o pesquisador e o conteúdo científico indispensável para a realização de sua pesquisa e para a evolução da ciência. Conclusões: Conclui-se que a criação do Sci-Hub e sua intensa utilização no Brasil e ao redor do mundo são um sintoma da reação dos cientistas ao esquema deteriorado de comunicação científica mantido pelas editoras internacionais e uma constatação da importância dos princípios da Ciência Aberta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Sci-Hub is a channel for accessing scientific texts completely free of charge and without the need for registration, which retrieves documents by title or persistent identifiers, even when texts are protected by copyright laws. The article presents the context in which Sci-Hub was created and how it works, informing about the barriers to scientific communication imposed by the current editorial system. Objective: The study investigated the extent of use of Sci-Hub in Brazil among stricto sensu graduate students from different areas. Methodology: The research involved a survey on the motivations for using Sci-Hub, applied with the help of Google Forms. Results: The results showed that around 20% of respondents were not aware of SciHub. Among the 779 graduate students who were familiar with the tool, 88% indicated that they use it regularly, either because of its zero cost or because of its practicality (74%). Just over 14% cited intellectual disobedience as a motivation for using Sci-Hub. The results also indicated that Sci-Hub has remained a shortcut between the researcher and the essential scientific content for carrying out his research and for the evolution of science. Conclusions: It is concluded that the creation of Sci-Hub and its intense use in Brazil and around the world are a symptom of the reaction of scientists to the deteriorated scheme of scientific communication maintained by international publishers and a confirmation of the importance of the principles of Open Science.
  • Gestão da informação no setor bancário: análise por meio do discurso do sujeito coletivo Artigo De Pesquisa

    Moraes, Silvana de Souza; Damian, Ieda Pelogia Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A gestão da informação contribui para o desenvolvimento das organizações, à medida que possibilita a disponibilização, acesso e uso da informação para a tomada de decisões. Objetivo: Este artigo busca apresentar os desafios da gestão da informação no nível estratégico de uma empresa do setor bancário. Metodologia: Utilizou-se da entrevista como instrumento de coleta de dados que formam analisados por meio do Discurso do sujeito coletivo, com a identificação de três categorias de análise, quais sejam acesso, registro e organização. Resultados: Foram identificadas a dificuldade de acesso e compreensão da informação e a necessidade de recorrer a especialistas, ao dono da informação; além do grande volume de informações e tempo escasso para acesso e interação com elas e de não haver incentivo ou valorização do registro de informações em desenvolvimento de projetos e a existência de múltiplos canais que dificultam o acesso e apropriação da informação pelos sujeitos. Conclusão: Os resultados apontam a necessidade de maior atenção ao usuário nos processos de gestão da informação, a fim de propiciar o acesso adequado e facilitado aos repositórios de informação, o gerenciamento dos canais disponíveis, o incentivo ao registro e a necessidade do descarte da informação obsoleta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Information management contributes to the development of organizations, as it enables the availability, access and use of information for decision making. Objective: This article seeks to present the challenges of information management at the strategic level of a company in the banking sector. Methodology: The interview was used as the instrument for collecting data that was analyzed through the Discourse of the Collective Subject, with the identification of three categories of analysis: access, registration and organization. Results: Difficulties in accessing and understanding information and the need to turn to experts, the owner of the information, were identified; in addition to the large volume of information and limited time to access and interact with it and the lack of incentive or appreciation for recording information in project development and the existence of multiple channels that make access and appropriation of information by subjects difficult. Conclusion: The results point to the need for greater attention to the user in information management processes, in order to provide adequate and facilitated access to information repositories, management of available channels, encouragement of registration and the need to discard information obsolete.
  • Fluxos informacionais das políticas de assistência estudantil: uma análise na Universidade Federal do Paraná Artigo De Pesquisa

    Silva, Rafael Felix da; Razzolini Filho, Edelvino

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução/objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar como se caracterizam os fluxos de informação que subsidiam a atuação dos gestores de políticas de assistência estudantil na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Metodologia: Os dados foram coletados via questionário estruturado, e tratados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Resultados: Os resultados apontaram que os gestores de políticas de assistência estudantil possuem demandas informacionais complexas, dinâmicas e heterogêneas, e que reconhecem a relevância da informação no suporte aos seus processos decisórios. O ambiente informacional é permeado por fatores intervenientes como: pressões da comunidade acadêmica, questões éticas, e de dependência tecnológica, além da complementaridade entre a utilização de canais e fontes de informação formais e informais. A má comunicação, a falta de integração entre sistemas, e a sobrecarga informacional se constituíram como barreiras que, tanto dificultam o compartilhamento de informações, como tornam seu processo de recuperação mais lento. Conclusão: Estes resultados delineiam um diagnóstico descritivo-interpretativo que pode contribuir para o desenvolvimento de fluxos informacionais mais adequados à consecução de políticas de assistência estudantil, impactando positivamente todas as partes nelas interessadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction/Objective: This research aimed to identify how the information flows that subsidize the actions of the managers of student assistance policy at Federal University of Paraná (UFPR) are characterized. Methodology: Data were collected through the application of a structured questionnaire and treated using descriptive statistics and content analysis. Results: The results showed that the managers of student assistance policy have complex, dynamic and heterogeneous informational demands, and that they recognize the relevance of information in supporting their decision-making processes. The informational environment is permeated by intervening factors such as: pressure from the academic community, ethical issues, and technological dependence, in addition to the complementarity between the use of formal and informal channels and sources of information. Poor communication, lack of integration between systems, and informational overload constitute barriers that both make it difficult to share information and make its recovery process slower. Conclusion: These results outline a descriptive-interpretative diagnosis that can contribute to the development of information flows that are more appropriate for the achievement of student assistance policies, positively impacting all related parties.
  • Cultura informacional voltada para instituições de ensino superior: valores e crenças como elementos centrais Artigo De Pesquisa

    Sambo, Acia Domingos Cumbane; Woida, Luana Maia

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A cultura informacional envolve critérios fundamentais, valores e crenças, que refletem no comportamento informacional consistindo no modo como a informação é interpretada e manejada por indivíduos e grupos. Objetivo , da pesquisa foi analisar a cultura informacional voltada a Instituição de Ensino Superior (IES), privilegiando que o pano de fundo se constitua em Moçambique, e que se consolida a partir de valores da filosofia da organização por parte dos seus membros, cujos principais integrantes são docentes, funcionários e estudantes. Metodologia , utilizou-se a pesquisa bibliográfica de nível exploratório e abordagem qualitativa, buscando-se várias fontes, desde artigos científicos e teses que discutem a temática, priorizando-se a consulta à base de dados BRAPCI. Resultados , faz-se necessária a compreensão da cultura informacional, na medida que ela interfere na construção e o uso de normas e políticas de IES, estimulando formas aceitáveis e esperadas de comportamentos e compartilhamento da informação, por fim, Conclusão os valores voltados a CI tem base em novos conhecimentos, aprendizagem contínua entre docentes, discentes e funcionários das IES na como na distribuição hierárquica, no acesso, busca e produção de conhecimento científico e administrativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Informational culture involves fundamental criteria, values and beliefs, which reflect on informational behavior consisting of the way information is interpreted and handled by individuals and groups, information favors productivity and the ability to perform routine work. The objective of the research was to analyze the informational culture aimed at the Institution of Higher Education (HEI), favoring that the background is constituted in Mozambique, and that it is consolidated from the values of the organization's philosophy on the part of its members, whose main members are professors, students and employees. Methodology , exploratory bibliographical research and a qualitative approach were used, seeking various sources, from scientific articles and theses that discuss the theme, prioritizing consultation with the BRAPCI database. Results , it is necessary to understand the informational culture, as it interferes in the construction and use of HEI norms and policies, stimulating acceptable and expected forms of behavior and information sharing, finally, Conclusion the values oriented to IC is based on new knowledge, continuous learning among professors, students and employees of HEIs in as in the hierarchical distribution, in the access, search and production of scientific and administrative knowledge.
  • Resiliência informacional: uma revisão da literatura Artigo De Pesquisa

    Ferraz, Tairine Vieira; Helal, Diogo Henrique

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução . O termo 'resiliência informacional' trata-se de um conceito acadêmico emergente que envolve desde noções de adaptação e permanência da informação até noções processuais de transição e enfrentamento, com aplicações abrangentes em diversos campos do conhecimento. Sua grande amplitude de utilização, torna importante compreender as raízes de seu desenvolvimento e seus conceitos fundamentais. Objetivo . O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução temática do campo de pesquisa sobre resiliência informacional. Metodologia . Foi realizada uma revisão sistemática da literatura por meio de um estudo bibliométrico utilizando a base de dados Web of Science e o apoio dos softwares StArt, citnetexplorer e VOSviewer para sua operacionalização. Resultados . Foram analisados 34 artigos e os dados apontam para um campo de pesquisa difuso, emergente e ambíguo. As áreas de ciência da computação e ciência da informação são as mais produtivas e relevantes nas publicações sobre o tema. Também são destacadas as tensões teóricas decorrentes de múltiplas compreensões do conceito e um viés excessivamente otimista nas abordagens que o utilizam. Conclusão . O estudo avança na compreensão sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa, analisando as principais publicações, autores mais citados, temas abordados e as bases de sua evolução, sugerindo que pesquisas futuras devam se concentrar no caráter paradoxal intrínseco ao conceito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction . The term 'informational resilience' represents an emerging academic concept that ranges from notions of adaptation and permanence of information to procedural notions of transition and coping, with wide-ranging applications in various fields of knowledge. Its wide range of use makes it important to understand the roots of its development and its fundamental concepts. Objective . The objective of this study is analyze the thematic evolution within the research field of informational resilience. Methodology . A systematic literature review was undertaken, employing bibliometric analysis through the Web of Science database. The analysis operationalization was supported by software tools StArt, citnetexplorer, and VOSviewer. Results . 34 articles were analyzed and the data point to a diffuse, emerging and ambiguous research field. The computer science and information science areas are the majority productive and relevant in publications on the topic. Theoretical tensions arising from multiple understandings of the concept and an excessively optimistic bias in the approaches that use it are also highlighted. Conclusion . The study contributes to comprehension of the research field's development through an analysis of key publications, most cited authors, addressed topics, and the underlying foundations of its evolution. The analysis suggests that future research should focus on the inherent paradoxical nature of the concept.
  • O texto artístico, o contexto e o intertexto na elaboração de índices temáticos de séries artístico-pictóricas Artigo De Pesquisa

    Medeiros, Wagner Oliveira de; Pinho, Fabio Assis

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: As séries artístico-pictóricas são um tipo de documento com particularidades informativas que enviezam novos caminhos para atividades de representação. Suscitam a valorização de uma abordagem sociocognitiva que respeite as particularidades culturais da produção documental no campo das Artes. Objetivo: Discutir sobre o texto artístico, o contexto e o intertexto na elaboração de índices temáticos de séries artístico pictóricas, em específico da série “Linguagem do Agreste” do artista plástico pernambucano Joaz Silva, com base na dimensão sociocognitiva dos processos documentários. O índice em questão foi desenvolvido para fins de representação das informações oriundas das narrativas visuais com valor memorialístico e de caráter contextual de produção da série. Deste modo, trazem-se inferências sobre os processos de análise da série, categorização de conceitos e estruturação do índice temático realizado. Metodologia: A pesquisa constitui-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa e caráter exploratório e interdisciplinar entre os campos da Ciência da Informação e das Artes. Está pautado na elaboração de índices temáticos a partir de uma triangulação metodológica para: análise das obras e das séries artístico-pictóricas pelas metodologias de Panofsky (1991) e Medeiros e Pinho (2018), categorização de conceitos com o uso de facetas adaptadas a partir de Manini (2002) e sistematização cognitiva de assuntos pela produção do índice em questão. Resultados: Apresenta as etapas de análise documental, processamento dos resultados da análise documental e a estruturação do índice temático. Conclusão: A discussão interdisciplinar estabelecida amplia e oportuniza as discussões da Ciência da Informação sobre os documentos artísticos. A elaboração de índices temáticos é uma contribuição social para as artes e para os artistas, servindo como material de consulta e de referência para a indexação de séries artísticopictóricas e para a comunidade de pesquisadores, como fonte de informação e consulta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Artistic-pictorial series represent a unique type of document with informative particularities that pave new paths for representation activities. They prompt the valorization of a socio-cognitive approach that respects the cultural specificities of documentary production in the field of Arts. Objective: To discuss the artistic text, context, and intertext in the elaboration of thematic indexes of artistic-pictorial series, specifically focusing on the series "Linguagem do Agreste" by the Pernambuco artist Joaz Silva, based on the socio-cognitive dimension of documentary processes. The index in question was developed for the purpose of representing information stemming from visual narratives with memorial value and contextual production characteristics of the series. Thus, inferences are drawn regarding the series analysis processes, concept categorization, and the structure of the performed thematic index. Methodology: The research consists of a qualitative case study with an exploratory and interdisciplinary approach between the fields of Information Science and Arts. It is based on the development of thematic indexes through methodological triangulation for: analysis of works and artistic-pictorial series using the methodologies of Panofsky (1991) and Medeiros and Pinho (2018), concept categorization using facets adapted from Manini (2002), and cognitive systematization of subjects through the production of the index in question. Results: It presents the stages of documentary analysis, processing of the results of the documentary analysis, and the structuring of the thematic index. Conclusion: The interdisciplinary discussion established broadens and provides opportunities for Information Science discussions on artistic documents. The development of thematic indexes is a social contribution to the arts and artists, serving as material for consultation and reference for the indexing of artistic-pictorial series and for the research community as a source of information and consultation.
  • Implementação da Resource Description e Access (RDA): aspectos relevantes para a gestão de bibliotecas Artigo De Pesquisa

    Faria, Cleide Vieira de; Lourenço, Cíntia Azevedo; Pereira, Frederico Cesar Mafra

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Resource Description and Access (RDA) são diretrizes que orientam a criação de metadados dos recursos informacionais disponibilizados nos catálogos online das bibliotecas. Compreende-se que elaborar estratégias para administrar a implementação da RDA facilita o processo e motiva a comunidade bibliotecária a adotar a nova norma. Objetivo: Apresentar os aspectos relevantes que possam contribuir para o gerenciamento da implementação da RDA nas bibliotecas. Metodologia: Pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, por meio das bases Portal Capes, Scopus Elsevier, Brapci, BDTD, OasisBr, com uso da técnica de análise de conteúdo Bardin (2011). Resultados: Apresentação dos aspectos considerados relevantes em categorias: (1) Recursos humanos e financeiros; (2) RDA Toolkit (3); Treinamento em RDA; (4) Procedimentos de catalogação: decisões, políticas e documentações; (5) Preparação do sistema de gestão de bibliotecas; (6) Suportes e ferramentas tecnológicas. Conclusão: A implementação da RDA nas bibliotecas envolve inovações, oportunidades e desafios. A biblioteca inova ao alinhar-se às práticas contemporâneas das demais bibliotecas, facilitando a troca de dados durante a catalogação, preparando-a para um futuro com dados vinculados. Considera-se como oportunidade a capacitação dos profissionais em catalogação, a melhoria dos serviços, como a atualização das documentações e o fortalecimento do controle de autoridades. Os desafios incluem os custos de implementação, a necessidade de tradução da ferramenta RDA Toolkit, a elaboração eficaz do treinamento para a equipe e das políticas de catalogação; e a preparação do sistema de gestão de bibliotecas. Superar esses desafios exigirá esforços coordenados e estratégias sólidas para garantir uma transição suave e bem-sucedida para a RDA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Resource Description and Access (RDA) are guidelines that guide the creation of metadata for information resources available in libraries' online catalogs. It is understood that developing strategies to manage the implementation of the RDA facilitates the process and motivates the library community to adopt the new standard. Objectives: present the relevant aspects that can contribute to the management of RDA implementation in libraries. Methodolog: Bibliographic research with a qualitative approach, using the Portal Capes databases, Scopus Elsevier, Brapci, BDTD, OasisBr and used content analysis as a technique Bardin (2011). Result: presentation of aspects considered relevant in categories: (1) Human and financial resources; (2) RDA Toolkit; (3) RDA training; (4) Cataloging procedures: decisions, policies and documentation; (5) Preparation of library management system; (6) Technological supports and tools. Conclusion: The implementation of RDA in libraries involves innovations, opportunities and challenges. The library innovates by aligning itself with the contemporary practices of other libraries, facilitating data exchange during cataloging, preparing it for a future with linked data. It is considered an opportunity to train professionals in cataloging, improve services, such as updating documentation and strengthening authority control. Challenges include implementation costs, the need to translate the RDA Toolkit, the effective development of staff training and cataloging policies; and the preparation of the library management system. Overcoming these challenges will require coordinated efforts and solid strategies to ensure a smooth and successful transition to the RDA.
  • Audiolivros na Ciência da Informação: uma revisão sistemática de literatura Artigo De Pesquisa

    Gonçalves, Suellen Souza; Silva, Patrícia Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O audiolivro é uma gravação sonora de um livro ou qualquer texto, em que pode escutar, em vez de ler. Este suporte pode conter efeitos sonoros, como música ou sons ambientes, narração ou voz sintética. Com as inovações tecnológicas e novos suportes, o audiolivro evoluiu e atualmente é comercializado em formatos digitais. No contexto da Ciência da Informação (CI), entender como os audiolivros estão organizados e representados é fundamental para sistematizar sua recuperação. Objetivo: Delinear um panorama da temática dos audiolivros na área da CI, com foco em sua representação e recuperação. Metodologia: o estudo caracterizado como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), para investigar a produção acadêmica sobre a temática, sem delimitação de tempo, executada em 2023. Resultados: A RSL incluiu três etapas de análise, alcançando uma amostra de 24 documentos. Foi possível identificar que os audiolivros estão inseridos em diversas áreas do conhecimento e são utilizados de diversas formas, abrangendo aprendizagem, inclusão e acesso à informação em bibliotecas e centros de informação, onde sua aquisição ainda é discutida, principalmente com relação aos custos. Há iniciativas para representação textual, no contexto da CI, no entanto, sem um olhar específico para os formatos e ambientes onde os audiolivros estão disponibilizados. Conclusão: A quantidade limitada de estudos que abordaram a representação e a recuperação da informação em audiolivros na CI pode sinalizar que a temática precisa ser aprofundada, principalmente com o avanço dos serviços streaming e plataformas digitais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: An audiobook is a sound recording of a book or any text, which you can listen to instead of reading. This medium may contain sound effects, such as music or ambient sounds, narration or synthetic voice. With technological innovations and new media, audiobooks have evolved and are currently sold in digital formats. In the context of Information Science (IS), understanding how audiobooks are organized and represented is fundamental to systematizing their retrieval. Objective: To outline an overview of the topic of audiobooks in the area of IS, with a focus on their representation and recovery. Methodology: The study characterized as descriptive and exploratory, with a qualitative and quantitative approach, carried out a Systematic Literature Review (SLR), to investigate academic production on the topic, without time limits, carried out in 2023.Results: The SLR included three analysis stages, reaching a sample of 24 documents. It was possible to identify that audiobooks are inserted in different areas of knowledge and are used in different ways, covering learning, inclusion and access to information in libraries and information centers, where their acquisition is still discussed, mainly in relation to costs. There are initiatives for textual representation, in the context of IS, however, without a specific look at the formats and environments where audiobooks are available. Conclusion: The limited number of studies that addressed the representation and retrieval of information in audiobooks in IS may signal that the topic needs to be deepened, especially with the advancement of streaming services and digital platforms.
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): a relação entre as políticas e os regimes de informação Artigo De Pesquisa

    D'Oliveira, Nadine Passos Conceição; Cunha, Francisco José Aragão Pedroza

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O presente artigo traz reflexões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) a partir do referencial teórico em Ciência da Informação. Objetivo: Apresentar a Lei nº 13.709/2018, recurso jurídico-normativo de uma política nacional de informação, por uma perspectiva de regime de informação. Metodologia: Aplicou-se análise documental para verificar os elementos constitutivos de regime de informação, proposto por González de Gómez, no contexto da LGPD em leis, decretos, portarias, recomendações técnicas e relatórios selecionados do Governo Federal brasileiro. Resultado: Infere-se que leis como a LGPD devam ser observadas pelos seus atores envolvidos, as práticas sociais que são estabelecidas, o ambiente informacional em que é aplicada e a conjuntura de produção (quem, para quem e o porquê), ou seja, o regime de informação. Conclusões: Ao final, considera que os estudos de políticas de informação sejam realizados, na Ciência da Informação, por meio da perspectiva do regime de informação para melhor compreensão do seu contexto de criação, aplicabilidade e adequação das leis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: This article brings reflections on the General Data Protection Law (Law nº 13,709/2018) based on the theoretical framework in Information Science. The objective of this article is to present Law No. 13,709/2018, a legal-normative resource for a national information policy, from an information regime perspective. Objective: It is to present the General Data Protection Law (Law nº 13,709/2018), a legal-normative resource for a national information policy, from an information regime perspective. Documentary analysis was applied, in which the aim was to verify constituent elements of information regimes proposed by González de Gómez in the LGPD context, searching in laws, decrees, and Brazilian Federal Government’s ordinances, technical recommendations and selected reports. Results: It is inferred that laws like LGPD must be observed by the actors involved, the social practices that are conditional, the informational environment in which it will be applied and its production situation (who, for whom and why), that is, its information regime. Conclusions: It considers that information policy studies need to be carried out, in Information Science, through information regime perspective for better understanding its context of creation, applicability, and adequacy.
  • Ciência cidadã na efetivação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Estado de Santa Catarina, Brasil Artigo De Pesquisa

    Silveira, Paola Carvalho da; Bisset-Alvarez, Edgar

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O planeta terra se encontra em uma realidade, na qual cada vez mais se torna necessário ferramentas que possibilitem e discutam a importância da sustentabilidade. No mundo e no Brasil, está em vigência a Agenda 2030, a qual aborda 17 objetivos sustentáveis para tentar minimizar os efeitos da sobrecarga da Terra, além da discussão de problemas sociais, econômicos e ambientais. Objetivo: Por meio da conceituação de ciência cidadã - ciência com não cientistas - analisa o potencial que o conceito tem na efetivação dos objetivos de desenvolvimento sustentável perante o Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030. Metodologia: A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e documental, onde utiliza-se do levantamento de dados e análise documental frente ao objeto de estudo da pesquisa. Resultados: Os resultados possibilitaram abordar os projetos e iniciativas de ciência cidadã relacionando aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da Agenda 2030, obtendo um levantamento dos projetos de ciência cidadã que podem ser utilizados nos ODS do plano de desenvolvimento de Santa Catarina, para obter sustentação das principais ações, ou então referentes atividades que possam ser propostas para o cumprimento do plano. Conclusão: Concluiu-se que existem iniciativas com potencial para serem utilizadas frente ao plano de desenvolvimento de Santa Catarina 2030, principalmente as de cunho ambiental, demonstrando como ações cidadãs podem ser utilizadas para o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Planet Earth finds itself in a reality in which it is increasingly necessary to have tools that enable and discuss the importance of sustainability. In the world and in Brazil, the 2030 Agenda is in force, which addresses 17 sustainable goals to try to minimize the effects of the Earth's overload, as well as discussing social, economic and environmental problems. Objective: Through the conceptualization of citizen science - science with non-scientists - it analyzes the potential that the concept has in the implementation of the sustainable development objectives in the Santa Catarina 2030 Development Plan. Methodology: The research is characterized as bibliographical and documentary, where it uses data collection and documentary analysis in relation to the object of study of the research. Results: The results made it possible to approach citizen science projects and initiatives in relation to the sustainable development goals of the 2030 Agenda, obtaining a survey of citizen science projects that can be used in the SDGs of the Santa Catarina development plan, to obtain support for the main actions, or else referring to activities that can be proposed for the fulfillment of the plan. Conclusion: It was concluded that there are initiatives with the potential to be used in relation to the Santa Catarina 2030 development plan, especially those of an environmental nature, demonstrating how citizen actions can be used to fulfill the objectives established by the 2030 Agenda.
  • Usuários de unidades de informação como elementos centrais para o acesso à informação e cultura Resenha

    Rangel, Thayron Rodrigues; Oliveira, Lúcia Maria Velloso de
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