Acessibilidade / Reportar erro

REVISTA DIREITO GV EM NÚMEROS: BALANÇO DE 2023 E PERSPECTIVAS PARA 2024

REVISTA DIREITO GV EN NÚMEROS: RETROSPECTIVA DE 2023 Y PERSPECTIVAS PARA 2024

Resumo

Este editorial oferece um balanço de 2023 da Revista Direito GV, com dados gerais relativos ao fluxo de manuscritos submetidos à revista durante o ano. Expõe também as perspectivas editoriais para 2024, concluído o processo de adaptação à nova Política Editorial. Desde 2017, temos apresentado, por meio de dados quantitativos, as várias dimensões do trabalho editorial, como número de submissões recebidas, distribuição geográfica dos autores e das autoras e quantidade de pareceres emitidos. Mais recentemente, buscamos incorporar a dimensão de gênero nos dados. O objetivo geral é prestar informações à comunidade da revista, manter um histórico de seus principais marcos e assegurar ampla transparência dos nossos processos editoriais, sempre com vistas ao aperfeiçoamento do trabalho editorial como um todo e à elevação da qualidade dos artigos publicados.

Palavras-chave
Direito; editoração científica; submissão de artigos; avaliação por pares; gênero

Resumen

Este editorial ofrece una retrospectiva del año 2023 de Revista Direito GV, con datos generales relativos al flujo de manuscritos enviados al periódico durante el año. También presenta las perspectivas editoriales para 2024, una vez finalizado el proceso de adaptación a la nueva Política Editorial. Desde 2017, presentamos, a través de datos cuantitativos, las diversas dimensiones del trabajo editorial, como el número de envíos recibidos, la distribución geográfica de los autores y el número de opiniones emitidas. Más recientemente, buscamos incorporar la dimensión de género en los datos. El objetivo general es proporcionar información a la comunidad del periódico, mantener un historial de sus principales hitos y ofrecer una amplia transparencia de nuestros procesos editoriales, siempre con la vista de mejorar el trabajo editorial en su conjunto y aumentar la calidad de los artículos publicados.

Palabras clave
Derecho; publicación científica; envío de artículos; revisión por pares; género

Abstract

This editorial provides an overview of the year 2023 at Revista Direito GV, offering general data on the flow of manuscripts submitted to the journal over the course of the year. It also presents the editorial outlook for 2024, considering that the process of adapting to the new Editorial Policy has been finalized. Since 2017, we have presented through quantitative data, the various aspects of editorial work, such as the number of submissions received, the geographical distribution of authors and the number of reviews issued. More recently, we have sought to incorporate the gender-related data into our analysis. The overall aim is to provide information to the journal community, keep a record of its main milestones and offer broad transparency of our editorial processes, always with a view to improving editorial work as a whole and raising the quality of the articles published.

Keywords
Law; scientific publishing; article submission; peer review; gender

Introdução

A Revista Direito GV realiza um balanço de suas atividades ao longo de 2023 e apresenta as perspectivas editoriais para 2024. Como em editoriais anteriores, propomo-nos ao exercício de prestar informações objetivas à comunidade de autoras e autores, avaliadoras e avaliadores e leitoras e leitores sobre o funcionamento da revista, dando ampla transparência aos nossos processos editoriais. Reúnem-se aqui, entre outras informações, estatísticas a respeito do número de submissões recebidas, distribuição geográfica e gênero dos autores e das autoras, quantidade de pareceres emitidos e tempo médio de avaliação. Com esses editoriais anuais, esperamos também manter um histórico das principais mudanças e dos projetos implementados.

Em 2023, a Revista Direito GV iniciou a implementação de sua nova Política Editorial (Revista Direito GV, 2023REVISTA DIREITO GV. Política Editorial. São Paulo: FGV DIREITO SP, 2023. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.fgv.br/revdireitogv/politicaeditorial . Acesso em: 24 abr. 2024.
https://periodicos.fgv.br/revdireitogv/p...
), que restringiu seu escopo editorial e incorporou algumas das boas práticas de Ciência Aberta. As alterações demandaram adaptação do processo editorial, refletindo sobre alguns indicadores. Outra mudança significativa na governança da revista foi a saída da então editora-chefe, Catarina Helena Cortada Barbieri, à frente da revista desde setembro de 2014, e a entrada do novo editor-chefe Pedro Salomon Bezerra Mouallem. Também foi criado o cargo de presidente do Conselho Editorial, assumido por Luciana Gross Cunha. A transição para a nova Política Editorial e para a nova equipe editorial, contudo, chega ao fim em 2024, com a consolidação das novas práticas e da nova equipe, e as perspectivas são as melhores possíveis. A revista planeja manter a trajetória de excelência que construiu ao longo dos anos e expandir seu impacto acadêmico.

1. Submissões

O Gráfico 1, a seguir, apresenta a quantidade de submissões de novos artigos à Revista Direito GV desde o ano de 2016. Essas submissões representam todos os artigos novos de cada ano, abrangendo tanto artigos originais (submetidos pela primeira vez) quanto as ressubmissões (artigos que receberam decisão de “reject and resubmit” e voltaram alterados).

Gráfico 1 -
SUBMISSÕES NOVAS

Como se pode notar, após três anos consecutivos com um número de submissões novas acima de 500 artigos anuais (2019, 2020 e 2021), houve uma queda no número de submissões nos anos de 2022 e 2023. Essa diminuição não foi uma exclusividade da Revista Direito GV: de acordo com o SciELO, a produção científica comunicada pelos periódicos da coleção SciELO Brasil caiu sistematicamente após a pandemia. Entre 2022 e 2023, ainda segundo o SciELO, houve uma redução na média anual de 13% no total de artigos. Essa é uma tendência, aliás, não apenas brasileira, mas que atingiu diversos países (Elsevier-Bori, 2023ELSEVIER-BORI. Análise da produção científica de 1996-2022: queda inédita no número de artigos científicos do Brasil. Relatório técnico. 2023. Disponível em: Disponível em: https://abori.com.br/publicacoes/ . Acesso em: 24 abr. 2024.
https://abori.com.br/publicacoes/...
).

De qualquer modo, a redução no número de submissões era esperada: a partir de 2023, entrou em vigor a nova Política Editorial (Revista Direito GV, 2023REVISTA DIREITO GV. Política Editorial. São Paulo: FGV DIREITO SP, 2023. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.fgv.br/revdireitogv/politicaeditorial . Acesso em: 24 abr. 2024.
https://periodicos.fgv.br/revdireitogv/p...
), que instituiu critérios mais rígidos para submissões de artigos, a exemplo do afunilamento do escopo editorial da revista e da exigência de titulação mínima para autores (título de mestre, para artigos de autoria única e, nos casos de artigos em coautoria, ao menos um coautor com título de doutor) (Barbieri; Noya; Buzolin, 2023BARBIERI, Catarina Helena Cortada; NOYA, Henrique Cruz; BUZOLIN, Lívia Gonçalves. Revista Direito GV em números: balanço de 2022 e perspectivas para 2023. Revista Direito GV, São Paulo, v. 19, e2300, 2023. https://doi.org/10.1590/2317-6172202300
https://doi.org/10.1590/2317-6172202300...
).

Não apenas esperada, a diminuição no número de submissões era também desejada: como afirmamos no Editorial anterior, as mudanças no escopo e na titulação visavam “tentar contornar a imensa quantidade de artigos submetidos sem potencial de publicação, concentrando energia e recursos na apreciação de pesquisas de ponta e em pesquisadores mais experientes” (Barbieri; Noya; Buzolin, 2023BARBIERI, Catarina Helena Cortada; NOYA, Henrique Cruz; BUZOLIN, Lívia Gonçalves. Revista Direito GV em números: balanço de 2022 e perspectivas para 2023. Revista Direito GV, São Paulo, v. 19, e2300, 2023. https://doi.org/10.1590/2317-6172202300
https://doi.org/10.1590/2317-6172202300...
). Como se verificará mais adiante, consideramos que tais objetivos foram satisfatoriamente alcançados.

É importante observar que nem todas as novas submissões prosseguem para a fase de avaliação preliminar (desk review). Isso porque há uma grande quantidade de manuscritos que, após análise dos requisitos formais mínimos, são devolvidos aos autores para a realização de ajustes e nunca retornam. O Gráfico 2, a seguir, expressa o número de submissões que prosseguiram para o processo de avaliação.

Gráfico 2 -
SUBMISSÕES QUE PROSSEGUIRAM EM AVALIAÇÃO

Esses dados, no entanto, ainda não refletem o número total de submissões que ocorrem a cada ano, uma vez que, além de submissões novas, recebemos também uma quantidade considerável de revisões, após a avaliação por pares. O Gráfico 3, a seguir, retrata o número de submissões totais (artigos novos acrescidos de revisões), o que pode ser considerado o volume total de trabalho anual da revista.

Gráfico 3 -
SUBMISSÕES TOTAIS

Conforme mencionado anteriormente, a queda no número de submissões - que pode ter ocorrido tanto em razão dos critérios mais rígidos da nova Política Editorial quanto por fatores exógenos - foi recebida pela revista com bons olhos, tendo em vista a necessidade de garantir níveis ótimos de qualidade e responsividade no trabalho editorial. Além disso, as referidas mudanças (como o afunilamento de escopo e a exigência de titulação mínima) influenciaram positivamente a qualidade dos artigos submetidos. Um dado que corrobora essa avaliação é expresso no Gráfico 4, a seguir, que representa o número de artigos enviados a avaliadores.

Gráfico 4 -
NÚMERO DE ARTIGOS ENVIADOS A AVALIADORES

O objetivo de concentrar esforços e recursos em submissões com maior potencial de publicação foi alcançado a contento: embora o número de submissões totais tenha diminuído, o número de artigos que se mostraram aptos a prosseguir na avaliação por pares aumentou em 2023. Isso também fica evidente no Gráfico 5, que mostra a relação entre o número de submissões totais (Gráfico 3) e a quantidade total de artigos enviados a avaliadores (Gráfico 4).

Gráfico 5 -
SUBMISSÕES TOTAIS VERSUS NÚMERO DE ARTIGOS ENVIADOS A AVALIADORES

Ainda é fato que uma parcela significativa de submissões não passa das fases iniciais de análise, seja pelo descumprimento dos requisitos formais, seja pela inadequação do conteúdo à nova Política Editorial. Nesses casos, a avaliação é encerrada antes mesmo da avaliação por pares (rejeição em desk review). Autores e autoras devem se atentar para a alta taxa de rejeição inicial. A preparação cuidadosa da submissão e a leitura atenta da política editorial do periódico são fundamentais para uma avaliação exitosa.

A rigor, não é possível calcular com exatidão a proporção entre artigos recebidos e publicados por ano, tendo em vista que o prazo de avaliação de um artigo pode, não com pouca frequência, ultrapassar o período de um ano. Permanece uma estimativa confiável, no entanto, que o percentual de artigos publicados, diante dos artigos recebidos, não ultrapassa um limiar de 10%.

Quanto à origem dos autores que submeteram artigos para avaliação em 2023, os dados são os seguintes: São Paulo manteve-se como o estado com maior número de submissões (representando 24% do total), seguido por Distrito Federal (12%), Minas Gerais (9%), Rio Grande do Sul (8%) e Paraná (6%) - os cinco estados brasileiros com o número mais elevado de submissões. A região Sudeste foi responsável por 43,1% das submissões. Em segundo lugar, a região Sul (com 19%), seguida das regiões Centro-Oeste (16,9%), Nordeste (15,5%) e Norte (5,3%).

Autores e autoras de 19 países diferentes submeteram manuscritos à Revista Direito GV em 2023. O Brasil, naturalmente, aparece em primeiro lugar no número de submissões, seguido de Portugal (10 submissões), Chile (5 submissões), Estados Unidos (4 submissões) e África do Sul (3 submissões). Outros países foram: Alemanha, Austrália, Cazaquistão, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Rússia, Itália, Macau, Países Baixos, Peru e Ucrânia.

2. Tempos médios

A Tabela 1, a seguir, revela que a média (em dias) de avaliação de todos os manuscritos, entre a submissão e a decisão final, estava em queda desde que começamos a aferir esse dado. Porém, para o ano de 2023, essa média teve um aumento. Isso já era esperado, como indicamos anteriormente, devido à necessária adaptação às mudanças da nova Política Editorial, que tornaram o processo editorial mais minucioso e complexo. Esse tempo médio, no entanto, ainda está próximo dos 6 meses recomendados pelo SciELO (SciELO, 2022SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil. São Paulo, set. 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf . Acesso em: 24 jun. 2024.
https://www.scielo.br/media/files/202209...
).

Tabela 1 -
MÉDIA (EM DIAS) DE AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS ENTRE SUBMISSÃO E DECISÃO FINAL (2016-2023)

O tempo médio para o processamento de manuscritos entre submissão e publicação, em 2023, foi de aproximadamente 23 meses, conforme é possível observar na Tabela 2, a seguir. A meta da revista, seguindo as recomendações de boas práticas do SciELO (SciELO, 2022SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil. São Paulo, set. 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf . Acesso em: 24 jun. 2024.
https://www.scielo.br/media/files/202209...
), é chegar à média de 12 meses. Consolidando as novas práticas editoriais e aprimorando seus processos internos, a revista pretende reverter esse movimento de aumento das médias nos próximos anos.

Tabela 2 -
MÉDIA (EM DIAS) DE AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS ENTRE SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO (2018-2023)

3. Avaliação por pares

O número de convites realizados na etapa de double blind peer review em 2023 foi de 450 para a emissão de 150 pareceres. Apesar de o número de convites ter diminuído em 2023 quando comparado aos anos de 2021 e 2022 - em que foram realizados 511 e 506 convites, respectivamente -, houve um aumento na média de convites necessários para a elaboração de um único parecer.

Conforme demonstrado no Gráfico 6, a seguir, esse gargalo no processo editorial persiste e acentuou-se em 2023, pois, enquanto em 2021 e 2022 foi necessária uma média de 2,5 convites para a elaboração de um parecer, em 2023, esse número saltou para 3 convites para cada parecer emitido, havendo casos extremos da necessidade de mais de 10 convites.

Gráfico 6 -
QUANTIDADE DE CONVITES A PARECERISTAS VERSUS QUANTIDADE DE PARECERES EMITIDOS (2020-2023)

4. Distribuição de gênero

A desigualdade de gênero na submissão à revista, ou seja, a disparidade entre autoras e autores dos manuscritos submetidos, continua sendo uma realidade e já foi objeto de editoriais anteriores.

Contudo, pela primeira vez desde 2019, houve uma diminuição na diferença entre a porcentagem de artigos submetidos com apenas autores homens e com apenas autoras mulheres. Essa diminuição deve-se tanto à diminuição do número de artigos submetidos apenas por homens quanto ao ligeiro aumento de artigos submetidos apenas por autoras mulheres. No ano de 2022, a proporção de artigos submetidos apenas por autoras mulheres subiu para 29% - voltando ao patamar que já era registrado desde 2019 - ao passo que o percentual de artigos submetidos apenas por autores homens caiu de 43%, em 2022, para 35%, em 2023. O Gráfico 7, a seguir, ilustra esse cenário.

Gráfico 7 -
PERCENTUAL DE SUBMISSÕES POR GÊNERO DOS AUTORES E AUTORAS (2019-2023)

A diferença na proporção entre pareceristas homens e mulheres esteve próxima ao padrão dos últimos anos, mas teve um pequeno aumento com relação ao ano de 2022, conforme demonstrado na Tabela 3, a seguir. O gargalo em conseguir o aceite de pareceristas é uma das explicações para essa persistente diferença. A revista continuará sua política de igualdade de gênero, nesse contexto, para reduzir a disparidade.

Tabela 3 -
AVALIADORES, POR GÊNERO

5. PERSPECTIVAS PARA 2024

A Revista Direito GV, em 2024, vem passando por mudanças em sua governança. Pedro Mouallem assumiu a posição de editor-chefe, em substituição à Catarina Barbieri, que esteve à frente do periódico de setembro de 2014 a dezembro de 2023, e a professora e pesquisadora Luciana Gross Cunha assumiu a presidência do Conselho Editorial da revista. A nova gestão tem por missão seguir o legado de rigor e excelência construído nos últimos anos e aprofundar as mudanças sinalizadas pela Política Editorial em vigor. Para tanto, a revista avançará duas principais agendas de mudanças.

Primeiro, irá consolidar as alterações editoriais iniciadas em 2023. No que diz respeito à avaliação anônima por pares, a revista buscará fortalecer e aprimorar sua relação com revisores, de modo a facilitar a obtenção de bons pareceres e reduzir os tempos médios das decisões editoriais. A revista está em processo de modificar a sistemática de convites, para expandir o contingente de especialistas, visando promover a maior paridade entre homens e mulheres pareceristas e garantir a excelência nos pareceres. Quanto ao processo de editoração, a Revista Direito GV concluirá sua adaptação às exigências da nova Política Editorial, em especial em termos de maior transparência e detalhamento de informações em cada publicação, e com isso reduzirá substancialmente o tempo médio entre decisão final e publicação até o próximo ano. Também buscando acelerar o tempo da comunicação científica, a nova gestão considera implementar a prática de depositar manuscritos aprovados em servidores de preprints, como o SciELO Preprints. No conjunto, as mudanças objetivam agilizar o processo editorial da Revista Direito GV.

Segundo, a revista buscará refinar sua interlocução com os campos de conhecimento definidos por sua Política Editorial, isto é, “direito e desenvolvimento”, “direito e sociedade”, e “direito e economia”. Isso passará pelo aprimoramento de sua comunicação científica por meio dos canais oficiais da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) e de plataformas parceiras, bem como pela promoção e participação de eventos acadêmicos que debatam suas publicações e/ou comuniquem pesquisas com potencial de publicação futura. Ademais, a Revista Direito GV buscará estimular projetos aderentes ao seu escopo editorial, tais como dossiês e entrevistas. Vale destacar que essa agenda demandará maior articulação da revista com redes nacionais e internacionais de pesquisa. Enfim, todas as mudanças em curso fazem parte de um esforço continuado de aprimoramento de nosso trabalho, visando preservar e fortalecer sua coerência editorial, bem como ampliar seu impacto científico.

CONCLUSÃO

Expressamos nossa profunda gratidão pelas contribuições inestimáveis da comunidade responsável pela contínua manutenção e aperfeiçoamento da Revista Direito GV: autoras e autores, avaliadoras e avaliadores, leitoras e leitores. Reconhecemos que, sem o comprometimento e a dedicação de todas e todos, o trabalho desta revista não seria possível.

O balanço de 2023 sugere que, em um ano de transição para a nova Política Editorial, a Revista Direito GV começou a colher frutos positivos em termos de qualidade dos artigos submetidos e publicados, assim como maior transparência em nosso processo editorial. A revista foi capaz de consolidar mudanças importantes, mantendo seu padrão de excelência em trajetória ascendente. Felizmente, nossa base de leitores continua a crescer e a manter-se engajada. Por todas essas razões, compartilhamos uma perspectiva otimista para 2024.

REFERÊNCIAS

  • BARBIERI, Catarina Helena Cortada; NOYA, Henrique Cruz; BUZOLIN, Lívia Gonçalves. Revista Direito GV em números: balanço de 2022 e perspectivas para 2023. Revista Direito GV, São Paulo, v. 19, e2300, 2023. https://doi.org/10.1590/2317-6172202300
    » https://doi.org/10.1590/2317-6172202300
  • ELSEVIER-BORI. Análise da produção científica de 1996-2022: queda inédita no número de artigos científicos do Brasil. Relatório técnico. 2023. Disponível em: Disponível em: https://abori.com.br/publicacoes/ Acesso em: 24 abr. 2024.
    » https://abori.com.br/publicacoes/
  • REVISTA DIREITO GV. Política Editorial São Paulo: FGV DIREITO SP, 2023. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.fgv.br/revdireitogv/politicaeditorial Acesso em: 24 abr. 2024.
    » https://periodicos.fgv.br/revdireitogv/politicaeditorial
  • SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil São Paulo, set. 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf Acesso em: 24 jun. 2024.
    » https://www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf
  • Como citar este editorial:

    MOUALLEM, Pedro Salomon Bezerra et al. Revista Direito GV em números: balanço de 2023 e perspectivas para 2024. Revista Direito GV, São Paulo, v. 20, e2400, 2024. https://doi.org/-10.1590/2317-6172202400

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2024
  • Data do Fascículo
    2024
Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito de São Paulo Rua Rocha, 233, 11º andar, 01330-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799 2172 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadireitogv@fgv.br