Acessibilidade / Reportar erro

Autopercepção da qualidade de vida e identificação da alexitimia em pacientes com síndrome da falha cirúrgica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome da falha cirúrgica é uma das mais frequentes entidades nosológicas em uma Clinica de Dor e caracteriza-se pela manutenção persistente de queixas álgicas lombares e/ou nos membros inferiores em indivíduos já submetidos a cirurgia vertebral lombar. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida e investigar a presença de alexitimia em uma amostra de indivíduos com síndrome da falha cirúrgica, e analisar as correlações entre intensidade de dor e presença de sintomas de ansiedade e depressão.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, comparativo, de corte transversal com abordagem quantitativa em uma amostra composta de indivíduos com diagnóstico de síndrome da falha cirúrgica (G1) (n=38) e um grupo com dor lombar e sem intervenção cirúrgica (G2) (n=42) pertencentes a uma Clinica da Dor de um hospital escola. Os participantes foram avaliados pelo Inventario Breve de Dor e a escala de Alexitimia de Toronto. Fatores emocionais como ansiedade e depressão foram avaliados pelas escalas Beck e, a qualidade de vida pelo questionário genérico WHOQOL-BREF.

RESULTADOS:

Apontaram escores médios significativamente mais elevados de alexitimia, ansiedade e depressão no G1 e pior qualidade de vida em todos os domínios, se comparado ao G2. Correlações significativas entre alexitimia e depressão (p<0,01) e qualidade de vida (exceto no domínio ambiente) e ansiedade/ depressão (p<0,001).

CONCLUSÃO:

Os resultados destacam o impacto negativo que as variáveis psicológicas, frequentemente subdiagnosticadas, têm na qualidade vida. A melhor compreensão dessas reações emocionais pode promover uma atuação mais eficaz do profissional de saúde.

Descritores:
Alexitimia; Dor lombar; Qualidade de vida; Reoperação; Síndrome pós-laminectomia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br