RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
Verificar a eficácia do tratamento da dor, por meio de uma proposta educativa para a abordagem de pacientes com neuralgia do trigêmeo, uma dor crônica com alto índice de limitações em atividades diárias.
MÉTODOS:
Oito pacientes com neuralgia do trigêmeo em tratamento frequentaram encontros semanais sobre a dor em um hospital geral de referência. Eles apresentavam dor incontrolável apesar dos tratamentos e por isso compareciam em atendimentos com alta frequência (1 vez a cada 1 ou 2 semanas). Eles foram convidados a participar de uma série de encontros (4) para receber informações e discutir sobre a doença e a dor.
RESULTADOS:
Observou-se que houve um aumento nos intervalos de tempo entre as consultas de 2 pacientes, que passaram de visitas semanais para bienais, e 6 pacientes tiveram alta e controle dos sintomas.
CONCLUSÃO:
Educação em dor auxiliou no seu manuseio pelos pacientes e em seu enfrentamento, por meio do entendimento de sua condição e no aumento de habilidades para lidar com ela, reduzindo visitas ao ambulatório por conta da menor recorrência de dor.
Descritores:
Atendimento de pacientes; Dor crônica; Dor neuropática; Idosos; Neuralgia do trigêmeo