Acessibilidade / Reportar erro

Impacto psicossocial e na qualidade de vida de pacientes com síndrome dolorosa após laminectomia* Recebido da Clínica da Dor, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O desencadeamento e a cronificação da síndrome dolorosa pós-laminectomia deve considerar fatores psicossociais e emocionais, que comprometem a qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi identificar esses fatores e avaliar a qualidade de vida de pacientes com síndrome dolorosa pós-laminectomia.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, comparativo, de corte transversal e abordagem quantitativa, com amostra de um grupo teste (I), com diagnóstico de síndrome dolorosa pós-laminectomia (n=16) e um grupo controle (II) submetido a interconsulta na Clínica da Dor (n=15). Os instrumentos foram a escala analógica visual e o dolorímetro de Fischer. Para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado questionário WHOQOL-Bref e para os fatores emocionais ansiedade e depressão, o Inventario Beck de Ansiedade e de Depressão.

RESULTADOS:

Na amostra dos dois grupos houve predomínio do gênero feminino, média de idade de 42,3±5,8 anos (grupo I), maioria casada e média de escolaridade de 8,4±3,0 anos. O tempo médio de dor foi de 0,7±0,3 meses após a cirurgia no grupo I com limiar de dor mais baixo. As dimensões físicas e relações sociais foram as mais comprometidas na qualidade de vida, assim como os níveis de ansiedade e depressão.

CONCLUSÃO:

Esses resultados mostraram pior dor, qualidade de vida, ansiedade e depressão no grupo I, sugerindo maior conhecimento de possíveis complicações pós-operatórias buscando não permitir que se estabeleça um padrão anormal de funcionalidade.

Dor crônica; Impacto psicossocial; Qualidade de vida; Síndrome pós-laminectomia


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br