Acessibilidade / Reportar erro

Estabilidade dos efeitos da fisioterapia na disfunção temporomandibular* * Recebido da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A fisioterapia contribui para amenizar os sintomas da disfunção temporomandibular, pois além de estimular a propriocepção e a produção do líquido sinovial na articulação, melhora a elasticidade das fibras musculares aderidas. O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade dos resultados terapêuticos em um período de follow-up após a fisioterapia, em pacientes com disfunção temporomandibular.

MÉTODOS:

Vinte e cinco indivíduos, de ambos os gêneros, com diagnóstico de disfunção temporomandibular participaram do estudo. Após um programa de fisioterapia multimodal, durante 10 semanas, que incluiu orientações de autocuidado e de exercícios domiciliares, foram reavaliados pelos Critérios Diagnósticos para Pesquisa em Desordens Temporomandibulares e por algometria. Os resultados obtidos logo após o tratamento foram comparados aos resultados da avaliação realizada após 2 meses de follow-up.

RESULTADOS:

Dos 25 participantes do estudo, com média de idade de 31,6 anos, 76% apresentaram ausência de diagnóstico de disfunção temporomandibular logo após o tratamento e destes, 68% mantiveram esse resultado no follow-up de dois meses. Quanto aos ruídos articulares, 60% dos participantes permaneceram sem ruídos e os valores de limiar de dor à pressão não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre as avaliações.

CONCLUSÃO:

A intervenção fisioterapêutica multimodal, combinada à orientação de autocuidado e exercícios domiciliares produziu, neste estudo, efeitos positivos e duradouros nos sintomas de disfunção temporomandibular mantendo os resultados obtidos por dois meses após o término do tratamento.

Condutas terapêuticas; Dor facial; Fisioterapia; Manipulações musculoesqueléticas; Transtornos da articulação temporomandibular


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br