Acessibilidade / Reportar erro

Migrânea e sincronização de ciclo menstrual em mulheres: existe uma relação? Relato de caso* * Recebido da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A migrânea é uma desordem de alta prevalência em mulheres adultas, sendo que com frequência essas pacientes apresentam crises durante o período menstrual. Por outro lado, alguns estudos descreveram sincronicidade de ciclos menstruais em mulheres que residem juntas. Nenhum estudo descreveu se haveria também uma sincronicidade das crises de migrânea entre essas mulheres. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de uma paciente que apresentava episódios de migrânea sincronizados com a menstruação de sua companheira, discutindo os possíveis fatores desencadeantes envolvidos.

RELATO DO CASO:

Paciente de 50 anos, em menopausa há mais de um ano, com antecedente de migrânea sem aura de acordo com os critérios da International Headache Society, apresentando crises de cefaleia tipicamente migranosas durante o ciclo menstrual de sua companheira. Foi avaliada por 3 meses por meio de diário de dor, incluindo a frequência de crises de cefaleia, intensidade das crises, doses de fármacos utilizados e fatores desencadeantes de crises, além de dosagem de hormônio folículo esfoliante e estradiol em diferentes períodos do mês. A paciente apresentou crises de cefaleia durante o período menstrual da companheira, sem evidência de outros fatores associados (alimentação, privação de sono, estresse). Apresentou também níveis de hormônio folículo estimulante que variavam durante o mês, de acordo com o ciclo menstrual da companheira.

CONCLUSÃO:

Não há um consenso com relação à sincronização de ciclos menstruais em mulheres. Entretanto, acredita-se que este relato poderia ser um passo para o desenvolvimento de estudos mais elaborados sobre um assunto tão complexo.

Descritores:
Cefaleia; Menstruação; Transtornos de enxaqueca

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br