Acessibilidade / Reportar erro

Protocolos de acupuntura para o tratamento da disfunção temporomandibular* * Recebido do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Na grande maioria dos casos, o tratamento das disfunções temporomandibulares deve ser um processo não invasivo, interdisciplinar e integrativo. Dentro da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é uma ótima ferramenta que visa a terapia e cura dessas doenças. O objetivo deste estudo foi conduzir uma revisão crítica da literatura para verificar a eficácia da acupuntura tradicional chinesa no tratamento da disfunção temporomandibular do tipo muscular, bem como identificar os principais acupontos.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, LILACS, Scielo e Cochrane para identificar artigos científicos relevantes para o estudo. Os artigos foram selecionados no período de janeiro de 2000 a maio de 2013. Encontrou-se um total de 125 artigos, sendo que 21 foram incluídos. O tratamento de acupuntura isolado ou como terapia complementar, ou ainda comparado com outras técnicas, se mostrou superior e eficiente na melhora da dor e da função de pacientes com disfunção temporomandibular, e os pontos de acupuntura mais citados foram IG4, E6, E7 e F3.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstrou que a acupuntura é uma técnica recomendada pela literatura nacional e internacional para o tratamento de disfunções temporomandibulares de origem muscular, promovendo alivio e/ou redução total da intensidade dolorosa, melhora nos movimentos mandibulares e na função oral e diminuição da hiperatividade muscular dos músculos da mastigação.

Analgesia por acupuntura; Dor facial; Pontos de acupuntura; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular; Transtornos da articulação temporomandibular


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br