Acessibilidade / Reportar erro

A bola suiça no alivio da dor de primigestas na fase ativa do trabalho de parto* * Recebido do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-Mater, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A bola suíça tem sido amplamente utilizada nos diversos setores da saúde. É considerada eficaz no alívio da dor e evolução do trabalho de parto, porém há poucos estudos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da bola suíça no alívio da dor e na duração da fase ativa do trabalho de parto em primigestas.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo randomizado e controlado com 40 primigestas divididas em grupo controle e grupo bola, que realizaram exercícios de mobilidade pélvica durante 30 minutos na fase ativa do trabalho de parto. A dor foi mensurada por meio da escala de categoria numérica, antes e após a terapêutica, por um pesquisador auxiliar. A duração do trabalho de parto foi investigada por meio do partograma.

RESULTADOS:

Foi observada redução significativa da dor no grupo de estudo (p<0,001). Não houve diferença entre os grupos quanto à duração do trabalho de parto (p=0,37).

CONCLUSÃO:

A bola suíça foi um recurso efetivo no alívio da dor no início desse período, devendo ser incentivada pelos profissionais de saúde que assistem parturientes.

Bola suíça; Dor; Trabalho de parto


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br