Acessibilidade / Reportar erro

Força de preensão palmar em idosos com dor nos membros superiores* * Recebido do Curso de Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A força de preensão da mão é de extrema importância na realização das atividades de vida diária, tais como segurar objetos, utilizar um corrimão ou apoios em ônibus, realizar trabalhos domésticos, atividades de autocuidado, enfim, manter a funcionalidade e independência. O objetivo deste estudo foi avaliar a força de preensão palmar de idosos que apresentam dor em membros superiores.

MÉTODOS:

A amostra foi composta por 119 idosos, que foram divididos por gênero, sendo 19 homens e 100 mulheres. A média de idade geral foi de 67,93 anos, a média de idade entre os homens foi de 67,58 anos e entre as mulheres foi de 68 anos. Os idosos foram submetidos a uma avaliação com o dinamômetro Kratos®.

RESULTADOS:

Todos os indivíduos do estudo são destros e há maior prevalência de mulheres. Quando é comparada a força de preensão palmar entre os gêneros sem dor, houve maior força da mão direita e, quando se comparou entres os gêneros com dor, esta influenciou na força de ambas as mãos, sendo a força muscular dos homens superior.

CONCLUSÃO:

Depois da análise dos resultados da amostra estudada, observou-se que a dor influenciou a força de preensão palmar, sendo que os idosos do gênero masculino apresentaram maior força muscular quando comparados ao gênero feminino.

Dor; Força da mão; Força muscular; Idoso


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br