Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida em pacientes com neuralgia trigeminal crônica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A neuralgia trigeminal é uma condição dolorosa debilitante encontrada em alguns pacientes. É classificada como uma dor neuropática episódica, reportada como “choque elétrico”, “queimação” e/ou “formigamento”. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da neuralgia trigeminal na qualidade de vida e sua associação com o tempo de dor.

MÉTODOS:

Foram avaliados 20 pacientes, acima de 40 anos, divididos em 2 grupos. O grupo I foi formado por 10 pacientes com neuralgia trigeminal e o grupo II por 10 pacientes saudáveis, sem dor. Todos os pacientes preencheram uma escala analógica visual sobre a gravidade da dor e o questionário Oral Health Impact Profile sobre qualidade de vida. Os pacientes do grupo I também foram questionados sobre o tempo de início da dor. Os dados foram registrados e submetidos a análise estatística (testes de correlação de Spearman e de Mann-Whitney).

RESULTADOS:

A presença da neuralgia trigeminal tem impacto significativo e negativo na qualidade de vida (p≤0,01). No entanto, nem a intensidade da dor, nem o tempo de dor parecem estar associados a esse resultado.

CONCLUSÃO:

A neuralgia trigeminal exerce um impacto negativo na qualidade de vida, não importando a intensidade da dor.

Descritores:
Dor Crônica; Dor Facial; Neuralgia trigeminal; Qualidade de vida

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br