Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções de enfermagem na dor * * Recebido da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As intervenções de enfermagem referem-se a qualquer cuidado baseado no julgamento e conhecimento clínico do enfermeiro tendo por base uma ação fundamentada cientificamente, realizada e prevista em benefício do paciente. Estas assumem grande importância no controle da dor, uma vez que a dor, quando não tratada adequadamente, afeta a qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores nas dimensões física, psicológica, social e espiritual. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi conhecer as intervenções utilizadas pelos enfermeiros para o manuseio da dor e se estas se relacionam com as propostas pela Nursing Interventions Classification.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, Scielo e Medline. Foram selecionados nove artigos publicados entre 2001 e 2011. Esses artigos descrevem intervenções de enfermagem prestadas para o manuseio da dor em diferentes contextos.

CONCLUSÃO:

A maioria das intervenções de enfermagem citadas nos artigos possui relação com as descritas pela Nursing Interventions Classification. Também foi observada a carência de estudos clínicos relacionados às intervenções de enfermagem para manuseio da dor.

Dor; Enfermagem; Manuseio da dor


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br