Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do exercício físico supervisionado sobre a flexibilidade de pacientes com fibromialgia

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética crônica e difusa no corpo humano. A síndrome, que ainda não tem etiologia conhecida, acomete predominantemente pacientes do sexo feminino. Considerando que exercícios aeróbicos, resistidos e de flexibilidade podem colaborar na redução do impacto negativo que a fibromialgia impõe à qualidade de vida, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do exercício físico supervisionado sobre a flexibilidade de pacientes mulheres com fibromialgia tratadas no Projeto de Extensão "Tratamento Interdisciplinar para pacientes com fibromialgia", desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

A intervenção do estudo consistiu em um programa de exercícios físicos supervisionados com duração de seis meses. A frequência de treinamento foi igual a duas sessões semanais com uma hora de duração cada. O instrumento utilizado para avaliação da flexibilidade foi o teste de sentar e alcançar, o qual foi aplicado no início, depois de três meses e após seis meses de intervenção.

RESULTADOS:

A amostra do estudo foi composta por 29 mulheres (idade: 48,6±10,3 anos) diagnosticadas com fibromialgia. Após os três primeiros meses de intervenção com exercício físico supervisionado, não foram encontradas alterações significativas na flexibilidade da amostra do estudo. A ANOVA one-way apresentou melhora significativa (p<0,05) na amostra do momento inicial para o final (Δ=22,77%).

CONCLUSÃO:

Uma intervenção de seis meses de duração com exercícios físicos supervisionados pode melhorar os níveis de flexibilidade de mulheres com fibromialgia.

Descritores:
Dor; Exercício físico; Feminino; Fibromialgia; Flexibilidade; Reabilitação

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br