Acessibilidade / Reportar erro

Dor: avaliação do 5º sinal vital. Uma reflexão teórica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é na atualidade um critério obrigatório de avaliação de pacientes por se tratar de sintoma prevalente no decurso da doença, como também por ser aspecto de gerenciamento compulsório. Trata-se de uma reflexão teórica e literária que objetivou validar a dor como um sinal vital, elucidar sobre a experiência dolorosa e seu enfrentamento e como a enfermagem gerencia a dor do paciente.

CONTEÚDO:

De acordo com a literatura, apesar dos avanços na área de saúde a dor ainda se apresenta como um problema pouco investigado e por vezes subestimado pelos profissionais de saúde no atendimento ao paciente, portanto reflexões teóricas emergiram formando três categorias: Dor: o 5º Sinal Vital, a experiência dolorosa e seu enfrentamento, gerenciamento da dor e avaliação e intervenção de enfermagem.

CONCLUSÃO:

O paciente necessita de acolhimento, apoio familiar e cuidado numa perspectiva ampla de intervenções de enfermagem, para que desenvolva estratégias de enfrentamento à doença, controle da dor e garanta seu bem-estar.

Descritores:
Cuidados; Dor; Enfermagem

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br