Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos de avaliação da dor em pacientes críticos com dificuldade de comunicação verbal: revisão de escopo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é uma experiência frequente em unidades de terapia intensiva e sua avaliação e manuseio são desafiadores para os profissionais de saúde. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os instrumentos disponíveis para avaliar a dor em pacientes com dificuldade de comunicação verbal em unidades de terapia intensiva.

CONTEÚDO:

Revisão de escopo da literatura, realizada em seis bases de dados, que identificou quatro instrumentos observacionais para avaliação da dor em pacientes críticos: Behavioral Pain Scale, Critical-Care Pain Observation Tool, Nociception Coma Scale e Nociception Coma Scale-Revised. Todos os instrumentos utilizam indicadores comportamentais de dor e apenas um está adaptado para a língua portuguesa.

CONCLUSÃO:

A utilização de um instrumento válido, de fácil aplicação, com descrições claras e objetivas é essencial para a avaliação da dor em pacientes com dificuldade de comunicação verbal em unidades de terapia intensiva. Há instrumentos de boa qualidade para avaliar a dor em unidades de terapia intensiva. A maior parte dos instrumentos, no entanto, não está validada para a língua portuguesa. Estudos de tradução e validação são necessários para que instrumentos com propriedades psicométricas bem estabelecidas estejam disponíveis em nosso meio.

Descritores:
Avaliação da dor; Cuidado crítico; Distúrbios da consciência; Dor; Revisão

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br