Acessibilidade / Reportar erro

Positivismo jurídico x materialismo histórico: uma leitura acerca das fundações dos sistemas jurídicos de Kelsen e Pachukanis1 1 Meus agradecimentos aos pareceristas pelas valiosas contribuições e também a Frank Sautter (UFSM), Juliele Sievers (UFSM), Marcos Palermo (UNIFRA) e Rogério Severo (UFSM) pela leitura minuciosa e pelos comentários sobre o presente trabalho.

Legal positivism x historical materialism: a reading of the foundations of the legal systems of Kelsen and Pachukanis

Resumo

Este artigo avalia as concepções fundacionais dos sistemas jurídicos de Hans Kelsen e Evgeny Pachukanis. Expõe os elementos metodológicos que fazem com que cada um dos autores justifique as bases de seus sistemas teóricos do modo como as formulam e argumenta-se que o fundamento do direito deve residir em uma anuência mínima compartilhada por parte dos indivíduos que residem na comunidade em que o sistema legal é imposto. Com isso, alega-se que o modelo de Kelsen poderia concordar com concepções socialistas moderadas sem que isso implicasse no abandono da estrutura piramidal por ele concebida.

positivismo jurídico; materialismo histórico; socialismo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - 7º Andar, CEP: 20.550-013, (21) 2334-0507 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: direitoepraxis@gmail.com