O que se pesquisa |
Até o momento, em mídia prestigiosa, tem se observado que os modelos mentais conservadores e questões tradicionais convivem e dialogam com modelos mentais contemporâneos e questões inovadoras, sem distinções de ordenamento ou classificação de relevância social, acadêmica ou organizacional. Outro foco de interesse são discussões sobre a organização e o papel do líder em atuar como instrumento de reprodução de temas tradicionais, especialmente, com uma perspectiva gerencial, de gestão de ativos ou de controle. Enquanto, para abordagens inovadoras ou destinadas para a construção de futuro da sociedade e das organizações, o tema liderança envolve o foco em comunidades, inclusão, diversidade, visão coletivista organizacional e estratégias de atuação, especialmente, com uma perspectiva inspiracional ou de orientação. |
Problema a ser pesquisado |
De forma tácita (implícita), nas organizações, na sociedade e nas instituições acadêmicas, o tema liderança tem se modificado e evoluído em comunicações, aplicações ou discussões de interesse, movimentando-se de abordagens tradicionais (conservadoras) para abordagens contemporâneas (inovadoras). Será que, de forma explícita (escrita, publicada, estratificada), esse fenômeno também ocorre ou os pesquisadores e formadores de opinião, a partir de mídia publicada, estão presos a um modelo mental mais presente e representativo do século XX? |
Perspectiva teórica |
Liderança é um fenômeno que ocorre por necessidade organizacional e social. Mas, também, por oportunidade e desenvolvimento de interesses coletivistas. A visão contemporânea sobre liderança inclui percepções inclusiva e plural, não presentes em um modelo mais tradicional, conservador. Essa busca social e organizacional ainda está em construção, dependendo dos colaboradores, do ambiente e da causa a ser representada. Costumam-se ser inseridas, de forma social e cultural, dimensões envolvendo aspectos da liderança de forma implícita, com a própria evolução das instituições e da sociedade. Isso ocorre com a geração de espaços próprios e representativos, ambientes que valorizem a inovação, que rejeitem os modelos conversadores, que estimulem a diversidade e a humanização, em círculos inclusivos e igualitários. Por isso, torna-se natural vivenciar antes o fenômeno (forma implícita ou tácita de observação), para, posteriormente, o notar representado de modo formal e estratificado (forma explícita ou “publicada” de observação). Contudo, percebe-se como proposta de valor o avanço em conjunto e a construção de oportunidades das duas formas de representar o tema. |
Objetivos geral e específico |
O objetivo principal do estudo foi verificar se a orientação de pesquisa científica sobre o tema liderança aproxima-se de uma abordagem tradicional ou contemporânea, quando analisadas as bases de dados de publicações sobre o tema, entre 2014 e 2021, em línguas inglesa e portuguesa. O objetivo secundário foi analisar o nível de relevância e gerar uma classificação entre as bases de dados de publicações em línguas inglesa e portuguesa. |
Postura científica |
Dicotomia entre as representações simbólicas organizacionais e sociais, entre as práticas e pensamentos de gerenciamento (visão tradicional e conservadora) e de liderança (visão inovadora e contemporânea), em manifestações explícitas de se manifestar, interpretar e reproduzir o fenômeno liderança. |
Metodologia |
Definiu-se, como oportunidade do melhor caminho de pesquisa, para responder a pergunta da pesquisa e alcançar os objetivos do estudo, a condução da parte empírica do trabalho em suas fases: a fase 1, de abordagem qualitativa, a partir de um Focus Group, com especialista sobre o tema liderança, alistando descritores de pesquisa, nas línguas portuguesa e inglesa; e a fase 2, de abordagem quantitativa, a partir de uma série de pesquisas bibliométricas, nas seguintes bases de investigação científicas, acadêmicas, tecnológicas e técnicas: Web of Science, Scopus, Scielo, Portal de Periódicos CAPES e Google Scholar. |