Interação |
Em iniciativas de grande porte, como os hackathons online, a interação ocorre apenas entre uma pequena parte dos envolvidos. O dinamismo impossibilita que uma organização líder coordene tantas interações simultâneas. A promoção das interações produtivas ocorre de forma orgânica nos grupos. |
“A interação no nosso grupo foi bem escassa. Tinha muita gente, eu não cheguei contar quantos tinham (...) Mas eu acho que quem participou mesmo foi eu, a Ana e mais umas 3 ou 4 pessoas” (Participante P1). “Eu tomei inciativa à frente. Me tornei mais proativo e observei o comportamento de cada pessoa para ver quem estava realmente comprometido” (Participante P5). |
Alinhamento |
No contexto dos hackathons, a pressão temporal não proporciona o fortalecimento de vínculos sociais ou de valores compartilhados. O alinhamento dos interesses ocorre de forma mais intensa, no calor das decisões, à medida que os prazos para as entregas se esgotam. |
“Ou estava junto e participava dentro do cronograma, ou seria equivalente à metáfora de um barco que saiu no mar e alguns outros pegaram um barquinho e colocaram no mar depois. A seleção natural fez com que o grupo tivesse uma linha de ação e aí, naturalmente, consolidou, fechou” (Participante P5). |
Envolvimento |
A velocidade e a dinâmica dos hackathons online dificultam que os participantes se sintam confortáveis em se envolver desde o início. As entregas rotineiras solicitadas são adotadas pelos envolvidos como um objeto de valor relevante para atrair e envolver os participantes. |
“No início, no meu grupo específico, foi um pouco tímido no começo” (Participante P3). “Eu tentei resgatar as pessoas que foram se perdendo, no momento em que a gente tinha que entregar alguma coisa” (Participante P4). |
Perfil |
Hackathons de grandes proporções possibilitam reunir participantes de perfis heterogêneos para ampliar a geração de ideias. O equilíbrio entre a intensidade e a contribuição é feito organicamente pelos participantes. |
“Como os grupos foram randomicamente organizados, ninguém era do mesmo lugar, isso fez diferença na dinâmica, no processo, na inovação e até na percepção das pessoas do que fazer e como” (Participante P4). |
Papéis |
No contexto dos hackathons, os papéis que emergem da própria interação entre os participantes se mostram mais eficazes do que os papéis estabelecidos formalmente pela organização líder. |
“Eu acabei me envolvendo porque gerei uma ideia. E acabei ajudando todo mundo. Eu tive que trabalhar como líder e consegui fazer com que a galera fizesse as entregas (....) como o grupo era bem heterogêneo tive que ajudar no be a bá” (Participante P2). |
Normas |
Em hackathons online de grandes proporções, a clara explicitação do comportamento esperado e do que deve ser entregue ao final reforça a assertividade dos envolvidos e facilita o alcance dos objetivos coletivos. |
“Uma coisa que eu senti falta de início foi de um edital. Eu acho que seria importante pra gente ter tido esse documento a princípio, para ter uma ideia de onde a gente está, o que a gente está fazendo, quais são as regras, como as interações funcionam” (Participante P1). |