Mobilização de Pesquisa
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MOBPES1 |
Participação em pesquisas com impactos nas empresas e sociedade |
Kalar e Antoncic (2015)KALAR, B.; ANTONCIC, B. The entrepreneurial university, academic activities and technology and knowledge transfer in four European countries. Technovation, Amsterdam, v. 36, p. 1-11, 2015.; Torodovic, Mcnaughton e Guild (2011); O´Shea (2005); Tijsen (2006); Guerrero (2015); Ripper Filho (1994)RIPPER FILHO, J. E. Ciência e tecnologia: para quê? como? In: VOGT, C.; STAL, E. Ciência e Tecnologia: alicerces do desenvolvimento. São Paulo: CNPq, 1994.
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MOBPES2 |
Participação em pesquisas científicas |
MOBPES3 |
Estimulo da pesquisa pelo centro do curo |
MOBPES4 |
Contribuição do centro do curso a pesquisa |
MOBPES5 |
Participação em pesquisas com profissionais não acadêmicos |
MOBPES6 |
Expectativa de contribuição cientifica às empresas e sociedade |
Colaboração da Indústria
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COLEMP1 |
Centro do curso é conhecido pelas empresas pelo incentivo à pesquisa |
Kalar e Antoncic (2015)KALAR, B.; ANTONCIC, B. The entrepreneurial university, academic activities and technology and knowledge transfer in four European countries. Technovation, Amsterdam, v. 36, p. 1-11, 2015.; Torodovic, Mcnaughton e Guild (2011); Costa e Cunha (2001); Segatto e Sbragia (2002); Benedetti et al. (2011) |
COLEMP2 |
Centro do curso conhecido pelo potencial e inovação |
COLEMP3 |
Estudantes dos cursos que trabalham em altos cargos |
COLEMP4 |
Centro dos cursos respeitados pelas empresas |
COLEMP5 |
Incentivo do centro em atividades de pesquisa nas empresas |
COLEMP6 |
Centro do curso constrói relacionamento com empresas |
Informalidades
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INFORM1 |
Centro de curso identifica oportunidades em empresas |
Kalar e Antoncic (2015)KALAR, B.; ANTONCIC, B. The entrepreneurial university, academic activities and technology and knowledge transfer in four European countries. Technovation, Amsterdam, v. 36, p. 1-11, 2015.; Torodovic, Mcnaughton e Guild (2011); Rasmussen, Mosey e Wright (2014)RASMUSSEN, E.; MOSEY, S.; WRIGHT, M. The influence of university departments on the evolution of entrepreneurial competencies in spin-off ventures. Research Policy, Amsterdam, v. 43, n.1, p. 92-106, 2014.,Van Looy et al. (2011)VAN LOOY, B. et al. Entrepreneurial effectiveness of European universities: An empirical assessment of antecedents and trade-offs. Research Policy, Amsterdam, v. 40, n. 4, p. 553-564, 2011.; Ipiranga (2008); Da Gama Mota (2013)DA GAMA MOTA, T. L. N. Interação universidade-empresa na sociedade do conhecimento: reflexões e realidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 1, 2013.; Wennberg, Wiklund e Wright (2011)WENNBERG, K.; WIKLUND, J.; WRIGHT, M. The effectiveness of university knowledge spillovers: Performance differences between university spinoffs and corporate spinoffs. Research Policy, Amsterdam, v. 40, n. 8, p. 1128-1143, 2011.
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INFORM2 |
Centro do curso busca pesquisa fora da Universidade |
INFORM3 |
Centro do curso busca outras fontes além das governamentais |
INFORM4 |
Cooperação com organização melhoram as atividades do centro |
INFORM5 |
Centro busca oportunidades fora do ambiente tradicional |
INFORM6 |
Centro conhecido por pesquisadores eficientes |
Interação das Indústrias
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CONINTEM1 |
Fornecimento de pesquisas realizadas as empresas |
Kalar e Antoncic (2015)KALAR, B.; ANTONCIC, B. The entrepreneurial university, academic activities and technology and knowledge transfer in four European countries. Technovation, Amsterdam, v. 36, p. 1-11, 2015.; Torodovic, Mcnaughton e Guild (2011); Ipiranga (2008); Stal (1999); Rapini (2006); Cruz e Segatto (2009) |
CONINTEM2 |
Contato com empresas para realizar pesquisa |
CONINTEM3 |
Estudantes do centro estão no mercado de trabalho |
CONINTEM4 |
Trabalhar em empresa que se interessa por pesquisa científica |
Atividade Empreendedora
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ATIVEMP1 |
Pedido de patente |
Sherwood e Covin (2008); Tijsen (2006); Park et al. (2005)PARK, H. W.; HONG, H. D.; LEYDESDORFF, L. A comparison of the knowledge-based innovation systems in the economies of South Korea and the Netherlands using Triple Helix indicators. Scientometrics, New York, v. 65, n. 1, p. 3-27, 2005.; Gunasekara (2006)GUNASEKARA, C. Reframing the role of universities in the development of regional innovation systems. The Journal of Technology Transfer, New York, v. 31, n. 1, p. 101-113, 2006.; Smith e Leydesdorff (2014)SMITH, H. L.; LEYDESDORFF, L. The Triple Helix in the context of global change: dynamics and challenges. Prometheus, Abingdon, v. 32, n. 4, p. 321-336, 2014.; Rothermel et al. (2007); D’Esteandpate (2007); Rasmussen, Mosey e Wright (2014)RASMUSSEN, E.; MOSEY, S.; WRIGHT, M. The influence of university departments on the evolution of entrepreneurial competencies in spin-off ventures. Research Policy, Amsterdam, v. 43, n.1, p. 92-106, 2014., Guerero (2015); Kalar e Antoncic (2015)KALAR, B.; ANTONCIC, B. The entrepreneurial university, academic activities and technology and knowledge transfer in four European countries. Technovation, Amsterdam, v. 36, p. 1-11, 2015.; Torodovic, Mcnaughton e Guild (2011) |
ATIVEMP2 |
Pedido de licença |
ATIVEMP3 |
Atividade empresarial ou start up
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ATIVEMP4 |
Trabalho científico promovido por empresa |
ATIVEMP5 |
Promover serviços de pesquisa para empresas |
ATIVEMP6 |
Promover relatórios de pesquisa para empresas |
ATIVEMP7 |
Participação em eventos, workshops, congressos, fóruns, etc. patrocinados por empresas. |