Acessibilidade / Reportar erro

O NOVO LUXO NA ATUALIDADE E O ENGAJAMENTO DAS MELHORES MARCAS GLOBAIS DO MERCADO DA MODA NA INTERNET

THE NEW LUXURY NOWADAYS AND THE ENGAGEMENT OF THE BEST GLOBAL BRANDS IN THE FASHION MARKET ON THE INTERNET

EL NUEVO LUJO HOY EN DÍA Y EL COMPROMISO DE LAS MEJORES MARCAS MUNDIALES EN EL MERCADO DE LA MODA EN LA INTERNET

RESUMO

Este estudo analisa a presença online de marcas globais de moda à luz do novo luxo. Identificando resistências tradicionais à integração digital, destaca-se que seis das nove marcas pesquisadas adotam estratégias condizentes com o novo luxo, enfatizando interação, diálogo e venda de produtos premium no mercado brasileiro. Observa-se um compromisso crescente com a sustentabilidade, especialmente nas marcas Louis Vuitton e Dior, que incorporam ações ambientais e sociais em suas plataformas online. A análise de redes sociais (ARS) revela a interconexão entre os conceitos de luxo e sustentabilidade. Limitações incluem a amostragem restrita a marcas de moda e a falta de pesquisa sobre a exclusividade nas plataformas digitais. O estudo destaca a importância da compreensão aprofundada do engajamento das marcas de luxo na internet para orientar estratégias de marketing digital na pós-modernidade.

Palavras-chave:
Novo Luxo; Marcas de Moda; Sustentabilidade; Engajamento Online; Marketing Digital

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br