Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DA INTERAÇÃO EM SERVIÇOS NA IDENTIFICAÇÃO CONSUMIDOREMPRESA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR1 1 Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) pelo suporte parcial a esta pesquisa.

THE ROLE OF SERVICE INTERACTION IN CONSUMER-COMPANY IDENTIFICATION: AN APPROACH IN THE HIGHER EDUCATION CONTEXT

EL PAPEL DE LA INTERACCIÓN DE SERVICIOS EN LA IDENTIFICACIÓN CONSUMIDOR-EMPRESA: UN ENFOQUE EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

RESUMO

Este estudo investiga a interação em serviços entre estudantes universitários e funcionários, explorando seu impacto na identificação do estudante com a universidade e o boca a boca positivo resultante dessa identificação. Utilizando teorias de identidade social, impacto social e a perspectiva de cadeia serviço-lucro, a pesquisa analisa como a percepção do consumidor em relação a um grupo social, ou sua identificação, influencia seu envolvimento voluntário nos serviços. Uma pesquisa descritiva e quantitativa, com 229 estudantes de duas universidades brasileiras, foi conduzida. Os dados foram fundamentados na técnica de modelagem de equações estruturais baseadas na covariância. Os resultados destacam que a interação com funcionários e a percepção de outros clientes têm impacto positivo na relação estudante-universidade. O estudo confirma que o boca a boca é explicado pela identificação do consumidor com a universidade, sustentando essa relação sob uma perspectiva unidimensional. Além disso, os resultados fortalecem as conexões do construto identificação consumidor-empresa no contexto de serviços, enriquecendo a validade externa ao ser avaliado no ambiente de ensino superior.

Palavras-chave:
Identificação Consumidor-Empresa; Interação com Funcionários; Interação entre Clientes; Boca a Boca; Serviços no Ensino Superior

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br