Schooler (1965)SCHOOLER, R. D. Product bias in the Central American common market. Journal of Marketing Research, Chicago, v. 2, n. 4, p. 394-397, 1965.
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O país de origem influencia nas avaliações dos produtos, porém, pode gerar preconceito com os mesmos. |
Bilkey e Ness (1982) |
O local de produção serve como pista para os consumidores. |
Elliot e Cameron (1994) |
O produto que tiver maior qualidade e melhor preço leva vantagem em relação aos outros, em contrapartida o país precisa ser líder naquele segmento, caso contrário a preferência será dada a outros países. |
O país de origem é um fator extrínseco ao produto e influencia na percepção e julgamento do consumidor. |
Insch e McBride (1997) |
O local de produção atua fortemente no efeito país de origem. |
Schweiger, Otter e Strebinger (1997)SCHWEIGER, G.; OTTER, T.; STREBINGER, A. The influence of country of origin and brand on product evaluation and the implications thereof for location decisions. CEMS Business Review, Jouy-en-Josas, v. 2, p. 1-55, 1997.
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Pessoas adultas possuem maior conhecimento sobre o país de produção de um bem. |
Pessoas com maior nível de educação geralmente não são afetadas pelo efeito país de origem. |
Ayrosa (2000)AYROSA, E. A. T. Some notes on the development of research on country-of-origin effects. Arché Internacional, Trosly-Breuil, v. 26, p. 181-214, 2000.
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O país de origem afeta as atitudes e percepções dos consumidores, entretanto os produtos de certo país não sofrem atitudes generalizadas. |
Ahmed et al. (2002) |
Os consumidores tem maior consideração em relação à marca do que o país de origem, no que diz respeito a produtos com baixo nível de envolvimento. |
Pharr (2005)PHARR, J. M. Synthesizing country-of-origin research from the last decade: is the concept still salient in an era of global brands? Journal of Marketing Theory and Practice, Abingdon, v. 13, n. 4, p. 34-45, 2005.
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A imagem da marca ou a boa reputação da mesma atuam como agente moderador do país de origem na avaliação dos produtos e na intenção de compra. |
Maheswaran e Chen (2006)MAHESWARAN, D.; CHEN, C. Y. Nation equity: incidental emotions in country-of-origin effects. Journal of Consumer Research, [s.l.], v. 33, p. 370-376, 2006.
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As emoções podem alterar as percepções do consumidor acerca do país de origem. |
Chen (2009)CHEN, H. Effects of country variables on young generation’s attitude towards American products: a multi-attribute perspective. Journal of Consumer Marketing, Bingley, v. 26, n. 3, p. 143-154, 2009.
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O efeito país de origem influencia no processo de intenção de compra dos jovens universitários de países em desenvolvimento. |
O patriotismo está presente em grande parte dos consumidores jovens dos países em desenvolvimento, porém não possui um impacto negativo significante na avaliação dos consumidores. |
Papadopoulos e Heslop (2014)PAPADOPOULOS, N.; HESLOP, A. Product-country images: impact and role in international marketing. New York: The Hawort Press, 2014.
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Lançaram o primeiro livro sobre a temática “país de origem”. Destacam que é de extrema importância a compreensão do efeito país de origem como uma nova área de estudo que aborda a aplicação do “Made-in”, como um fator estratégico do marketing internacional e de novas lacunas de pesquisas científicas. |