Liderança -Soft TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.; GROA; ZMICH; RAJABI, 2021). |
Liderança comprometida e visionária estimulam o desenvolvimento de uma cultura de excelência que estimule a criatividade, encorajam e gerenciam ideias diferentes, e desenvolvem a comunicação aberta e os debates de novas ideias com a sua equipe. Estabelece mecanismos de governança e avalia o desempenho. |
Inovat02. O comportamento ético está definido em regras escritas pela empresa, que são conhecidas e praticadas pelos gestores e funcionários. Inovat06. A análise do desempenho da empresa é feita regularmente pelos gestores, e inclui aspectos abrangentes ao negócio como, por exemplo, financeiro, vendas, clientes, colaboradores, fornecedores, produção e uso de alguns indicadores e metas. Inovat08. O comportamento ético está definido em regras escritas pela empresa, que são conhecidas e praticadas pelos gestores e funcionários. Inovat16. Os gestores da empresa compartilham informações com os funcionários de forma regular e abrangente. Inovat22. Os gestores da empresa investem regularmente em seu desenvolvimento gerencial e aplicam os conhecimentos adquiridos na empresa. Inovat28. Os gestores buscam informações e conhecimentos para identificar oportunidades de inovação, sendo estas obtidas regularmente nos relacionamentos externos e internos, através do incentivo aos funcionários para apresentarem ideias com potencial inovador. |
Estratégias e Planos -Soft TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.). |
Esse critério desenvolve a integração sistêmica entre os demais critérios, assumindo o papel de formulação e implementação das estratégias. A missão e visão de refletir nas prioridades estratégicas da organização. As estratégias devem considerar: as necessidades dos clientes, as demandas sociais, os conhecimentos, habilidade e competências dos líderes e funcionários, a capacidade operacional da organização adequando e desenvolvendo novos recursos, rotinas e processos. O planejamento da empresa assume o papel de mecanismo de indução a qualidade e inovação. |
Inovat01. A missão da empresa está definida e é conhecida pelos funcionários. Inovat09. A visão da empresa está definida e é conhecida pelos funcionários. Inovat15. A visão da empresa está definida e é conhecida pelos funcionários. Inovat16. As estratégias da empresa abrangem os principais aspectos do negócio e são definidas formalmente por meio de método, que considera a análise de informações internas e externas. Inovat23. Os indicadores de resultados e suas respectivas metas são estabelecidos para as principais estratégias e são comunicados aos funcionários. Inovat29. Os planos de ação são estabelecidos para o alcance das principais metas da empresa relacionadas às estratégias e são acompanhados regularmente. |
Cliente -Hard TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.). |
Imagem e conhecimento do negócio e relacionamento com o cliente. |
Inovat03. Os clientes da empresa são agrupados e as necessidades e expectativas desses grupos são identificadas formalmente por meio de informações obtidas dos principais grupos de clientes. Inovat10. Os produtos e serviços são divulgados considerando os diferentes grupos de clientes e utilizando meios adequados para assegurar a efetividade desta comunicação. Inovat17. As reclamações dos clientes são recebidas, registradas e tratadas regularmente e o cliente é informado da solução dada à sua reclamação. Inovat24. A satisfação dos clientes é avaliada periodicamente por meio de método formal. Inovat30. As informações obtidas dos clientes são utilizadas regularmente na fidelização dos clientes atuais e captação de novos. |
Sociedade -Hard TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.). |
As políticas da empresa devem estar comprometidas com a excelência ambiental e a responsabilidade com a sociedade. Os gerentes devem planejar a estratégia para contribuir com a comunidade e o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento social. |
Inovat04. As exigências legais aplicáveis e necessárias para o funcionamento da empresa são conhecidas e mantidas atualizadas. Inovat11. Os impactos negativos ao meio ambiente são identificados e são tratados de forma planejada por intermédio de ações adequadas. Inovat18. A responsabilidade social faz parte das estratégias da empresa e as ações ou projetos contam com o envolvimento dos funcionários. |
Informação e Conhecimento -Soft TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.). |
A organização intensiva em conhecimento, agrega à sua vocação empreendedora a capacidade de inovar. O gerenciamento dos sistemas de informação, dos ativos intangíveis e do conhecimento produz desempenho superior, sendo uma fonte de vantagem competitiva. |
Inova05. As informações para o planejamento, análise e execução das atividades para a tomada de decisão estão definidas e disponibilizadas para os colaboradores, por meio de sistemas de informações. Inovat12. A seleção dos funcionários é feita com base em padrões definidos para todas as funções, considerando os requisitos e responsabilidades definidas para a função. Inovat19. As práticas de gestão apresentam melhorias decorrentes da análise de resultados de diagnósticos da gestão da empresa. Inovat25. A empresa busca informações comparativas externas e apresenta evidências de utilização na análise do desempenho e melhoria dos seus produtos, serviços, processos e técnicas de gestão. |
Pessoas -Soft TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.; GROZA; ZMICH; RAJABI, 2021GROZA, M. D.; ZMICH, L. J.; RAJABI, R. Organizational innovativeness and firm performance: Does sales management matter?. Industrial Marketing Management, v. 97, p. 10-20, 2021.). |
Agregar valor aos funcionários resulta na formação de novas habilidades, competências e capacidade para a organização, sendo uma fonte de vantagem competitiva. Agregar valor está relacionado com: cooperação interna; participação e parceria de pessoas; treinamento e desenvolvimento de pessoas; e qualidade de vida no trabalho. |
Inovat06. As funções e responsabilidades das pessoas estão definidas, documentadas para todas as funções e são conhecidas pelos funcionários da empresa. Inovat13. A seleção dos funcionários é feita com base em padrões definidos para todas as funções, considerando os requisitos e responsabilidades definidas para a função. Inovat20. Todos os funcionários são capacitados com base em um plano de capacitação. Inovat26. Os perigos e riscos são identificados formalmente e os riscos são tratados com ações corretivas e preventivas. Inovat31. A empresa adota ações para identificar e promover o bem-estar e a satisfação dos colaboradores decorrentes de análises regulares. |
Processos -hard TQM (FNQ, 2014FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Critérios compromisso com a excelência. 7 ed. São Paulo: FNQ, 2014.; 2017FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017.; SANTOS et al., 2018SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.). |
Gerenciamento de rotinas e processos. Foco na melhoria contínua de processos produtos e serviços. Desenvolvimento de modelos de negócios e processos de identificação de oportunidades, processos para melhoria de suprimento e relacionamento com os fornecedores e processos relacionados a sustentabilidade econômica e financeira do negócio. |
Inovat07. Os principais processos e rotinas do negócio são executados de forma padronizada, com modelos documentados e definidos a partir de requisitos traduzidos das necessidades dos clientes. Inovat14. Os principais processos e rotinas do negócio são controlados com base em padrões definidos, documentados e por meio de indicadores e metas. Inovat21. Os fornecedores da empresa são selecionados com critérios definidos e seu desempenho é avaliado periodicamente, gerando ações para melhoria do fornecimento. Inovat27. As finanças da empresa são controladas com utilização de fluxo de caixa e projeções orçamentárias, a fim de otimizar a utilização dos recursos. |