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Gestão social e ambiental em pequenas e médias empresas: influência e poder dos stakeholders

Social and enviromental management in small and medium enterprises: power and influence of stakeholders

O objetivo deste trabalho foi analisar como grandes empresas influenciam seus fornecedores, nesse caso Pequenas e Médias Empresas PME , em prol da adoção de práticas de gestão sociais e ambientais responsáveis. Utilizou-se para esse propósito a perspectiva da Responsabilidade Social Empresarial RSE que, embora careça de uma unidade teórica consistente, revelou-se mais adequada ao caso. A relevância do estudo se justifica pelo número restrito de trabalhos sobre a RSE em PME e a influência que os stakeholders - conceito usado neste caso no sentido de grupos de interesse - exercem sobre essa relação. O estudo foi realizado dentro do âmbito do Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis -, que teve como objetivo mobilizar, por meio de grandes empresas ou âncoras, a adoção de práticas de gestão sociais e ambientais responsáveis por seus fornecedores. Utilizou-se a metodologia do estudo múltiplo de casos com o propósito de analisar tais impactos por meio de três empresas-âncoras e seis PME. Pelos resultados auferidos, pode-se verificar que a influência dos stakeholders acentua a importância e acelera a adoção das práticas de RSE, contudo carece de força para garantir incremento no desempenho, competitividade e oportunidades de mercado. Tal descoberta contraria o objetivo inicial do Programa Tear, conforme foi pregado às PME por seus organizadores.

Responsabilidade Social; Gestão Social e Ambiental em Pequenas e Médias Empresas; Programa Tear; Stakeholders


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