Em contraste com a redução recorrente da demanda pelas instituições tradicionais, há uma rápida expansão das Edtechs. Consideradas startups educacionais com modelos alternativos de aprendizagem e metodologias inovadoras, baseadas na multidisciplinaridade e na colaboração, pouco se sabe, do ponto de vista teórico, sobre suas características específicas, que contrastam com as modalidades tradicionais de ensino. Este artigo tem como objetivo avaliar a literatura sobre Edtechs, considerando tanto o conceito adotado quanto os desafios e tendências em relação ao futuro dessas novas instituições de ensino. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura dividida em duas etapas. A primeira etapa foi quantitativa, com foco no volume de publicações por autor, em periódicos e demais informações descritivas. A segunda etapa foi qualitativa, com atenção ao conteúdo dos artigos publicados. A análise quantitativa permitiu concluir que os estudos sobre o tema são recentes e com tendência crescente de publicações, mas não há concentração de publicação em periódicos. A análise qualitativa concluiu que as Edtechs têm a missão social de mobilizar novas tecnologias para transformar e melhorar, não apenas o alcance e a qualidade da educação, mas também as perspectivas de vida e de carreira dos estudantes. Esta pesquisa é relevante para toda a comunidade acadêmica e corporativa interessada no tema, pois consolida o conhecimento científico sobre Edtechs.
Palavras-chave:
Edtechs; Conceito; SLR