Origem do banco |
Fundado a partir de um conglomerado de empresas do segmento de entretenimento |
Fundado a partir de um conglomerado de empresas do segmento de distribuição e logística |
Fundado a partir de um conglomerado de empresas do segmento têxtil |
Fundação |
Fim da década de 80 |
Fim da década de 80 |
Começo da década de 80 |
Controle acionário |
Empresa de capital aberto, mas controle acionário realizado por grupo familiar |
Empresa de capital aberto, mas controle acionário realizado por grupo familiar |
Empresa de capital aberto, mas controle acionário realizado por grupo familiar |
Porte da organização |
Médio |
Médio |
Médio |
Tipo de banco |
Comercial de varejo |
Múltiplo |
Múltiplo |
Segmentação de clientes |
Pessoas Físicas |
Pessoas Jurídicas de pequeno e médio porte |
Pessoas Jurídicas de médio e grande porte |
Produtos e serviços |
Financiamento de veículos, empréstimos, consignados, cartões de crédito, seguradora, corretora de valores e consórcio |
Empréstimos, corretagem de valores, seguros e cartões de crédito |
Crédito, câmbio, derivativos, financiamento, cartões de crédito |
Presença física |
Não possui agências bancárias, realiza relacionamentos e operações através de escritórios de representação |
Não possui agências bancárias, realiza relacionamentos e operações através de escritórios de representação |
Não possui agências bancárias, realiza relacionamentos e operações através de escritórios de representação |
Modelo de gestão |
Gestão e operação em processo de profissionalização, mas possui presença de membros da família através de cargos de liderança ou de participação no Conselho |
Gestão e operação em processo de profissionalização, mas possui presença de membros da família através de cargos de liderança ou de participação no Conselho |
Gestão e operação em processo de profissionalização, mas possui presença de membros da família através de cargos de liderança ou de participação no Conselho |
Estilo de gestão |
Conservador |
Conservador |
Conservador |
Número de funcionários (banco) |
Aproximadamente 900 (novecentos) colaboradores |
Aproximadamente 900 (novecentos) colaboradores |
Aproximadamente 3.000 (três mil) colaboradores |
Número de funcionários (em TI) |
Possui por volta de 100 (cem) profissionais, mas contrata desenvolvimento e manutenção de sistemas de parceiros externos |
Possui por volta de 120 (cento e vinte) profissionais, em sua maioria recursos internos da empresa |
Possui por volta de 80 (oitenta) profissionais, em sua maioria recursos internos da empresa |
Resultado em 2012 |
Prejuízo de R$ 604 milhões |
Lucro líquido de R$ 25,67 milhões |
Prejuízo de R$ 137,9 milhões |
Investimentos em TI em 2012 |
R$ 70 milhões |
R$ 20 milhões |
R$ 25 milhões |
Estratégia declarada |
Dobrar a carteira de clientes nos próximos 3 (três) anos |
Dobrar a carteira de clientes nos próximos 3 (três) anos |
Diminuir até o fim de 2013 a carteira de 2 mil clientes para 800 a 1000 clientes com maior rentabilidade e menor risco de inadimplência |
Planejamento Estratégico |
Possui planejamento estratégico formalmente definido, mas não é divulgado para todos os níveis gerenciais |
Não possui planejamento estratégico formalmente estabelecido, as discussões estratégicas são realizadas apenas pela alta liderança |
Não possui planejamento estratégico formalmente estabelecido, as discussões estratégicas são realizadas apenas pela alta liderança |
Estágio do uso da TI (NOLAN, 1979NOLAN, R. L. Managing the crises in data processing., Boston: Harvard Business Review 1979.) |
Se encontra no Estágio de Maturidade |
Se encontra no Estágio de Maturidade |
Se encontra no Estágio de Maturidade |
Governança de TI |
Implantou algumas boas práticas, mas sem utilizar modelos |
Não foram encontradas práticas a respeito de Governança de TI |
Elaborou e estabeleceu um PDTI e implantou boas práticas. |
Escritório de Projetos |
Não possui |
Possui um Escritório de Projetos voltado para projetos de TIC |
Não possui |