Acessibilidade / Reportar erro

Os desafios de conectar liderança situacional e inteligência emocional

RESUMO

Objetivo

O estudo visa identificar se há influência da inteligência emocional nos perfis de liderança frente ao desempenho de suas equipes diante dos pilares pessoas, processos e resultados.

Metodologia

Pesquisa qualitativa que utilizou entrevistas em profundidade para coleta e análise de dados, apoiadas pelo software Iramuteq.

Resultados

Os resultados mostraram que o modelo de liderança situacional se mostrou útil no exercício da liderança, na visão dos entrevistados, e que a inteligência emocional está fortemente associada ao perfil de liderança situacional.

Limitações da pesquisa

As conclusões de um estudo qualitativo não podem ser generalizadas para outras circunstâncias, mas podem apoiar futuras investigações.

Implicações práticas

Os entrevistados percebem a ligação entre liderança situacional e inteligência emocional quando ressaltam a importância de saber administrar conflitos, influenciar a equipe e ter resiliência emocional e empatia.

Originalidade/valor

Esta pesquisa parte do pressuposto de que o uso combinado de variáveis ​​de liderança situacional e inteligência emocional pode orientar a adoção de um estilo de gestão que vise o alcance de resultados no trabalho e maior satisfação dos funcionários no trabalho.

Palavras-chave:
Liderança situacional; Inteligência emocional; Maturidade

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br