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A cultura e o comprometimento como antecedentes do desempenho no setor de alimentos e bebidas

Resumo

Objetivo

O objetivo do artigo foi analisar o impacto da cultura organizacional e do comprometimento do antecedente no desempenho organizacional de restaurantes localizados na cidade de São Paulo para explicar a relação entre as variáveis exógenas do modelo, fornecendo assim aos gerentes um parâmetro de como as dimensões de cultura, comprometimento e desempenho devem ser gerenciadas.

Projeto/metodologia/abordagem

Os dados foram analisados por meio da análise de equações estruturais (PLS-PM) e foram coletados por meio de um questionário com 45 assertivas, durante o período de 2 meses, obtendo-se 116 respostas válidas.

Resultados

Quatro hipóteses foram suportadas - H1- A cultura inovadora influencia positivamente o comprometimento afetivo dos funcionários do restaurante (Γ=0,466), H8 - A cultura de apoio influencia o comprometimento normativo (Γ=0,270), H9 - A cultura de apoio influencia o comprometimento de continuidade (Γ=0,293), H10 - O comprometimento afetivo influencia positivamente o desempenho do bar e do restaurante (Γ=0,293).

Implicações gerenciais

O modelo obtido com o desenvolvimento deste estudo pode ser usado pelos gerentes de restaurantes para gerenciar seus funcionários com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional.

Implicações práticas

As implicações práticas desse modelo foram o fato de que ele pode ser usado para orientar as decisões dos restaurantes em relação ao movimento de melhoria do desempenho.

Originalidade/valor

A lacuna que o estudo preenche é a proposição de um modelo gerencial que leva em consideração os aspectos da gestão de pessoas, como a cultura e o engajamento da equipe, para melhorar o desempenho organizacional de bares e restaurantes.

Cultura organizacional; Comprometimento dos colaboradores; Gestão de bares e restaurantes; Gestão de pessoas; Gestão em alimentos e bebidas

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