Resumo
Objetivo
O objetivo deste artigo é avaliar o impacto do ceticismo do consumidor no valor percebido e na intenção de compra de alimentos orgânicos.
Desenho/metodologia/abordagem
Pesquisa realizada mediante questionário aplicado em uma amostra de 404 entrevistados brasileiros. A análise dos dados incluiu estatística descritiva e modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais.
Constatações
O estudo confirmou a relação negativa entre o ceticismo e o valor percebido dos alimentos orgânicos e a relação positiva entre o valor percebido e a intenção de compra. Em contraste, a relação negativa entre ceticismo e intenção de compra não foi evidenciada.
Implicações práticas
Ao entender o ceticismo, as marcas podem educar os consumidores, construir confiança, refinar propostas de valor e diferenciar seus produtos. Estratégias de comunicação eficazes podem demonstrar a qualidade e autenticidade e, simultaneamente, justificar os preços premium. Sugere-se aos criadores de políticas públicas a promoção de campanhas informativas para melhorar o conhecimento sobre produção e consumo orgânicos e seu impacto positivo na saúde das pessoas e no meio ambiente.
Implicações sociais
Os resultados podem subsidiar a melhoria da qualidade de vida das pessoas através do consumo de alimentos saudáveis e ambientalmente corretos.
Originalidade
Este estudo pode ser considerado um dos primeiros a abordar a relação entre o ceticismo do consumidor, o valor percebido e a intenção de compra de alimentos orgânicos, apontando para a influência de fatores contextuais, como o ceticismo do consumidor no comportamento do consumidor.
Ceticismo do consumidor; Valor percebido; Intenção de compra; Alimentos orgânicos e alternativos; Consumo sustentável