Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da certificação FSC percebidos por colaboradores de empresas brasileiras

Resumo

Objetivo

Este estudo avalia evidências empíricas sobre a percepção dos colaboradores sobre os impactos positivos e negativos da certificação Forest Stewardship Council (FSC) em empresas brasileiras.

Metodologia

Foi desenvolvido um levantamento e coletados dados de 149 colaboradores de empresas certificadas. Uma escala de impactos positivos e negativos foi desenvolvida a partir da literatura. O teste de Jonckheere-Terpstra foi utilizado para comparar a diferença estatística dos atributos em análise. Também foi desenvolvida uma análise fatorial exploratória com abordagem quantitativa.

Resultados

As percepções mais positivas estão relacionadas à proteção da floresta e da sociedade. Quanto aos aspectos negativos, destacam-se a desinformação sobre as certificações e o seu custo de implementação.

Originalidade

A literatura existente sobre a certificação FSC tem como foco os gestores das empresas e/ou stakeholders externos. O estudo sobre a perspectiva dos colaboradores de empresas certificadas é importante para garantir o bem-estar dos funcionários, promover a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa, identificar áreas de melhoria e fortalecer a reputação e a credibilidade da empresa no mercado.

FSC; Conselho de Gestão Florestal; Certificação; Percepção; Colaboradores; Empresas brasileiras

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br