Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS DE INOVAÇÃO E RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DO SUL DO BRASIL

RESUMO

Finalidade:

O objetivo do estudo é analisar as relações entre inovação de processos, práticas de recursos humanos e vantagem competitiva das organizações, por meio de sete hipóteses de pesquisa.

Desenho/metodologia/abordagem:

A metodologia utilizada é um estudo descritivo, quantitativo, aplicado a 207 profissionais de recursos humanos de empresas do sul do Brasil, analisados pela modelagem de equações estruturais.

Constatações:

As hipóteses previam que a inovação de processos e as práticas de recursos humanos estariam positivamente relacionadas à vantagem competitiva, assim como a inovação de processos estaria positivamente correlacionada às práticas de recursos humanos. Os resultados confirmaram as relações diretas suportadas pelas hipóteses.

Implicações práticas:

No que se refere às contribuições gerenciais, o presente estudo trouxe informações importantes para direcionar as ações estratégicas das empresas, integrando a inovação de processos e as práticas de recursos humanos para gerar vantagem competitiva, tendo a gestão de recursos humanos como um vetor importante para a estratégia da empresa, orientando os gestores para os objetivos das empresas.

Originalidade/valor:

A originalidade do estudo consiste na construção de um framework teórico sobre as relações entre inovação de processos, práticas de recursos humanos e vantagem competitiva das organizações, que pode ser utilizado por outras pesquisas e, assim, avançar na Teoria da Administração.

Palavras-chave:
Inovação de processos; Práticas de recursos humanos; Vantagem competitiva; Brasil

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br