RESUMO
Objetivo:
A alternativa de consumo sustentável é proposta para mudar a demanda e a produção excessiva que agravam os problemas ambientais. No entanto, traduzir preocupações ecossistêmicas em atitudes sustentáveis é um desafio bem conhecido. Este estudo analisa a hipótese de uma correlação
positiva entre a frequência com que as pessoas visitam áreas verdes urbanas e sua percepção de consumo sustentável.
Metodologia:
Baseado na teoria de resposta ao item não paramétrica (NIRT) e modelos de regressão logística.
Resultados:
A hipótese foi parcialmente confirmada.
Implicações:
A importância das áreas verdes urbanas e seu potencial para estimular o consumo sustentável reforça a necessidade dos governos desenvolverem programas de educação ambiental que incluam incentivos à visitação de parques públicos e enfatizem a redução da degradação ambiental.
Originalidade:
Esta pesquisa contribui (i) para apresentar a importância das áreas verdes urbanas para
mudar o comportamento dos indivíduos em relação ao consumo sustentável e (ii) testar como as áreas verdes urbanas influenciam diferentes dimensões do comportamento sustentável.
Palavras-chave:
Áreas verdes; Consumo sustentável; Comportamento pró-ambiental