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O processo de colaboração comprador-fornecedor para a inovação: um estudo da indústria eletrônica Brasil-China

RESUMO

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar o processo de colaboração para inovação de uma empresa de produtos eletrônicos brasileira com fornecedores chineses, nos vínculos gerados a partir do desenvolvimento de novos produtos.

Desenho:

Primeiramente buscou-se os fundamentos teóricos sobre a temática, relacionados aos vínculos cooperativos de desenvolvimentos de novos produtos com fornecedores internacionais, com enfoque aos processos de aprendizagem e capacidade de inovação. Para a coleta de dados foram realizadas doze entrevistas com atores internos e fornecedores chineses, e pesquisa documental. A análise dos dados foi descritiva e interpretativa, por meio de análise de conteúdo categorial.

Resultados:

O estudo de caso em questão mostrou que a Empresa I não possui uma base de dados sólida de fornecedores e não executa práticas internas colaborativas de definição de portfólio, o que torna os sourcings morosos e por vezes ineficazes. Em relação à colaboração com os fornecedores, as interações são bastante reativas e focadas na resolução de problemas. Também não existe uma política formal de valorização de práticas de aprendizagem e de disseminação interna do conhecimento adquirido em projetos.

Originalidade/valor:

Vislumbra-se a possibilidade de aprimorar os processos de colaboração com fornecedores no que tange ao desenvolvimento de novos produtos, impactando no time-to-market e capacidade de inovação.

Palavras-chave:
Colaboração; Inovação; Aprendizagem; Desenvolvimento de novos produtos

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