Acessibilidade / Reportar erro

É possível medir o racismo! Análise de medidas e escalas do construto racismo

RESUMO

Objetivo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção e validação de medidas e escalas do construto racismo, por meio de uma revisão sistemática da literatura. O propósito é analisar como esses instrumentos são construídos a partir de recomendações estatísticas para o desenvolvimento de escalas.

Metodologia

Conduziu-se uma revisão sistemática de literatura seguindo descritores e critérios de inclusão e exclusão bem definidos. Os dados foram coletados nas bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos Capes, abrangendo um período até dezembro de 2023 (sem delimitação de data para início). Após a remoção de artigos duplicados e aplicação dos filtros definidos, seis estudos foram selecionados para análise da construção das escalas.

Resultados

Três escalas específicas foram identificadas para medir e avaliar o constructo racismo: Escala de Racismo Moderno, Escala de Racismo Simbólico e Escala de Atitudes Étnico-Raciais. Embora haja uma predominância de estudos sobre a Escala de Racismo Moderno, outros instrumentos foram excluídos do corpus de análise devido à não conformidade com os critérios de inclusão, especialmente relacionados à disponibilidade dos artigos.

Originalidade

Entre os 82 artigos analisados, aqueles focados em medidas e escalas do construto racismo não oferecem uma análise sobre o desenvolvimento desses instrumentos. Este estudo traz à tona uma análise da construção e validação dessas medidas e escalas.

Racismo; Construção de escalas; Medidas; Escalas de mensuração; Construto

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária, CEP: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br