Acessibilidade / Reportar erro

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E novos MODELOS DE NEGÓCIOS: UMA PESQUISA DE MERCADO NA COLÔMBIA.

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é abordar o conceito de empreendedorismo sustentável do ponto de vista teórico e prático, atentando para novos modelos de negócios que estão surgindo em todo o mundo para a inovação social. Nesse contexto, foca-se a atenção no modelo de negócio denominado one-for-one e busca-se entender se o mercado colombiano deve ser uma boa opção para o desenvolvimento desse modelo de negócio.

Metodologia:

Para testar a viabilidade do modelo de negócios one-for-one, realizou-se uma pesquisa de mercado em março de 2019, com uma amostra de alunos de duas instituições de ensino superior da cidade de Medellín (Colômbia).

Resultados:

Os resultados da pesquisa empírica mostram a atitude moral positiva do colombiano para resolver os problemas sociais, mas também a imaturidade do mercado devido às baixas intenções de compra encontradas nos consumidores potenciais colombianos.

Limitações/implicações da pesquisa:

Não isento de críticas, este trabalho defende modelos de negócios inovadores que representam um conceito de sustentabilidade orientado para o negócio, que se concentra no aumento do valor econômico e social.

Implicações práticas:

O modelo de doar um item a um necessitado, para cada item adquirido, pode ser considerado no futuro uma opção viável para o desenvolvimento de modelos de negócios na Colômbia.

Implicações sociais:

Cada vez mais, a sociedade exige que as ações das empresas contribuam para o desenvolvimento social e para a sustentabilidade ambiental, bem como com a viabilidade econômica. Empresas orientadas para a sustentabilidade presente e futura na tomada de decisão de compra ou investimentos, serão importantes fontes de vantagens competitivas em um futuro próximo.

Originalidade/valor:

Embora o estudo do empreendedorismo sustentável ainda esteja em seus estágios iniciais nos países latino-americanos, este trabalho lança luz sobre o tema, analisando o modelo de negócios one-for-one como um meio potencial para promover uma transição para sociedades mais sustentáveis.

Palavras-chave:
Sustentabilidade; empreendedorismo; modelos de negócios; inovação social; Colômbia

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br