RESUMO
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é abordar o conceito de empreendedorismo sustentável do ponto de vista teórico e prático, atentando para novos modelos de negócios que estão surgindo em todo o mundo para a inovação social. Nesse contexto, foca-se a atenção no modelo de negócio denominado one-for-one e busca-se entender se o mercado colombiano deve ser uma boa opção para o desenvolvimento desse modelo de negócio.
Metodologia:
Para testar a viabilidade do modelo de negócios one-for-one, realizou-se uma pesquisa de mercado em março de 2019, com uma amostra de alunos de duas instituições de ensino superior da cidade de Medellín (Colômbia).
Resultados:
Os resultados da pesquisa empírica mostram a atitude moral positiva do colombiano para resolver os problemas sociais, mas também a imaturidade do mercado devido às baixas intenções de compra encontradas nos consumidores potenciais colombianos.
Limitações/implicações da pesquisa:
Não isento de críticas, este trabalho defende modelos de negócios inovadores que representam um conceito de sustentabilidade orientado para o negócio, que se concentra no aumento do valor econômico e social.
Implicações práticas:
O modelo de doar um item a um necessitado, para cada item adquirido, pode ser considerado no futuro uma opção viável para o desenvolvimento de modelos de negócios na Colômbia.
Implicações sociais:
Cada vez mais, a sociedade exige que as ações das empresas contribuam para o desenvolvimento social e para a sustentabilidade ambiental, bem como com a viabilidade econômica. Empresas orientadas para a sustentabilidade presente e futura na tomada de decisão de compra ou investimentos, serão importantes fontes de vantagens competitivas em um futuro próximo.
Originalidade/valor:
Embora o estudo do empreendedorismo sustentável ainda esteja em seus estágios iniciais nos países latino-americanos, este trabalho lança luz sobre o tema, analisando o modelo de negócios one-for-one como um meio potencial para promover uma transição para sociedades mais sustentáveis.
Palavras-chave:
Sustentabilidade; empreendedorismo; modelos de negócios; inovação social; Colômbia