RESUMO
Objetivo:
As mídias sociais tem se tornado uma ferramenta relevante, que pode ser usada para mais atividades do que simplesmente conectar parentes e amigos como, por exemplo, auxiliando a encontrar trabalho ou como um espaço para propaganda. O objetivo desta pesquisa é apresentar os benefícios da combinação dos tópicos Compartilhamento do Conhecimento, Mídias Sociais e teoria do Capital Social.
Método:
Revisão de literatura de vinte e dois artigos relevantes quando combinando os assuntos Mídias Sociais, Compartilhamento do Conhecimento e teoria do Capital Social. Os 22 artigos são submetidos a análise de conteúdo.
Resultados:
A análise da literatura revelou dois papéis fundamentais para as mídias sociais dentro das organizações - um papel operacional - funcionando como um canal ou ferramenta; um papel transformador - usado para apoiar a estratégia organizacional.
Limitações da Pesquisa/Implicações :
A limitação deste estudo está relacionada ao limitado número de artigos que resultaram da busca.
Implicações Práticas:
Os benefícios de combinar os três assuntos incluem melhorias na comunicação informal, melhor colaboração e cooperação e uma influência positiva no desempenho do trabalho e na inovação.
Originalidade:
Uma agenda de pesquisa é proposta para destacar a importância de investigações futuras sobre o compartilhamento de conhecimento tácito por meio das mídias sociais, focando em como gerar confiança pelas mídias sociais; sugere-se também atenção a pesquisas relacionadas à proteção do conhecimento.
Palavras-chave:
compartilhamento de conhecimento; mídias sociais; capital social; conhecimento tácito; confiança