Acessibilidade / Reportar erro

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS NA REGIÃO DO COREDE RIO DA VÁRZEA/RS/BRASIL

RESUMO

Objetivo -

Analisar as intenções de compra do consumidor em feiras livres na região do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Rio da Várzea/Rio Grande do Sul à luz da Teoria do Comportamento Planejado e dos fatores influenciadores no processo decisório.

Design/metodologia/abordagem

O escopo da pesquisa requer uma análise envolvendo a interação da TPB, do processo de tomada de decisão e dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, possibilitando a partir das inferências estatísticas analisar simultaneamente múltiplas variáveis através do uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. O questionário foi aplicado a 195 consumidores das feiras livres utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência.

Resultados

O modelo das relações causais das três crenças e dos quatro fatores influenciadores permitiu testar se os sete constructos se correlacionam. A correlação entre todos os indicadores foi significativa e positiva e o modelo que obteve maior significância foi o modelo do constructo referente aos Fatores Pessoais. Nesse modelo a preocupação com a saúde e a qualidade de vida foram as variáveis mais relevantes, permitindo concluir que a busca por uma vida saudável faz com que os consumidores se preocupem em procurar alimentos naturais, que são encontrados nas feiras livres.

Originalidade/valor

Estudos que abordam todo este contexto não foram realizados na região do COREDE Rio da Várzea.

Palavras-chave:
Comportamento do consumidor; Cadeias agroalimentares curtas; Fatores influenciadores; Teoria do comportamento planejado

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br