RESUMO
Objetivo:
Analisar os sentimentos positivos e negativos em relação aos domínios de um ecossistema empreendedor.
Desing/Metodologia/ Abordagem:
O presente trabalho caracteriza-se, como exploratório e descritivo, em relação aos procedimentos como uma pesquisa de campo, e finalmente, em relação à abordagem, como qualitativo.
Resultados:
A maioria dos sentimentos sobre o ecossistema empreendedor relatados na pesquisa ainda são negativos (30 sentimentos). Todavia, existem percepções positivas (14 sentimentos) acerca do arranjo. Em síntese, o domínio Recursos Humanos apresentou a maioria dos sentimentos, negativos e positivos. Isso pode ser expresso pela relevância das pessoas, os atores e os empreendedores do ecossistema, pois são os agentes de transformação das ações. No que tange aos aspectos negativos, os domínios Políticas Públicas e Cultura também receberam vários apontamentos, principalmente no sentido da busca por incentivos e políticas para a disseminação do empreendedorismo no ecossistema.
Implicações práticas e sociais:
Acredita-se na sua relevância teórica e prática, guiando os empreendedores para outras especificidades do ecossistema empreendedor.
Originalidade:
Apresenta um caráter de ineditismo no tocante a sua realização no ambiente escolhido, pois outros estudos envolvendo esta temática e o arranjo local ainda não foram realizados. Além disso, em uma busca por estudos semelhantes desenvolvidos no Brasil, foram encontrados poucos trabalhos no tocante a temática do ecossistema empreendedor (Capes, 2020CAPES (2020). Portal de Teses e Dissertações. Disponível em: <Disponível em: http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#!/ >. Acesso em: 15 jul. 2020.
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) o que sinaliza possibilidade de exploração.
Palavras-chave:
Empreendedorismo; Domínios do ecossistema empreendedor; Sentimentos Positivos; Sentimentos Negativos