Acessibilidade / Reportar erro

CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

RESUMO

Objetivo:

Esta pesquisa visa analisar as práticas sustentáveis de 421 turistas, por meio de um estudo quantitativo (método survey).

Desenho / metodologia / abordagem:

O questionário identificou as escolhas e atitudes relacionadas a transporte, hospedagem, impacto ambiental, responsabilidade social, passeios, compra de passagens aéreas, compras, alimentação, cultura local e natureza.

Resultados:

Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes afirma praticar a sustentabilidade quando viaja como turista e tenta auxiliar outros turistas ensinando e transmitindo os princípios do mínimo impacto sempre que há oportunidade. No entanto, alguns resultados da pesquisa são preocupantes: apenas 19,72% dos entrevistados planejam suas viagens pensando no impacto ambiental e apenas 17,58% verificam se o ambiente de hospedagem adota práticas de sustentabilidade. Além disso, 46,56% ficaram indiferentes em comprar em lojas e restaurantes com práticas sustentáveis.

Originalidade / valor (obrigatório):

Assim, ainda há muito a evoluir em relação a melhores escolhas e atitudes. Com o desenvolvimento de práticas sustentáveis, será possível alcançar um turismo favorável para todos.

Palavras-chave:
práticas sustentáveis; turismo; sustentabilidade

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br