Acessibilidade / Reportar erro

AMBIDESTRALIDADE ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSIÇÃO DE ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DE AMBIDESTRIA

RESUMO

Objetivo:

O objetivo geral da pesquisa foi propor estágios evolutivos da ambidestralidade organizacional.

Design/Metodologia/abordagem:

A metodologia da pesquisa é classificada como um estudo exploratório e descritivo, cujo método de coleta de dados foi através de questionário, a amostra foi censitária por adesão, de uma população de 110 instituições de ensino superior (IES), participaram da pesquisa 79 instituições de ensino, distribuídos em todo território brasileiro e os respondentes da pesquisa foram os reitores ou diretores gerais.

Resultados:

Destaca-se que as IES fazem parte do mesmo grupo econômico, e mesmo que 96% dos casos foram classificados como organizações ambidestras e houve uma grande dispersão entre elas, sugerindo heterogeneidade entre os casos investigados.

Originalidade:

Com os achados, levantou-se a proposição da existência de diferentes níveis da ambidestralidade, a esse fenômeno, de forma preliminar, foi chamado de Grau de Maturidade da Ambidestralidade Organizacional.

Palavras-chave:
Organizações Ambidestras; Ambidestralidade Organizacional; Instituições de Ensino Superior Privadas

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br