RESUMO
Objetivo:
avaliar a qualidade percebida pelos estudantes do curso de graduação presencial em Administração em uma universidade privada situada no município de São Paulo, com o uso de uma nova escala desenvolvida a partir das competências esperadas na formação dos futuros administradores.
Design/Metodologia/Abordagem:
um questionário de 46 itens foi desenvolvido e testado, com técnicas estatísticas multivariadas (análise fatorial exploratória e alfa de Cronbach). No total, 629 alunos participaram do estudo.
Resultados:
o estudo identificouquatro blocos de competências: gerenciais, resolução de problemas, proatividade, comunicação e criatividade e técnicas. Na avaliação global da qualidade dos serviços educacionais a instituição conseguiu 76,19%, o que indica que o curso de administração ministrado pela instituição pode ser considerado deboa qualidade. O trabalho entrega um instrumento e uma metodologia de avaliação que podem ser utilizados para a melhoria dos cursos de administração no País.
Originalidade:
o estudo é relevante ao avaliar a qualidade da educação superior a partir de uma nova escala baseada nas competências requeridas para o exercício da profissão de administrador definidas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005.
Palavras-chave:
Educação superior; competências, análise fatorial exploratória