RESUMO
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo analisar de que forma ocorre o processo de construção de carreira de empreendedores sustentáveis na perspectiva teórica de Carreiras Sustentável e como os fatores influentes em suas decisões de carreira estão relacionados às dimensões e características da Carreiras Sustentável.
Desenho/metodologia/abordagem:
Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir da análise das histórias de vida de três empreendedores brasileiros. Posteriormente, os dados foram submetidos à análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti e interpretados a partir das dimensões e características da Carreira Sustentável.
Resultados:
O estudo corrobora a literatura sobre empreendedorismo, sustentabilidade e carreiras, lançando luz sobre o processo de decisão de carreira de empreendedores sustentáveis a partir dos pressupostos da perspectiva de Carreira Sustentável. Identificou-se a emergência de categorias influentes como dilema desorientador, a importância das dimensões de agência e significado e a coerência da carreira com valores, qualidade de vida e autorrealização. Além disso, o empreendedorismo sustentável parece estar alinhado com os ideais de trabalho decente, permitindo o bem-estar individual, combinando valores de vida e carreira e empregabilidade de longo prazo.
Originalidade:
A perspectiva de Carreira Sustentável oferece uma perspectiva inovadora, dinâmica e sistêmica para compreender as trajetórias profissionais de empreendedores sustentáveis, considerando seu aprendizado ao longo de sua trajetória, atravessando diferentes espaços sociais, experiências e criações, que lhes permitem aprimorar a adaptabilidade necessária para a sustentabilidade de suas carreiras.
Palavras-chave:
Empreendedorismo Sustentável; Empreendedorismo; Carreiras Sustentáveis; Histórias de Vida; Sustentabilidade