Acessibilidade / Reportar erro

SLACK FINANCEIRO COMO MOTOR DO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

RESUMO

Propósito:

Determinar a influência das disponibilidades financeiras, como um componente do “slack” organizacional, no crescimento das empresas. As discussões dos pesquisadores sobre a “slack” organizacional revelam exemplos de heterogeneidade e divergência na literatura, tanto a partir de perspectivas teóricas quanto empíricas.

Metodologia:

Desenvolvemos um arcabouço teórico abrangente baseado na análise fatorial confirmatória e em técnicas de modelagem de equações estruturais, refinamos e testamos indicadores de “slack” financeiro. Restauramos apenas os dados de disponibilidades financeiras sobre as empresas brasileiras listadas no mercado B3.

Resultados:

Não foi possível confirmar que todos os tipos de “slack” financeiro afetam o crescimento organizacional.

Limitações e implicações da pesquisa:

Ampliamos pesquisas existentes com o intuito de aprofundar o conhecimento do “slack” financeiro no crescimento corporativo.

Implicações práticas:

Para os profissionais, fornecemos novas orientações metodológicas e indicadores para dimensionar “slack” e o impacto no crescimento organizacional.

Originalidade/valor:

A pesquisa e a discussão sobre as escolhas organizacionais sobre como gerar e tirar proveito da folga são essenciais ao considerar o risco, a captação de recursos e as posições de liquidez para apoiar o crescimento organizacional.

Keywords:
“Slack” Financeiro; Folga Organizacional; Crescimento Organizacional; Desempenho; Medidas Financeiras

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br