RESUMO
Objetivo:
A adoção de novas tecnologias é um desafio para as organizações, o que as leva a investir em treinamento quando implementam um novo sistema. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do impacto do treinamento sobre a aceitação de um novo sistema, bem como a relação entre impacto do treinamento e de aceitação da nova tecnologia com a frequência de uso do sistema pelo usuário em uma instituição federal de ensino superior.
Desenho/metodologia/abordagem:
Um questionário online foi respondido pelos participantes da instituição dois meses após o treinamento sobre o novo sistema. Obtiveram-se 288 respostas (56,3 % mulheres e 44,1 % tinham entre 29 e 39 anos). Aplicaram-se as escalas de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho, escala de suporte à transferência de treinamento e a escala de aceitação de novas tecnologias, além de dados sociodemográficos e de frequência de uso do sistema. Para testar a relação entre as variáveis do modelo, foram verificadas correlações, regressão linear e ANOVA com teste post hoc.
Resultados:
Os resultados indicaram que quanto maior a percepção de impacto do treinamento, maior a aceitação do novo sistema. Ademais, aqueles que demonstraram maior aceitação da tecnologia utilizam mais frequentemente o sistema.
Limitações/implicações:
Este estudo gera implicações para a gestão de treinamentos relacionados a novas tecnologias.
Originalidade/valor:
Também contribui para o campo ao trazer o conceito de impacto do treinamento em conjunto com o de aceitação de novas tecnologias, que tradicionalmente investigou apenas reações ao treinamento, e não a transferência de habilidades.
Palavras-chave:
aceitação de tecnologia; treinamento; impacto do treinamento; UTAUT; TAM