RESUMO
Objetivo:
Avaliar o tema “Código de Ética e Conduta” em organizações privadas ou públicas, considerando a relação entre as questões éticas e as boas práticas de Governação Corporativa, medidas que subsidiem o planeamento e o fortalecimento das culturas éticas no contexto interpessoal.
Concepção / metodologia / abordagem:
O inquérito descritivo baseou-se na aplicação de questionários e obteve 184 respostas de organizações de vários tipos. O estudo foi realizado utilizando códigos de conduta disponibilizados pelas empresas nos seus sítios web, caracterizados como fontes primárias. Os dados recolhidos foram trabalhados no SPSS, tabelados e apresentados como resultados sob a forma de tabelas ou gráficos, com análises adequadas.
Resultados:
Os resultados mostram a adopção de boas práticas de integridade, especialmente sobre o Código de Ética e Conduta. A adopção de um código de ética pode ser considerada uma forma de formalizar, encorajar e orientar o comportamento responsável entre funcionários e organizações. Vista do exterior, contribui para criar e manter uma boa reputação corporativa e a confiança das partes interessadas. Neste sentido, as razões por detrás da criação de um código têm sido expostas na Teoria dos Acionistas, na Teoria da Legitimidade e na Teoria das Partes Interessadas.
Originalidade / valor:
O Código de Ética e Conduta surge como um instrumento para orientar o comportamento ético nas organizações. Por conseguinte, é a declaração do conjunto de direitos, deveres, conduta empresarial perante as partes interessadas, refletindo a cultura e o conjunto de normas que enriquecem os processos decisórios da empresa e orientam o seu comportamento.
Palavras-chave:
Governança Corporativa; Código de Ética e Conduta; Anticorrupção; Partes Interessadas; Sociedade