RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a influência das dimensões da estrutura organizacional na capacidade de aprendizado organizacional em uma empresa do setor de transportes.
Design / metodologia / abordagem: Para isso, adotou-se como delineamento de pesquisa o método de estudo de caso e para coleta e análise dos dados, utilizou-se os procedimentos quantitativo e qualitativo. Para fins deste estudo, optou-se pela escolha da Unidade Administrativa de Equipamentos de Construção de uma fabricante mundial de veículos comerciais.
Resultados: Dentre os resultados constatou-se que: (i) um ambiente propício ao aprendizado organizacional deve ser apoiado por estruturas organizacionais orgânicas; (ii) as dimensões centralização e integração quando atuam em congruência tendem a reforçar os processos e níveis de aprendizado; e, (iii) o elevado grau de formalização não exerce influência na capacidade de aprendizado organizacional.
Limitações/implicações da pesquisa: Como fatores limitantes da pesquisa, considera-se a abordagem de corte transversal para estudar a temática de aprendizado organizacional. Ainda, a coleta de dados em apenas uma Unidade da empresa Alfa, o número de entrevistas realizadas e o fato de envolver somente gestores dos setores comerciais e de vendas.
Implicações práticas: As dimensões Centralização e Integração exercem influência na Capacidade de Aprendizado Organizacional.
Originalidade/valor: Para desenvolver um ambiente propício ao aprendizado organizacional, as organizações devam fazer uso de formas estruturais mais flexíveis, que incentivem a autonomia e a liberdade das pessoas por meio da descentralização. Também que as organizações busquem um alto nível de integração, compartilhamento de informações e que a comunicação seja fluída por toda a empresa.
Palavras-chave: Estrutura Organizacional; Capacidade de Aprendizado Organizacional; Setor de Transportes