Acessibilidade / Reportar erro

Processo de Inovação em Empresas de Capital Aberto da Serra Gaúcha

RESUMO

Objetivo:

O processo de inovação caracteriza-se por ser contínuo voltado especialmente a diferenciação das organizações, visando obter vantagem competitiva. Sendo assim, o artigo buscou analisar o processo de inovação em empresas de capital aberto da Serra Gaúcha.

Design/metodologia/abordagem:

Foi realizado um estudo quantitativo através de uma survey com análise estatística descritiva. O questionário foi elaborado a partir da proposta de Floriani, Beuren e Machado (2013) e enviado para sete empresas com capital aberto da Serra Gaúcha listadas na BM&F Bovespa. A análise foi segmentada em capacidades organizacionais, contextos da inovação, foco da inovação e performance alcançada.

Resultados:

Pode-se perceber que na maioria das empresas há procedimentos nos processos, o foco da inovação é especialmente em produtos e direcionado ao mercado. Todas as organizações utilizam recursos próprios para executar as inovações. A maioria das patentes registradas encontra-se na esfera nacional, e duas empresas não realizaram o registro de patente nos últimos dois anos.

Originalidade/valor:

Estudos anteriores não identificaram empresas da Serra Gaúcha como participantes no processo de inovação em empresas brasileiras de capital aberto. Além disso, é impossível definir um perfil da região a partir do tratamento de dados em estudos anteriores. O estudo proposto analisa a forma como o processo de inovação ocorre nas empresas de capital aberto da Serra Gaúcha cotadas na BM&F Bovespa.

Palavras-chave:
Processo de inovação; Empresas de capital aberto; BM&FBovespa; Serra Gaúcha

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br